Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Ambientalmente satisfeito

Há uma poesia, junto da cristalina cachoeira..
Há muita poesia até no beber água, límpida que corre entre as pedras na mata.

Na mata, cantar asneiras,
ás vezes, rir de tudo
em outras, olhar mudo,
no verde distante...ter nas narinas o puro ar, que me faz pensar noutro dia poder voltar.
Apagar pistas do stress
Quebrar a rotina
Ventilar a alma,
Retomar a calma,

Refazer energias,
Disfarçar olheiras,
Repintar o dia.
Fingir que não queria..
Repetir
o possível...
Sem esquecer o sonho,
Misturar a vida,
Manter..
é missão cumprida,
Deletar números.

Apagar
falsidades mundanas..
Ser
mesmo autêntico,
verdadeiro Fingir quem não era... quem nunca queria ser...
um insustentável ser.
Diria alguém..
um país bagunçado..
eles vivem bem.
ou
são pessoas abastadas.
Mas queremos aprender a ser
"conscientemente"
sustentáveis.
Felizes e conscientes.
Nas minhas palavras,
desejamos,
"viver bem"
enquanto o resto do mundo
vive mal..
fazemos o bem a natureza...
ela nos faz bem.
Embora contraditória para alguns,
sustentável ser...
algo como pessoa
ambiciosa ambientalmente
consciente.
Words
Photo
Rebel

Carried by the wind

Quando for um dia
levado pelo vento
Quero deixar
Flores e pensamentos
Aromas e sentimentos
De amizade e de amor
Quero deixar boas lembranças...
Quem sabe, um rastro de saudade
E levar comigo a certeza
Que meu viver...
Não foi em vão
Quando  for um dia
O que por certo irei
Quero apenas olhar para trás e dizer
Que até onde pude, vivi
cantei, sorri, chorei e lutei
Mas que acima de tudo
Até onde pude
Eu amei.


terça-feira, 23 de junho de 2026

Somewhere Only We Know


..
Sim é romântico,
ir a algum lugar
que só nós, conhecemos.
Que nos reconectamos com algo que amamos.
Ah, algum lugar...
pode ser,
uma cachoeira.
Um lugar que
conhecemos bem...
Sentir o cheiro
das árvores,
da terra....
o rio...
o branco incessante
das quedas.

Sentir o cheiro e a cor das
árvores, é pura inspiração
nativa,
o verde intenso e
folhas 🍂 na terra....
o rio...
o branco incessante
das quedas.
Então
vamos..
Não ligue para
galhos
folhas pelo chão,

ainda há belos
troncos verdes
das árvores nativas
aqui..
Sentir e curtir é tudo aqui.
O banho de cachoeira,
o frio
do spray
sentir
o calor
do seu corpo.
sentir
se
aproximar do
meu..
no curso
da água.
Sentir,
Ver gotas...
Milhões de gotas macias,
de água cristalina,
derramando
em seus cabelos,
correndo....
pelas costas.
Frio suave..
o poder da água
vindo do alto..
em
gotículas
brilhantes
claras,
correntes
de água incessantes
Ah... excita,
todos meus sentidos..
todos os sentidos...
Sentir como um sonho..
Na tua, na minha,
pele...
a massagem
gota a gota.
Oh.. que doçura,
vendo,.a água cair
no corpo...
Ver mergulhar
de peito na queda,
escorrendo,
despertando
seus seios...
seu rosto,
a acariciando sua barriga,
a água nas suas pernas,
Excitante..
Sob a umidade no ar,
o corpo treme...
Depois do banho..
tudo em sintonia
o corpo e a mente
em todos movimentos.
Um banho
de cachoeira,
é uma maneira de relaxar.
Brincar como
uma criança grande,
gritar e rir.
Mesmo agora,
ouço o som como
da água que choca
nas pedras, que deságua,
no chão como riacho.
Um dia,tornou belo dia
Depois do
banho de cachoeira..
Sempre sonhei tomar.
Depois
Curtir..
Ver e ouvir...
Estrondo,
Estrondo,
Ruído incessante
Água caindo,
escorrendo caindo..
Espumante na rocha..
Uma bela vista
Uma das maravilhas da natureza,
Reforçada pela luz do sol,
que passa nas frestas árvores...
Desce a água...
Testemunhar é uma cena...
por todo o tempo..
Águas.. águas
que passam pelas rochas...
escoam..
ao fundo do vale
No topo das da mata..
de onde vem a água correndo.
Natureza exala
todos os sentimentos
de alegria a gratidão.
Com a generosidade...
da natureza,
estar presente
poder sentir...
um banho assim.
Saiba uma coisa...
Como isso é sensual,
de apreciar, sentir, ver...
como num
banho de cachoeira.

