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segunda-feira, 27 de março de 2017

Brazil Railway Company.

HISTÓRIA de Videira 
e região,
tem muito a ver
com a estrada de ferro.
Os primeiros registros 
de presença 
de homem a 
habitar a região 
da cidade 
de Videira,
foram 
as tribos 
indígenas 
dos Guarani, 
Xockleng 
e Kaigang.
Os primeiros registros 
de presença 
de homem civilizado foi 
por volta 
de 1881, 
com a família de fazendeiros 
Pontes Sobrinho 
na localidade de 
Rio das Pedras.
Sua origem era cabocla 
(mistura de luso com indígena)
Mas o maior passo 
para real ocupação 
da região nasceu da 
preocupação da Coroa Brasileira 
com questões de divisa entre 
o Brasil e a Argentina.
Para garantir o controle 
das terras do sul, 
o então imperador 
D. Pedro II assinou 
a concessão da estrada 
de ferro São Paulo, 
Rio Grande do Sul,
em 9 de novembro de 1889.
Para garantir 
o controle das terras 
do sul, 
o então imperador D. Pedro II 
assinou a concessão 
da estrada de ferro 
São Paulo - Rio Grande do Sul, 
em 9 de novembro de 1889.
A construção da estrada de ferro 
foi concedida a empresa 
norte americana 
Brazil Railway Company.
Como pagamento recebia 15 km 
a cada lado da via férrea e se obrigava 
a colonizá-la dentro de 50 anos. 
Fato que 
resultou num sangrento confronto 
com os que lá viviam, 
cerca de 30.000. 
A Guerra do Contestado 
durou de 1905 
a 1912, prejudicando o processo 
de uso da estrada.
A exploração de madeira 
pela empresa 
americana e outra serrarias que lá 
se estalaram, 
resultou num dos maiores crimes 
ecológicos 
do planeta, grande parte das árvores 
derrubadas ficaram 
abandonadas no local do corte. 
Árvores centenárias 
onde muitas vezes um vagão 
suportava apenas três troncos.
A estrada ao cortar Santa Catarina, 
acompanhou as margens do Rio do Peixe passando 
por Videira.
No dia 17 de dezembro de 1910 
faz-se a viagem inaugural 
de trem.
Local estratégico, 
entre RS e PR, 
Videira ganha uma 
da mais importantes 
estações ao longo da ferrovia, 
ponto de partida para 
chegada de imigrantes, inclusive para Iomerê.
Videira 
em 1918, chamava-se
então  
Vila 
do Rio das Pedras.
Botes e Cavalos, 
não eram os meios de transportes. 
Havia o trem que passava
pela 
estrada de Ferro Paranã Santa Catarina
e Rio Grande do Sul inaugurada em 1910,
hoje desativada.
Em 1921, alemães e Italianos 
dividiram 
Videira em Perdizes 
e Vitória. 
Em 1934 a primeira ponte, sendo 
Pensil, chamada de 
Luis Kellerman 
em 1934, com 67 metros 
em dois únicos pilares de madeira 
encaixada sendo substituída por 
uma nova de concreto armado,
em 1949 chamada 
de Aderbal Ramos.
A instalação oficial 
do município 
aconteceu 
em 1944 e o nome Videira 
deve-se ao fato de a região ser um 
grande centro vitivinicultor 
do estado. 
Nessa época o município recebia 
diversos povos imigrantes
de origem 
Alemã e Italiana 
vindos 
do estada vizinho 
do Rio Grande 
do Sul.
Conta-se que já em 1913, 
os primeiros colonizadores, 
colhiam uvas. 
Em
2002, a cidade recebeu 
a denominação 
de “Capital Catarinense 
da Uva 
mas hoje é conhecida
como Berço da Perdigão 
que é hoje só
marca de produto BRF Foods.