Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 25 de dezembro de 2021

O Diabo é uma Mulher

Eu tinha um pônei, seu nome era Lúcifer..
I had a pony, her name was Lucifer..
da letra "new Pony" de Bob Dylan.
Então no fim volto ao assunto...
Imagina um cenário é de faroeste. 
um clip..
https://youtu.be/M7QSkI6My1g
Vestido de preto da cabeça aos pés, 
Jack White caminha para o duelo com uma... 
metralhadora. 
Na direção oposta, 
vem a cantora Alison Mosshart, 
fetiche roqueiro ambulante, 
e seus óculos escuros, 
jaqueta de couro e longos cabelos negros 
cobrindo o rosto. 
Ela está nervosa, metralhadora a tiracolo, e avisa: 
"me olhe no olho/ 
você quer me contar uma mentira/ 
aposto que você não consegue, 
e sabe por quê?/ 
sou como sua mãe". 
Se o videoclipe de "Treat Me like Your Mother", 
dirigido por Jonathan Glazer, leva a guerra entre homem e mulher ao pé da letra, 
o The Dead Weather constrói uma sonoridade pesada, 
que flerta com o imaginário sombrio 
e cru do blues e do rock, numa tensão sexual 
que se desmancha em distorções de guitarras. 
O Dead Weather é aquilo conhecido no meio musical como "supergrupo", ou seja, cada integrante vem de outra banda já célebre. 
O mais conhecido é Jack White, artista que despontou 
com o "novo rock" do começo dos anos 2000 
com o White Stripes e, mais tarde, com o Raconteurs. 
No Dead Weather, White deixa as guitarras 
e o vocal para tocar bateria,
mas continua bancando o chefe. 
Quem assume os vocais é Alison Mosshart, 
do The Kills. 
Em faixas como "Hang You from the Heavens", 
o caráter híbrido fica evidente: 
Alison encarna o exato oposto de Meg White, 
a quieta e blasé parceira musical de Jack no White Stripes. 
O resultado é um híbrido das referências blueseiras 
e "primitivas" de Jack com o rock minimalista 
e seco do The Kills. 
Apesar de, em certos momentos, 
os estereótipos do rock, no estilo
"vamos fazer cara de malvados" 
(veja no YouTube apresentação no 
"Late Night with Conan O'Brien"), 
se imporem, o Dead Weather 
é mais do que pose. 
É só não levar a seriedade deles muito a sério. 
A versão para a canção "New Pony",
 de Bob Dylan, 
por exemplo, 
fornece algumas coordenadas básicas. 
Originalmente de letra ambígua, erótica, 
que pode tanto ser referência ao Diabo 
quanto à própria mulher do músico, 
a faixa adquire novas conotações. 
Afinal, já que clichês estão em jogo, 
vale lembrar aquele que diz 
que o Diabo é uma mulher...
nada melhor que 
um quadro de algo 
surrealista...