domingo, 21 de junho de 2026

1927

Iomerê...Esta terra, embora não seja minha terra natal ou com ascendentes nascidos aqui, mas estou há 60 anos neste solo sagrado. Nasci em Tangará terra de mi há mãe.
Mas Iomerê...Será lembrada, para sempre pelo pôr do sol exuberante e lindo.
As dificuldades são como montanhas.... só diminuem se avançamos sobre elas.
Os que ignoram estas condições geográficas das montanhas, não podem se conduzir pelas montanhas de problemas da vida..
Não dê ou peça arrego.. parta para cima..
Nem no ar das montanhas, em nenhum lugar do mundo podemos abrigar a covardia e o mal praticado.
Transportai a mente um punhado de ideias todos os dias e fareis uma montanha...de saber.
Ano 1927, minha família, os Dalmolin se vê como as crianças eram educadas..

Elas ficavam sentadas, em quase todas fotos, refiro as fotos antigas são assim.
Gente brava, maravilhosa, esses descendentes italianos do Vêneto, Vicenza, eram educados, humildes e cheios orgulhos com a Itália.
Meus avós e tias. Foto de 1927. Familia Sílvio Dalmolin em Tangará-Meio🇧🇷Oeste de Santa Catarina.
Só filhas, nenhum homem até a foto.. depois eles tiveram 1 filho.
Relembram 10 filhas e um homem
✓ Eles não viajaram de graça..para o Brasil.
Não fugiram, procuravam apenas uma vida melhor, sou tão agradecida aos meus avós, eles nos deixaram de herança a coragem, a força, a honestidade e o direito à cidadania italiana.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Tagore

Quando eu despertar 
em teu amor,
a minha noite ociosa 
terá chegado ao fim...
Só um pouco de Tagore...
Meu amor, 
eu sei que um
dia conquistarás o meu coração
(sabes que já o conquistou).
Com as tuas estrelas tu contemplas,
o fundo dos meus sonhos
e me envias os teus segredos
nos raios do luar.
Então eu falo baixinho contigo,
e
os meus olhos 
se embaçam de lágrimas.
Eu sei que esta vida,
mesmo que não tenha 
amadurecido no amor,
não está completamente perdida.
Eu sei que as flores que 
murcham pela manhã
e os riachos que se perdem
no deserto não estão
completamente perdidos.
Eu sei que tudo o que fica para trás
nesta vida,
cheio de lentidão,
não está completamente perdido.
Eu sei que os meus sonhos 
não realizados
e as melodias que não executei
estão todos recolhidos.
Se que não estão completamente perdidos.
não serão como folhas pelo chão. 
Lindo, 
não..
Quero 
assim... viver...
despertar...
no teu amor
Acho que 
um pouco 
de tudo
que está 
e está aqui..
meu amor sincero ...
teu amor sincero.

Rebel
in "cartas"

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Magic

Se você 
souber 
ver a vida
de um ponto 
de vista 
prático
não mágico,
tudo fica 
melhor.
Persiga algo 
não tão distante
mas, que exista.
A expectativa 
pode se tornar
motivação. 
Basta perceber 
se ela é baseada 
no que é real 
e possível..
Será sempre 
decepção 
expectativas
se forem baseadas
em ilusões 
e utopias.
Muitos lutam
para 
perceber 
a realidade.

