Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

terça-feira, 24 de maio de 2016

Iomerê.

Iomerê 
é 
um 
lindo 
lugar.
Neste
vilarejo

da foto 
abaixo
é onde
nasci...

Villa 
Bressan,

dei meus primeiros
passos..
um lugar lindo.

Esta casa 
existe 
ainda..
Com 6 anos,..
já guri,
fui morar 
em 
Iomerê..
este lugar
lindo,

existe chama-se Villa Bressan.
Com 16 anos,..
já como
um jovem de Iomerê..
este lugar, 
lindo.
em 
1972,
Iomerê tinha
um pouco mais 
de mil habitantes..
A igreja,
o colégio da freiras, 
o Santa marcelina, 
dos padres, 
o São Camilo
Parti para estudar 
na escola do 
Colégio 
Bom Jesus 
em Curitiba.
1977 
fui morar 
em Pelotas 
na universidade Federal. 
Agora, 
aos 50, como quem retorna à querida 
Iomerê...
estou eu,
nada demais
não é

por acaso..
Fui para 
Curitiba
com amigos..
Pelotas fui sozinho,
sempre
levei 
sempre 
pouca coisa, 
de bagagem física,
mas de lá 
só tenho,
o muito que tenho,
agora escrevo 
das boas
lembranças.
Nessa época,
1972.
Curitiba era longe..
tudo novo,
tudo 
longe de casa,
da casa dos meus pais 
e voltava aqui,
com 
alguma frequência.
Anos 80,
mais tarde, terminei
a pós graduação médica,
no 
curso de 
Medicina Comunitária...
me estabeleci,
em Videira, 
448 quilômetros 
me separa da capital 
do meu estado..
estou a 12 km de Iomerê.
A criança e o adulto..
hoje longe apenas 
25 km donde 
nasci ou Pinheiro Preto.
Hoje, Iomerê é sobretudo 
um lugar de muita 
memória e 
da minha identidade 
mais íntima..
Não nasci lá, cresci lá, 
foi lá que formei
todas grandes aptidões

grande parte 
das minhas noções 
mais essenciais, 
mas, foi lá
que hoje
vejo
que não há
quase nenhum colega de 
escola Frei Evaristo
e todos os rapazes 
da minha idade, 
saíram e nem voltaram.
No último fim de semana..
teve um encontro lá.
Nenhum colega de escola,
nenhum de todos os rapazes..
Todas cores estão lá..
mas de admiração 
à Iomerê é atemporal.
A cidade conserva 
a inocência
o que na maioria 
das cidades 
foi destruído. 
É uma cidade  
do interior 
que sobreviveu. 
Tem uma vibração..
uma beleza.
Lá..
ou 
Aqui tenho minha 
emoção..
por muitas razões..
Simples e sem exotismos.