Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 27 de junho de 2026

Better Together

Mudam os tempos, mudam as pessoas, agora, o hoje, há muito mais liberdade e no mundo que vivemos, tudo é permitido até muito mais divórcios que desejamos.

Quando uma mulher diz, não precisamos deles. Esta aí a alegria do feminismo. O impacto da separação ou divórcio, na sociedade é significativo, mas toda pessoa sabe que casar com a pessoa certa é muito bom, é o casamento harmônico e amoroso.
Algumas características comuns a todas as pessoas que se divorciam.
O casal chega ao ponto sem volta, acaba se divorciando e cada um para seu canto.
*Traços comuns de pessoas que se divorciam.
Eles viveram felizes, tiveram muitos filhos… e pediram o divórcio. Quais 
as razões para romper anos, às vezes décadas, de uma união feliz. Sabemos que o sentimento de amor é que vai perdendo sua intensidade aos poucos, até desaparecer. Não é assim simplesmente, nunca pelo contrário. Na prática que as pessoas se divorciam “por razões muito mais profundas” do que a falta de amor. E embora cada relacionamento seja único, existem certos pontos em comum que parecem levar o casamento ao fim..desde o cansaço da relação.
Casais dizem.: Tentamos de tudo, mas é um impasse. Muitas vezes há um fenómeno de desgaste ou cansaço e crônico... “um dos parceiros sofreu demasiado tempo e não vê qualquer mudança na situação"…
O casamento obriga ambos a fazerem muitas concessões que hoje muitos já CASADOS não as aceitam
...Felizmente há também uma questão de escolher o outro e aceitar as suas falhas ou faltas, mas também do perdão e de boa vontade renovada diariamente. Sem isso, até mesmo um bom argumento lhe dirá o que acontecerá com seu relacionamento.
Um homem diz.:
....Se eu ouvisse meus próprios desejos, tentaria trair minha esposa todos os dias. Mas os meus desejos não têm precedência sobre as minhas convicções,
Razão antes da paixão....
Se a sua esposa se orgulha do feminismo, se ela recusa sua feminilidade, se ela começa a se tornar uma caricatura de homem e você homem deve fugir dela. Está claro que ela não poderá retornar à Terra ou a casa que você está. Alguém diz. Não casei com você porque te amo, mas para te amar. Quantas pessoas se casam simplesmente por amarem alguém em algum momento ..Casar é ter vontade de fazer tudo para amar até a morte.
Muitos casais se casam devido a mal- entendidos (sexual, intelectual, cultural ou simplesmente egoísta ou outro). O amor é um sentimento superior, que requer certas qualidades e não é para todos.
Faltam de boas maneiras.. talvez seja um bom motivo para a separação que vem, ai em primeiro lugar, eles são humanos...em segundo lugar, eles são um casal..em terceiro, eles têm problemas...
Sentimos muita frustração dizem os homens. Interessante....
As portas abertas, que afundam, afundam, afundam... sucumbem a relação.
Nem todas as discussões sobre a morte de um casal são aparentemente falsas, mas é realmente útil esta reflexão. Não sei, mas tenho a impressão que são um pouco parecidas com a vida que levamos hoje, tudo é efêmero,  como tudo desde, móveis a eletros, que são feitas para durar pouco tempo.
Poeta e escritor francês do século XIX, disse: "é muitas vezes que o amor morre, porque não fazemos para preservá-lo, tudo o que não fizemos é para ele 'inspirar'
Concordo plenamente com muitas ideias, mas é tudo tão pessoal e muitas vezes também acontece que a outra metade percebe sua vida como um copo mais meio vazio do que meio cheio. Porém há um ponto em comum, a expectativa de vida aumentou, muito em comparação com a época em que o casamento foi inventado, que devia ter em média 35 anos ter 37 anos, essa idade era velha para a época.
Acima de tudo, você não deveria se casar. Assim, não há divórcio... As mulheres procuram homens, o mais ricos possível, os pedidos são formais sobre a sua procura, não podemos mais esconder-nos hoje em dia. 
O fim da ingenuidade.
Sim ..somos egoístas demais para considerar o casamento a longo prazo. Não queremos mais responsabilidades porque vivemos para nós mesmos e não para os outros.
Eletrodomésticos também influenciam porque antes era mais que difícil para um homem viver só.
E viver como casal para um mamífero não é natural. Sim, por outro lado, os pássaros vivem em pares.
O casamento é uma instituição antinatural. É desumano forçar um homem e uma mulher a viverem juntos até morrerem. Independentemente do elevado nível de estudos conjugais, psicológicos e outros sobre o assunto, este um fato estabelecido.
Li em algum lugar que casais que se divorciam muitas vezes o fazem por dois motivos..
1. O homem pensava que sua esposa nunca mudaria (e que ela ainda teria 20 anos e teria a mesma paixão após 30 anos de casamento).
2. A mulher pensou que seria capaz de mudar o seu homem (veja a atração de muitas meninas por "meninos maus).
A literatura, e não só isso, mas está cheia deles.
Outra característica que encontramos frequentemente há muitas mulheres que orgulham-se do feminismo e queria partilhar as suas tarefas, mas sem partilhar as tarefas do seu cônjuge porque a igualdade é um sentido único para ela. E mais, ela queria ser homem e renunciar à sua feminilidade. O companheiro quer fingir um pouco, mas chega uma hora que ele não aguenta mais, ela não entende e desmorona. Os jovens estão menos envolvidos porque antecipam bem esta situação.
Uma bela visão das mulheres... Faz-me lembrar os psicólogos escolares que "ajudam" os jovens: mais de 96% deles são mulheres. Basta dizer que só vemos metade da realidade e que um menino não encontrará nada ali, uma mulher também não terá perspectiva. Mas esta é a nossa sociedade agora. Tudo está desmoronando também no mundo.
Esquecemos a harmonia tácita, tão importante para os rapazes. Falar é questionar, muitos preferem sentir- se comprometidos, o que não é com outros.
O divórcio significa encontrar-se sozinho, significa também encontrar um futuro comum e descobrir um novo amor nesta mesma terra.
Os homens são fundamentalmente poliamorosos e tentar prendê-los a um casal, com um parceiro principal, não é natural..muito dizem. Os jovens têm sexualidades que melhor correspondem aos seus desejos.
Listas de causas, há outras.
As pessoas se separam porque não se amam ou não se amam mais. Até aí esta é principal razão o não dito da amante ou do bromance. Depois, inventam muitas desculpas para conseguir um divórcio amigável.
O resto é evitar que os homens recebam uma pensão compensatória pelos seus erros no momento do divórcio.
Um relacionamento não pode sobreviver se cada membro não tiver a oportunidade de se expressar livremente. Isso não é verdade para um cérebro masculino programado. Ausência de pensamentos comuns no longo prazo, e necessidade de gozos individuais no curto prazo, Declínio da Família, em paralelo com o declínio da Pátria e do Trabalho.
Em tudo isto, sejamos balzacianos com este grande gênio humano que escreveu: "O interesse do marido exige dele pelo menos tanto quanto a honra de nunca se permitir um prazer que não teve o talento de fazer as pessoas desejarem por seu.. O casamento é para resolver juntos problemas que não teríamos que ser enfrentados sozinhos
Existem dois tipos de casamento: o casamento branco e o casamento multicolorido. Este último é chamado assim porque cada um dos dois cônjuges vê todas as cores.
É engraçado até agora nem uma palavra sobre a TV. No entanto, em muitos casais, embora o marido esteja fisicamente cansado com mais frequência do que a esposa e vá para a cama sozinho, a mulher mantém ali até altas horas, enquanto o homem gostaria de fazer outra coisa antes de adormecer. Sim, este é realmente um texto escrito por mulheres para mulheres ou de homens para homens ou de homens para mulheres, entenda como quiseres.
Foto da minha família em 1957. Estou no colo dela..a
a minha mãe que nunca se divorciou e viveu com meu pai até quase 90 anos.
Melhor juntos, referente a esta relação duradoura.

