Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 20 de janeiro de 2018

Iomerê 2017


cidade 
ainda 
é bonita.
Muitas 
áreas 
ao redor

interior,
ainda áreas
selvagens
ou cheias
plantações
e
de verde,
pinheiros 
e outras
árvores,
muitas terras
que
logo
estarão vazias 
depois
da colheita do milho...
Vou 
descobrindo 
a Iomerê
lentamente,
de um ponto central
próximo 
a avenida principal.
Neste quarteirão há a
bela praça central
o
marco principal...
o começo de tudo aqui..
A praça central, as
ruas.. as esquinas  tudo
ao redor
da praça ainda me 
parecem familiar..
Estive tantas 
vezes por aqui...
ir
para missa 
e ir
para escola era 
passagem de 
quase todos...
Ah..
devia me perguntar o
que se passou... 


Andar assim
em Iomerê 
dá saudade
O silêncio impressiona, 
na cidade
mas
é assim
sempre
e imagino que 
no tempo de
minha infância 
era mais pacata.
Como não sentir,
por onde andava,
o menino,
na minha
fértil imaginação,
esta
terra me 
inspirava com
suas montanhas
e o pôr o sol, 
sempre lindo 
e que algumas 
vezes 
me assombrava,
pois já significava
a chegada da noite,
mas 
é
uma paixão especial
por andar
pelas ruas,
da cidade.
E
Se a cidade 
"não tinha fantasmas" 
então criava os meus
e
quais eram...
Não eram meus sonhos, 

nunca eram
sonho angustiados,
eram meus medos, 
noturnos
quando pequeno
não tinha luz, 
detestava dormir 
no escuro, 
só dormia 
com a lamparina 
acesa  então
os meus 
fantasmas sumiam, 
com o boa noite 
de minha mãe.
E a cidade, 
agora, 
é como ver 
um mapa. 
Das minhas 
brincadeiras,
sucessos,
e fracassos,,
Desta rua 
principal, 
vi muitos  
crepúsculos ao 
fundo as
 montanhas...
...
Em fevereiro...
a data
do aniversário 
meu e era comemorado 
com
Safra de uva..
Tinha muitas parreiras aqui e
vinho doce 
da 
uva  isabel. 
Havia o delicioso sorvete de Uva 
no Hotel dos Comelli 
feita pela Dona Angelina.
Se não há mais....

e se não há mais tantas 
delicias da uva, então
já foi melhor viver aqui então.
Não canso de 
procurar vestígios os
mais nítidos na paisagem 
dos antigos parreirais
do morro dos Rombaldi 
era o mais 
vistoso no alto 
havia dos parreiras do
Breda. 
Santini, 
Pasqual 
e  
do Romano
Pastore 
e do Pedro Faoro.
A região que cresci, 
sempre  foi
perto da rua principal
na época.
Hoje chama-se 
Pedro Penso
em homenagem a 
um pioneiro  
da cidade.
Hoje em dia talvez 

seja mais chic 
andar de carro aqui, 
cheio lojas
de bares e 
até restaurante e hotel 
e há butiques freqüentadas por jovens 
e velhos
que provavelmente 

nunca citam
suas influências, mais 
até que muitos 
citariam, 
como
as freiras  
e os padres e o Frei Evaristo.
Mas, nossa juventude
foi aqui perto da praça.
Arredores da praça sempre foi o ppintor de Iomerê.
O moinho do Sovrani,
o bar do Penso 
antigo Barulho.
A cidade ainda 
é bonita.
Muitas áreas 
ao redor trazem 
recordações
se muitas
andam
ainda 
selvagens
mas tem nos montes 
e colinas
cheias
de verde
cheias 
de milho
e logo na colheita do milho
haverá muitos vazios até 
a próxima safra...
Aqui reina a paz e o silêncio,
Tão raras nos dias de hoje,
Mas aqui há um sossego
reinante de algo sonhado e
ainda disponível.
A praça anda descuidada e o chafarriz 
central não funciona 
e ruas livres
quase sem carros
com espaço para respirar
e ainda um ar limpo.
Há muitas histórias minhas....
E tantas outras das pessoas
que ainda
vivem aqui muitos 
nem sei
como e por 
que vivem aqui
tanto tempo,
será talvez por tudo isso que Iomerê 
desperta..
resta saber mais das pessoas,
da ainda
a vida típica do interior.
Ah... 
poderia fazer
várias descrições 
de
como é a cidade,
histórias
e observações
sobre as pequenas
coisas da vida 
do interior..
os pequenos 
prazeres
e as alegrias 
do dia a dia
do seu povo..
Bem...
chegar 
aqui 
foi 
um longo caminho...
Se um 
dia 
quiser 
se mudar
para a Iomerê
talvez
aqui seja um 
lugar que
muitos 
sonhavam
ou sonham 
em viver.
Vamos 
a Iomerê..