Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 14 de outubro de 2023

Sobre a depressão

Não afina com  motivação, bom humor e empreendedorismo etc...
Não afina com prazer..e muita vezes com mais nada, o depressivo é alguém.. excessivamente concentrado nas coisas ruins e incapaz de observar as boas coisas, e, que, de fato, essa incapacidade de mudar de foco..do tudo ruim cada vez pior.
OMS..diz 2030, em que a depressão será a doença mais comum do mundo em 2030.
A OMS....diz que , a depressão é mais comum do que outras doenças que são mais temidas pela população, como a Aids ou o câncer.
"Não há como dizer que é algo silencioso, a depressão está sendo cada vez mais diagnosticada, está em toda parte e deve aumentar em termos de proporção, enquanto a (ocorrência) de outras doenças está diminuindo."
"A depressão tem diversas causas, algumas delas biológicas, mas parte dessas causas vem de pressões ambientais e, obviamente, as pessoas pobres sofrem mais stress em seu dia-a-dia do que as pessoas ricas, e não é surpreendente que elas tenham mais depressão.
A depressão é uma doença como qualquer outra doença física, e as pessoas têm o direito de ser aconselhadas e receber o mesmo cuidado médico que é dado no caso de qualquer outra doença.Então depressão, afeta milhões de pessoas, envolve mensageiros químicos como a serotonina, mas também à própria estrutura do cérebro, incluindo os neurónios e as suas conexões.
O Prozac, base de Fluoxetina, muito usado hoje, geralmente demoram semanas até fazer efeito, mesmo que modifique a química do cérebro em uma questão de horas, mas a explicação seria que é necessário mais tempo para a criação de novos neurônios. Uma teoria muito coerente é a descoberta de que, quanto mais tempo uma pessoa fica deprimida, menor é o seu hipocampo. E também com a constatação de que a depressão é capaz de prejudicar a memória e o aprendizado, que dependem em parte da formação de novos neurônios.
Porque o hipocampo, é uma area do cérebro muito relacionado a comportamento..e chave na gênese de depressão.
O hipocampo humano, centro de aprendizado e memória, continua fabricando novos neurônios durante toda a vida...mas ele alterado isso não acontece.
O hipocampo embora seja visto como um eixo da memória, ele também parece influenciar a ansiedade e tem conexões com centros de emoções situados nas profundezas do cérebro límbico, podendo afetar a sua atividade.
Obs, o aumento da neurogênese é só uma boa indicação dos caminhos da cura da depressão.