Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Darwin

Darwin acreditava que uma inteligência criadora poderia ter estabelecido as leis da natureza.
muito se falava agora no 200º aniversário de nascimento de Darwin e o 150º aniversário de publicação de "A Origem das Espécies" seu livro revolucionario.
Darwin era um artigo raro: um cientista honesto.
A genética dá razão a Darwin.
É claro que a descoberta cabe a Mendel [1822-84], em trabalho que foi enviado a Darwin, mas que este nunca leu.
Se tornaria o cientista que descobriu a evolução nas ilhas Galápagos em um momento de brilhantismo intuitivo ao observar os bicos dos tentilhões.
Ainda mais tarde, teria supostamente postergado a publicação da teoria por 20 anos, porque tinha medo das consequências de divulgá-la.
Há a universalidade (com algumas pequenas exceções) do DNA em todos os reinos da vida -das bactérias aos elefantes. O conceito da origem comum para toda a vida, esta ai que ele defendia.
É notável que Darwin tenha obtido sucesso com sua teoria ainda que não compreendesse plenamente o mecanismo da herança genética.
Sobre a sua fé ..em suas cartas e escritos, dá para saber que ele realmente pensava sobre Deus.
Sempre dizia que "minha opinião não vale mais do que a de qualquer outro homem que tenha refletido sobre o assunto". Sua mulher, Emma, era profundamente religiosa e escreveu sobre um "vazio penoso" que poderia surgir entre eles devido às dúvidas de Darwin quanto à religião.
Em 1879, escreveu a seu amigo John Fordyce dizendo que "em minhas mais extremas flutuações, nunca fui ateu no sentido de negar a existência de um Deus".
Mas à medida que envelheço, a palavra "agnóstico" seria a mais correta descrição do meu estado mental."
Na sua época havia tensão entre os novos cientistas céticos e os crentes, exatamente o mundo de que proveio Darwin.
Hoje ele ficaria fascinado pela reconstrução do passado humano de forma tão detalhada, realizada por meio de uma síntese das descobertas de tantos campos de estudo, ao longo de tantos anos.
Um resumo sobre seu esforço em escrever a origem das espécies.
Talvez o cérebro do grande homem. hoje que acharia do fato de que suas ideias continuam sendo atacadas, por adeptos do criacionismo e do design inteligente?
Provavelmente não se interessaria por isso. À época, suas teorias foram amplamente aceitas, mesmo pela igreja.
Teria considerado que as pessoas que não são trabalhadores da ciência não merecem atenção quanto a questões referentes à natureza e à maneira como ela funciona.
Mas, em um sentido bastante limitado, Darwin acreditava na teoria do design. Acreditava que uma inteligência criadora poderia ter estabelecido as leis da natureza, as quais a ciência é capaz de descobrir.
Embora algumas pessoas religiosas ainda se recusarem a aceitar suas ideias.
Palavras de Darwin é famosa: "A ignorância gera confiança mais do que conhecimento; são aqueles que pouco sabem, e não os que sabem muito, que asseveram com tamanha certeza que tal ou qual problema jamais será resolvido pela ciência"
Darwin compreendia a dificuldade que suas ideias apresentavam para alguém que acreditasse em um Deus em forma de pessoa, que criou o universo.
Contudo provavelmente se admiraria por tanta gente, no país tecnologicamente mais avançado e mais informado em termos científicos do planeta, os EUA, rejeitar com tamanha veemência sua teoria.