Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

domingo, 3 de março de 2024

Iomerê, Fotografia e Poesia

..
Gosto de pensar, olhando 
para as montanhas e
imaginar, como era aqui, o lugar selvagem, na sua 
origem, o Fachinal Branco,
no tempo que ainda não havia Cidade. Sempre existiram montanhas, matas e colinas aqui..
Havia índios e caboclos.












..
Cada registro aqui,
nunca é o mesmo...meu mundo literário e fotográfico é de 
um território afetuoso
cheio de memória afetiva...
Há muitos afetos desde que vim morar aqui...
tudo começa 
nas montanhas.
Motivado pela morte da minha mãe em 2011...
tantas vezes retornei a cidade,para materializar 
luto e a saudade.
A ideia inicial era algo documental 
fotográfico, com um texto poético.
Acima de tudo, 
é uma homenagem 
aos anos que passei 
ao lado de meus pais e irmãos aqui.
É algo carinhoso..
A proposta documental..
com narrativa poética, 
que mistura fotografias 
com textos que tenho, 
ou que encontro..
ou em investigação que envolvem 
meus pais e outros conhecidos.
Os documentos oficiais..
ou sem grandes ficções,
mas muita intenções louváveis,
A Iomerê existe na mente de cada um,
na minha é de sempre algo criado na mente 
nestes anos todos,
de ontem e hoje 
do fotógrafo amador,
muita coisa
de que conheço
é formada por 
imagens antigas, 
outras de arquivos,
que mostram 
lugares antigos, 
como o pavilhão
da igreja antigo.
lugares solitários, 
como que 
abandonados,
um arquivo fotográfico,
pois existem  
realmente está
só ali agora
mas tudo
de Iomerê
ou 
em na maioria 
só há
os resquícios..
de lugares
esquecidos 
pelo caminho..
da cidade
mas há os que restam
como o Juvenato, o seminário,
o hospital
e abaixo
a igreja inaugurada 
em 1953,
e abaixo a  antiga.















..
Restos de memórias,
coisas e imagens atuais.
A grama 
da praça
era que 
existia 
na época...
já não existe mais. 
Em minha vida
muitas e muitas 
vezes 
e quantas
vezes
estive nesta praça..  














..
Estive nesta praça..   
sem 
preocupação técnica,
deixando o
o sentimento 
de saudade escapar.




..
Em minha vida
muitas e muitas 
vezes já 
estive 
nesta praça, nestes lugares,
estive agora 
vendo
de longe
vejo como fotografias
e poesia se misturam 
nestas fotos..  


Por ora,  
...
Gosto de 
olhar 
as 
montanhas,
Em 
frente 
ao
casarão 
da Freiras.
..
Por 
fotografar 
é que surge 
esta foto.
registrada
na última
visita que
fiz à cidade
para esse post.
Eu queria esta foto
uma paisagem
que se revelasse a
um
local, emblemático
de Iomerê,
mas acima de 

tudo significasse
todo meu afeto..
um lugar favorito..
andei por aí..
Entrei no casarão..
vi...
Escadas..
Capela,
Quadros
como sombras
e marcas do tempo,
presentes..
em várias fotos..

da cidade, 
dos tempos antigos..
mas tudo 
é muto dinâmico,
em se tratando de Iomerê,
onde tudo esta sob 
o mesmo céu, 
nem sempre há
os mesmos interesses..
nem o mesmo horizonte.
..
Na queda d'água..
o ruído incessante, meu território afetivo..
que domino em parte..
Muito de Iomerê é tão original,
fala por si mesma.
..
Posso 
admitir 
que 
conheço 
bem pouco
deste 
universo
deste lugar...
..
Há 
muitos 
afetos 
ai.
Tudo 
é 
como 
água..
tudo 
flui
assim.

photos antigas
cedidas por habitantes 
e antigos moradores 
de arquivo. 
Demais
..
Gosto
de 
pensar,
olhando 
para toda esta água que cai...
montanhas de gotas, 
e imaginar,
como 
estou 
aqui,
o lugar 
selvagem,
tudo
silvestre,
já na 
sua 
origem, 
Words
Photos
Rebel.