Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 25 de junho de 2016

GOETHE

É um anjo!… 
Ora, já sei que todos 
dizem isso de sua amada, 
não é verdade? 
Todavia, é-me impossível 
dizer a você o quanto ela 
é perfeita, 
e também o porquê 
de ser tão perfeita. 
Só isto basta: 
ela tomou conta 
de todo meu ser. 
Tanta naturalidade 
com tão alto senso 
de justiça! 
Tanta bondade 
com tamanha firmeza! 
Uma alma tão serena 
e tão cheia de vida 
e energia!..
GOETHE, 
Os Sofrimentos do jovem Werther. 
Albert 
voltou, 
e eu quero 
partir. 
Mesmo que ele fosse o melhor, o mais nobre dos homens, 
e eu me reconhecesse inferior a ele de todos 
os pontos de vista, ainda assim não 
suportaria vê-lo, 
com meus próprios olhos, 
possuidor de tantas perfeições… 
Possuidor!… 
Wilhelm isto é o bastante: 
o noivo está aqui.” GOETHE.
Sofrimentos do jovem Werther.
Quando 
mergulho 
assim nos meus sonhos, 
não consigo 
evitar esta ideia: ‘Que aconteceria se Albert morresse? Você seria… Sim, ela seria… E então persigo essa fantasia até que ela me conduza a abismos, estremeço e recuo.
Os Sofrimentos do jovem Werther.
Por alguns segundos, 
Lotte pressentiu o terrível 
desígnio que Werther concebera. 
Ficou transtornada. Apertou-lhe as mãos, 
e ele premiu as dela contra o peito. 
Em dado momento inclinou-se sobre Werther, 
com uma emoção dolorosa, 
e as faces ardentes de ambos se tocaram. 
O mundo inteiro deixou de existir. Werther enlaçou-a com os braços, 
apertou-a contra o coração 
e cobriu de beijos 
furiosos seus lábios trêmulos 
e balbuciantes.
Os Sofrimentos do jovem Werther.