Carisma...dom extraordinário concedido... fascinação...
dádiva divina.
Aos Gregos, o carisma era uma dádiva,
Definindo
a dádiva
misteriosa do carisma...
Um
poder quase intangível
que
não pode ser ensinado.
Que é carisma?
Alguns artistas são carismáticos..
de quem você simplesmente
não consegue
desviar o olhar.
Bono Vox tem o carisma,
é dele uma presença física,
uma faísca
que
acende
mesmo num trecho
de música
mais modesto.
Vivenciar
uma performance carismática
é sentir-se enaltecido,
ao mesmo tempo aturdido
e focado, eletrizado
e ampliado.
É render-se a algo elementar
e natural, sentir-se feliz,
mas também insatisfeito.
é sentir-se enaltecido,
ao mesmo tempo aturdido
e focado, eletrizado
e ampliado.
É render-se a algo elementar
e natural, sentir-se feliz,
mas também insatisfeito.
O
carisma é exigente.
Callas fazia um uso avassalador
de seu corpo no palco.
Callas fazia um uso avassalador
de seu corpo no palco.
É
um dom sobre o qual se sabe
pouco e que não pode ser ensinado.
O jovem tenor Vittorio Grigolo
ainda se acostuma ao palco,
mas seu carisma é inconfundível.
pouco e que não pode ser ensinado.
O jovem tenor Vittorio Grigolo
ainda se acostuma ao palco,
mas seu carisma é inconfundível.
Hoje
temos uma cultura em que a habilidade técnica dos artistas é mais
impressionante que nunca.
Mas carisma não é virtuosismo.
Christian Tetzlaff é um violinista tecnicamente impecável, mas não é carismático.
Mas carisma não é virtuosismo.
Christian Tetzlaff é um violinista tecnicamente impecável, mas não é carismático.
Joshua Bell, menos
inovador mas igualmente virtuosístico, é carismático.
Nosso
reconhecimento do carisma é marcado por uma unanimidade especial.
No NYT, li sobre um recital em que participou o contratenor David Daniels, lembrei que "seu carisma e tonalidade suavemente aveludada não
constituíam surpresa". Em agosto, Anthony Tommasini escreveu no NYT, que
David Daniels canta "com o virtuosismo e o carisma esperados".
No
outono passado a soprano Marina Poplavskaya fez os papéis principais em duas
produções novas de Verdi no Met. A voz dela é mais interessante que bela, e sua
respiração é péssima. Mas Poplavskaya possui carisma.
Em
"Don Carlo", quando Elisabetta descobre que sua dama de companhia a
traiu, ela exige de volta um pequeno crucifixo. Poplavskaya estendeu a mão para
pegar o objeto, e sua presença fez o momento avassalador.
O
carisma funciona com mais força no nível visual... é revelador o ditado
"você não consegue desviar o olhar dela". Gravações em áudio podem
ser modificadas para criar ilusão de comando. O filme nunca mente.
Para
os gregos antigos, o carisma era uma dádiva.
Caris, cujo nome significava
beleza e bondade, era dama de companhia de Afrodite, a deusa do amor.
Na
teologia cristã, as dádivas de Deus são "carismata".
Para
alguns, o carisma já teria perdido poder. O carisma é algo dado, deixamos
subentendido.. logo, passemos ao que interessa.
Vamos
supor que o carisma seja o que interessa de fato não tanto um meio para chegar
a um fim, mas o próprio fim. Aquilo que vemos como sendo o "conteúdo"
das artes as anotações, a trama não passaria na realidade da estrutura
que possibilita o que é crucial: a ária ou sonata é a plataforma que permite
vivenciar o carisma.
Se
o carisma fosse reconhecido como a experiência principal de uma performance,
essa experiência assumiria um aspecto ritualístico. A arte não apelaria tanto
para nossa inteligência ou gosto, mas, mais que isso, a instintos cuja
existência mal reconhecemos.
O
carisma combina com uma cultura em que o conhecimento da técnica artística
declinou, mas segue a procura por novos públicos. Mesmo que você saiba pouco
sobre os aspectos técnicos da música, quando assiste o pianista Evgeny Kissin,
você é envolvido pela presença dele.
A
questão é se as pessoas querem
ser envolvidas.
ser envolvidas.
O carisma pode ser assustador.
Se o que desejamos de uma performance é apenas ser tranquilizados e reconfortados, o carisma pode provocar nosso repúdio.
Se o que desejamos de uma performance é apenas ser tranquilizados e reconfortados, o carisma pode provocar nosso repúdio.
A soprano Aprile Millo ao cantar uma ária com intensidade ardente, em um CD...fiquei me perguntando o que é carisma.
"Hemingway
nos deu uma pista reveladora"... "Em sua obsessão com as
touradas espanholas, ele falou da luxúria da multidão e de seu desejo de sentir
algo especial, uma autenticidade, mesmo em um ambiente tão brutal...ele emociona ao descrever o silêncio da multidão quando os toureiros entram em cena. As pessoas sentem a
diferença entre os toureadores que o faziam pela fama, pelo dinheiro, e os que
eram movidos pelo espírito antigo: a nobreza, a bravura, o coração, o 'duende'.
Acredito que o mesmo acontece no teatro. O público consegue identificar o
artista que traz uma mensagem autêntica, que tem uma conexão com a
verdade.