Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Coisas ruins não nos afetam tão profundamente..

In Street
Coisas ruins não nos afetam tão profundamente quanto nós esperamos..
ou quando..
sabemos lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas .. como perdas, choque, estresse, filhos etc.
Sem entrar em colapso psicológico..Eu observo as coisas.. escrevi no meu post..que...
"E la nave va".
eh assim comigo também...
hora de "navegar com cautela"a mentalidade madura é essencial numa época que conta muito
a experiência adquirida com os anos,
Estudando..ou observando o comportamento humano.
Já tive algo devastador...assalto..perdas...ameaça de vida..mortes etc..E vou ou sempre fui em frente.
Um dia, estava com um amigo passando por dificuldades.
Eu disse a ele..
"Se você me perguntasse há um ano
como eu lidaria com tudo isso,
diria que não ia conseguir..
mas nós erramos quando tentamos prever como responderíamos a um estresse extremo"
Isso me fez pensar.
Que não temos precisão de prever nossas reações emocionais a eventos futuros...
Isso tem a ver como entender a felicidade..
de cada um...
É então quando prevemos como reagiríamos no futuro, podemos estabelecer objetivos realistas para nós mesmos, e descobrir como alcançá-los.
Eu observo que as pessoas têm uma certa incapacidade de prever o que os fará felizes ou infelizes.
Imaginamos sempre o futuro que é melhor..até os 70
se não temos como imaginar assim é difícil encontrar a felicidade..
é que coisas ruins não nos afetam tão profundamente quanto nós esperávamos...
E isso vale para coisas boas também.
Nos adaptamos muito rápido a ambos...
uma virtude que nem todos se concientizam...
Um abalo ou infortúnio não vai lhe fazer tão infeliz quanto você pensa...certo...
A má notícia é que tem coisa..assim..
Como a tb a boa noticia as vezes,
não lhe fará tão feliz quanto você imagina.
Helllooooooo...
Não estou dizendo que as pessoas,
as vezes são felizes ou infelizes com o que a vida lhes dá...
Ser feliz, importa o que sentimos
e se continuamos tentando chegar..
Às vezes, conseguimos.
Mas não dura muito.
temos medo de coisas..
que nos levariam a infelicidade..
como a morte de uma pessoa querida,
o fim de um relacionamento,
um desafio sério para nossa saúde.
Se essas coisas acontecem,
a maioria de nós vai retornar as nossas bases emocionais mais rápido do que imaginamos.
Os humanos são incrivelmente *resilientes....que quer dizer...superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas ..
como perdas,
choque,
estresse etc.
sem entrar em colapso psicológico.
Entretanto a maioria das pessoas,
guarda noções irracionais sobre o que é felicidade..
Há idéias errôneas e falhas...em todos..
Poucos de nós sabe avaliar com precisão,
como iremos nos sentir amanhã ou na semana que vem.
É por isso que quando você vai ao supermercado de estômago vazio, compra demais,
e se for depois de uma grande refeição,
compra de menos.
Outro fator que dificulta a previsão da nossa felicidade futura, é que a maioria de nós tende a racionalizar as coisas.
Esperamos nos sentir devastados se nossa mães nos deixarem...
Mas é assim e tem as coisas quem não acontecem,
"um bom emprego..passar num concurso.."
na nossa vida e logo..dizemos e falamos a nós mesmos..
puxa..." isso não era para mim",
ou "eu estava mesmo precisando de mais tempo para chegar lá"...uma racionalização do fracasso..
As pessoas têm um talento incrível, para encontrar formas de suavizar o impacto de eventos negativos.
Assim, elas estão enganadas quando imaginam que golpes
como esses, sejam mais ou menos devastadores do que são...é melhor fazer uma ideia real de tudo que acontece... sem racionalizar.
Se não tivéssemos esses mecanismos de defesa, estaríamos deprimidos demais para seguir adiante...
Pessoas reagem diferentes em diferentes situações..
Nem todos ficam depressivos.
diante de algo atordoante..
impactante..um perda..
Pessoas clinicamente depressivas muitas vezes parecem não ter a capacidade de se recompor...então lá vai uma ajudinha.. fluoxetina...
Isso sugere que, se o resto de nós, também não tivesse essa capacidade, estaríamos todos usando antidepressivos também.
Dos melhores indicadores de felicidade humana, os relacionamentos ocupam primeiro lugar,
e a segunda posição é a quantidade de tempo que as pessoas passam com sua família e amigos.
Sabemos que isso é significantemente mais importante
que dinheiro e um pouco mais importante que saúde.
Isso é o que mostram estudos.. são dados estatísticos.. tem credibilidade..
O interessante é que as pessoas sacrificam seus relacionamentos sociais, para conseguir outras coisas que não os fará feliz...como dinheiro...emprego etc..
Vejo isso na Medicina.. dinheiro é igual a ser bem sucedido...mas ter bons amigos.. uma boa família são mais importantes e as pessoas relegam isso.
Outra coisa que sabemos..é que os seres humanos tendem a obter mais prazer de experiências.... do que de coisas materiais.
A experiência de fazer uma foto...editar compartilhar com os amigos, ser reconhecido nem que seja pelo porteiro, é uma baita experiência.
Então, se você tem dinheiro para gastar nas férias
ou em bons filmes e restaurantes,
isso vai lhe trazer mais felicidade, do que um bem durável com um Land Rover ou um carro muito desejado...ou tablet.. e outras coisitas da Apple..
As experiências com outras pessoas que são compartilhadas nos deixam melhores e mais felizes..por isso o velho chavão..
mas isto é a pura verdade. A amizade é o que a vida tem de melhor, sentir isso.. com alguém.. vivemos em nossas vidas cada qual com sua experiência, nossas resistências.. uma pessoa sensível, que dá e te dá atenção, afeto...tudo vindo de coração...legal...
os amigos e não os objetos, nos deixam felizes.. Ah, então se você pode gastar muito dinheiro com experiências...melhor
As pessoas pensam que um carro vai durar agrega valor a si e que por isso vai lhes trazer felicidade.
Mas não vai...isso não dá certo.
Ele fica velho e acabado.
Mas as experiências, não.
Você "sempre terá Paris..Roma..New York..Rio de Janeiro"
Mas a experiência ir lá... será mais prazeirosa do que um..gadget novo.
Outro jeito..é que se eu não corro mais atrás de dinheiro e agora que tenho o suficiente dinheiro, e sei que será necessária uma enorme quantidade de dinheiro para aumentar só um pouco a minha felicidade...
Eu não perderia uma brincadeira..um objeto..por uma experiencia feliz..com minha filha nem por US$ 1..mil.
E não é porque não sou rico.
É porque sei que grana não vai me trazer mais felicidade
do que curtir minhas experiências com os filhos..etc...melhor será. Então muito..."dinheiro não traz felicidade" É isso que eu diria..
Não diria isso...
que nada de dinheiro..
apenas um pouco..
Os mais pobres um consolo,
um pouco de dinheiro pode comprar muitas alegrias.
Se você é rico, tem um monte de dinheiro pode comprar só um pouco mais de felicidade.
Mas em ambos os casos, o dinheiro faz isso.
Estou..assim..e você vai me perguntar se eu sou uma pessoa feliz...
Sou.
Coisas boas estão acontecendo comigo
e acredito que vão continuar assim.
Não sou otimista com relação ao resto da espécie,
mas sou abençoado de certo modo..
Desculpe desapontar muita gente
mas ainda tenho uma disposição incrível....