Don't spend too much time alone


Não gaste muito tempo se preocupando com sua velhice solitária. Talvez eu ou você estejamos dando muito valor a isso. Pessoas morrem, separam-se, desentendem-se e qualquer pessoa que conheça dirá que posso ser às vezes até muito ou pouco irritante. Daqui a quinze ou 20 anos, se estarei aqui, não é inconcebível que ninguém da minha família queira ter muito a ver comigo.
Quanto aos meus amigos mais próximos, alguns dos quais conheço há mais de 50 anos, fiz um péssimo trabalho para não manter contato com eles.
Deveríamos definir o que queremos dizer com solidão, em oposição a solidão ou isolamento social, desconexão, etc. Devemos dar valor a algo que “acrescenta beleza à vida". Isso dá um toque especial ao amanhecer, pôr do sol ou melhora o cheiro do ar noturno ao ver o luar. Acabar com a Solidão de forma mais útil, define-a  ela como “um sentimento subjetivo de algo indesejável da falta ou perda de companheirismo" Acontece quando há um descompasso entre a quantidade e a qualidade das relações sociais que temos e aquelas que desejamos. Aos 40 anos, poderia passar dias sem ver outro ser humano.
Essa incompatibilidade pode arruinar vidas, especialmente à medida que envelhecemos, se abre caminho através de nossos entes queridos e a aposentadoria ou a enfermidade desfaz todos os laços fracos que acompanham o deslocamento diário ou as compras semanais. Há milhões cronicamente solitários, o que significa que se sentem assim frequentemente ou sempre sós. Como que a sua vida “como estar numa ilha deserta” . “Quando você tem alguém que realmente entende você”, “que realmente te entende de uma forma mais profunda do que outras pessoas, quando você perde essa pessoa é um grande "buraco”.
“Pessoas que se sentem frequentemente ou sempre solitárias”, “têm um risco maior de desenvolver certos problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Esse tipo de solidão também está associado ao aumento de pensamentos suicidas.”
A solidão segue uma curva em forma de U, com pico na idade adulta jovem, queda na meia-idade e outro aumento após os 60 anos. Não é de surpreender que uma manifestação de miséria encoraje outra. Mas a solidão é tão ruim para o nosso corpo quanto para a nossa mente. Há uma “epidemia” de solidão e isolamento social. (Não são exatamente a mesma coisa, embora haja uma grande sobreposição. O isolamento social descreve uma falta objetiva de conexões sociais, enquanto a solidão tem tudo a ver com percepção. Você pode ficar sozinho sem estar socialmente isolado - e, se tiver sorte, vice-versa. A solidão e o isolamento social aumentam o risco de morte prematura em 26% e 29%, respetivamente ”, escreveu. “De forma mais ampla, a falta de ligação social pode aumentar o risco de morte prematura tanto quanto fumar até 15 cigarros por dia. Além disso, uma ligação social fraca ou insuficiente está associada a um risco aumentado de doenças, incluindo um risco aumentado de 29% de doenças cardíacas e um risco aumentado de 32% de acidente vascular cerebral. Além disso“está associado ao aumento do risco de ansiedade, depressão e demência. Além disso, a falta de conexão social pode aumentar a suscetibilidade a vírus e doenças respiratórias.”
A solidão pode atingir qualquer idade, um sentimento natural que vai e vem ao longo de nossa vida, segue uma espécie de curva em forma de U , com um pico na idade adulta jovem, um vale na meia-idade, depois outro aumento após os 60 anos, tornando-se particularmente acentuado por volta dos 80. Olhando para trás, os meus momentos mais solitários foram na adolescência no meu primeiro ano fora de casa e durante alguns relacionamentos infelizes. Eu me senti muito mais conectado com o mundo aos 40 anos, embora hoje estou quase sempre sozinho, em uma cabana perto do topo de uma montanha, onde posso passar dias sem ver outro ser humano.
Há algo particularmente brutal na solidão que atinge os 70, 80 ou 90 anos, quando há tão pouco tempo para superá-la. Parece tão definitivo. Milhões de pessoas mais velhas dizem que a TV ou o rádio são sua principal fonte de companhia.
