Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ENCONTRO DA FAMILIA REBELLATO - XAVANTINA 13 E 14 DE MARÇO 2010

JOSÉ, REGINA, TERCILIA MINHA MÃE,
COM ANTONIO NO COLO, MARIA INES E LUIS
BELA LEMBRANÇA,
Esse tempo
FAZ MUITO TEMPO,
Por trás deste jeito de dizer algo,
tão comum,
que carregamos muitas coisas,
em nossas mentes e corações...,
"VOLTAR"
sugere que se olha o passado,
focado nas afetividades,
nos seres humanos que  convivemos desde então,
na infância em diante,
e que  avançar
num tempo muito rico em sutilezas
chamado passado,
e
se chega a um tempo que não se vê perdido,
apesar de todas inconstâncias da vida
e que havia neste,
"o nosso tempo",
um tempo,  nostálgico agora,
a   este tempo que se
remete nossa mente,
a uma fase da vida é tão rica.
Se desejada, 
é como retornar o olhar
para a existência
de um modo de vida,
que não há mais hoje.... 
que confrontado com o nosso atual tempo, 
há coisas lindas no passado,
duvido que as de hoje,
valham tanto,
quanto aquele tempo.
Se não houve, algo maravilhoso ,
que eu tenha vivido
por que tanto a pena,
por que vale pensar em voltar em nossa mente,
mas não há explicação para esse mistério.
Tudo bem que não há como resolvê-lo,
não vai mudar os nossos destinos,
o meu destino,
mas imagino que histórias da alma,
das virtudes dela, expostas assim há uma
certa generosidade a lembrança deste tempo
de inocência, abrigo, pureza, não se perguntava,
onde e com que ser pródigo..
O homem que tem alma, sabe bem o que  é tudo,
o que vive e significa algo,
mas há coisas mais significativas que outras.
O passado sempre é um fator
provocador das profundezas da alma humana
é ..
somos gratos a tantos...pais, avós e parentes,
sempre um tema fascinante.
Por outro lado, a relação "Mãe e Filho"
e
"Pai e Filho", irmãos, primos, tias.
Eu sempre achava que merecia um pouco mais,
que os outros..
irmãos..
algo tão comum.
A gente vivia entre irmãos
e primos por matos
e gramados da redondeza,
havia todo tempo para brincar
de tabuinha como semelhante
ao surf de hoje..
e
nos encontros as avessas,
brincadeiras radicais como subir árvores, 
pendurar em galhos
e
a vida a se desenvolver,
um a um,
a partir desses fatos 
e a subjetividade de alguns.
Lembro de um período que tinha tanta energia
e
ter por isso emergido tanta coisa,
graças a vivacidade, obstinação, 
Com entusiasmo de crianças e ficamos jovens
cheios de vida e sonhos, adultos de sucesso. 
Mas os momentos trazem também uma atenção a personagens..
aos quais a ficção ou a sociedade de consumo hoje não costuma dar muita atenção...
Os piás...
era como nós éramos chamados.
Agora aos 50.. dedicar um olhar especial,
para fatos vividos
e
há tanto tempo,
vividos nos meandros da infância,
há na inevitável curiosidade física
e mental deles nossos comparsas nesta fase da vida.
Ter emergido como,
"Histórias Minhas"
reflito os meus encantos e emoções,
de um menino que agora está mais maduro.
Me lembro de quando ficava doente
e
ficava a ouvir o tique taque incessante
do relógio na parede do quarto, a saber a hora do remédio, 
na cama onde me recuperava
junto com companhia da mamãe e minhas irmãs.
Em idades assim
quem vive numa área rural
na companhia de irmãos
espera acamado o retorno
de uma melhora,
como menino sapeca que era,
enquanto encarava o tratamento
do Dr. Antonio de Tangará
com teimosia  e
a iminência de burlar o tratamento.
Você volta a este tempo e projeta vida pra frente
e
a memória trás de volta,
como parte de um único movimento.
No entanto, a vida era tranquila evita-se muita coisa por miséria mesmo,
as nuances da vida era com recursos desse lugar,
em que me encontrava..
A Vila Bressan. 
A meu favor, conta com a figura
de um ser tão humano quanto vivaz. minha mãe. 
A infância é um estado físico, com seu tanta ingenuidade amoralismo..
e de acúmulo de vivências,
que sobram
e também vivenciados em tão de pouco tempo.
Pq em 1963 mudamos para Iomerê
e ai acabou todo o tempo bonanças e pq era essencial,
os gestos, uns diálogos,
a companhia dos primos,
a vida vadia e um formidável passeio pela natureza,
no qual fica evidente que busca,
como meus pares algo vivido
com tanta grandiloquência.. acabou.
Na época já uma garota me encantava,
dentro da ingenuidade vivida por mim
e passo a olhá-la por todos os lugares,
e não tinha noção que cada vez mais a levava a ser constrangida por estas situações embaraçosas
e provocadas
mas tudo isso é só lembrança do  menino de então precoce...
Não é preciso dizer mais,
que tudo levava a me apaixonar.
Eu era um jovem estudioso,
que tinha muita sede de saber
que espera me tornar eu próprio um religioso.
Após o incentivo da mãe,
quando eu decido me entrar num Seminário,
onde aprimorei ainda mais seus estudos.
Lá chegando, porém, eu conheço
a subordinação
a disciplina maior. .
Estas coisas em Curitiba
em 26 de Fevereiro e 1972 sentia..
mudaram para sempre a vida minha.
A ai começa a melhor  fase  que iria culminar com a formatura em 10 dezembro 1982 em Pelotas
A vida cheia cheio sutilezas.
O sentimento de tudo vale pena,
quando a alma não é pequena,
em nada  se contrapõem
com a vida de hoje.
a vida que levo..
E a vida se desenvolveu
um dia a partir desses momentos..
agora um dia eu retorno escrevendo..
COMO EU QUERIA VOCÊ DE VOLTA, era tudo que pensava no encontro da família Rebellato.