Coisas como luto, problemas de saúde física e mental ou necessidade de cuidar de um ente querido significam que os idosos correm muito risco de solidão”....“E outras mudanças na vida, como perder coisas que muitos de nós consideramos garantidas, como ter boa visão e audição, ou ter a capacidade de ir a pé às lojas podem levar as pessoas a passarem inúmeras horas sozinhas, sem ninguém com quem conversar e acabando por se sentir isolado e invisível.
Muitos de nós lutamos para admitir que estamos sozinhos. ‘Há um tremendo estigma.
Eu me pergunto o quão ruim as coisas teriam que ficar antes de eu aceitar que precisava de ajuda e muitos de nós temos dificuldade em admitir que nos sentimos solitários, até para nós mesmos. “Ainda existe um tremendo estigma”...Como sociedade somos mais fragmentados, existem fatores que individualmente não podemos controlar, mas internalizamos a causa da solidão como sendo um defeito da nossa personalidade não somos suficientemente interessantes, não somos suficientemente valiosos. Isso pode evoluir para uma espiral de falta de confiança e retraimento.” Em outras palavras, você se sente sozinho, evita outras pessoas, você se sente mais sozinho..saiba que a  solidão é “corrosiva”, “corrói a sua autoimagem”, faz você questionar o valor da sua vida. Como aprendi com minha antiga experiência de depressão , quando passei meses pensando que era tudo ao meu redor que estava desmoronando, e não minha mente, nomear o que você está sentindo pode ser o primeiro passo para fazer algo a respeito. Uma das mensagens que quero transmitir, é que a solidão não é intransponível em nenhuma fase da vida. Mas é muito difícil quando, digamos, está enferrujando sua vida mental e emocional sem que você sequer dê um nome. Trazer isso à luz e compartilhar isso consigo mesmo e depois com os outros é realmente o primeiro passo para quebrar esse ciclo.
Tente manter-se ocupado.
Isso pode envolver um hobby como jardinagem, ir à academia ou até mesmo organizar os armários da cozinha, quebra-cabeças, quebra-cabeças. Pequenas atividades podem lhe dar energia e sentimentos positivos. É importante que essas coisas sejam divertidas ou gratificantes tenha cuidado ao trabalhar demais ou assistir a programas de TV simplesmente como uma distração. Isso apenas atrasará ou suprimirá seus sentimentos e poderá piorar sua saúde mental.
É importante que os hobbies sejam divertidos e gratificantes…
Estimule sua mente
Isso pode incluir fazer cursos ou ouvir podcasts sobre qualquer coisa, desde comédia até fitness. Apenas ouvir a voz de alguém de quem você gosta pode ajudá-lo a se sentir menos solitário.
Mexa-se...🏃
O exercício físico pode ajudar com a solidão. Pode ser tão simples quanto dar um passeio no parque quando você se sente um pouco sobrecarregado. Alternativamente, você pode ouvir música e dançar na sala de estar. (No entanto, esteja atento aos seus vizinhos).
Tente interagir com as pessoas que conhece.
Pode ser difícil conversar com outras pessoas quando você se sente solitário. No entanto, tentar se conectar com as pessoas que você conhece durante o dia pode ser útil. Até mesmo chamar a atenção de alguém e dizer “Oi” enquanto caminha pode fazer você se sentir melhor. Ao compartilhar uma saudação educada, você também pode dar uma carona a outra pessoa.
Encontre pessoas que entendam' você.
Há grandes benefícios em encontrar pessoas que passaram por experiências semelhantes às suas. Procure conexões em grupos locais ou nas redes sociais.
Passe tempo com animais de estimação
Os animais não apenas nos fornecem amor e apoio incondicional, eles também ajudam a estruturar nossos dias e até nos incentivam a sair e nos conectar com outras pessoas. A interação com animais de estimação também ajuda a reduzir os níveis de estresse.
Tente usar as redes sociais de uma forma positiva.
A terapia pela fala pode ser difícil de conseguir - mas se você encontrar um conselheiro ou terapeuta, isso lhe proporcionará um espaço seguro para trabalhar seus sentimentos e pensamentos sem julgamento.
"...
Creio que o hábito precoce da solidão é um bem infinito.
Ela ensina também a amar ainda mais as criaturas. 
Marguerite Yourcenar