The sun

O sol ignora valores.. como, dinheiro... simpatia. etc..
De graça...ele apenas brilha...para todos.
Photo by Rebel


sexta-feira, 26 de junho de 2026

Iomerê, Fotografia e Poesia

..
Gosto de pensar, olhando 
para as montanhas e
imaginar, como era aqui, o lugar selvagem, na sua 
origem, o Fachinal Branco,
no tempo que ainda não havia Cidade. Sempre existiram montanhas, matas e colinas aqui..
Havia índios e caboclos.












..
Cada registro aqui,
nunca é o mesmo...meu mundo literário e fotográfico é de 
um território afetuoso
cheio de memória...
Há muitos afetos desde que vim morar aqui...
tudo começa 
nas montanhas.
Motivado pela morte da minha mãe em 2011...
tantas vezes retornei a cidade,para materializar 
luto e a saudade.
A ideia inicial era algo documental 
fotográfico, com um texto poético.
Acima de tudo, 
é uma homenagem 
aos anos que passei 
ao lado de meus pais e irmãos aqui.
É algo carinhoso..
A proposta documental..
com narrativa poética, 
que mistura fotografias 
com textos que tenho, 
ou que encontro..
ou em investigação que envolvem 
meus pais e outros conhecidos.
Os documentos oficiais..
ou sem grandes ficções,
mas muita intenções louváveis,
A Iomerê existe na mente de cada um,
na minha é de sempre algo criado na mente 
nestes anos todos,
de ontem e hoje 
do fotógrafo amador,
muita coisa
de que conheço
é formada por 
imagens antigas, 
outras de arquivos,
que mostram 
lugares antigos, 
como o pavilhão
da igreja antigo.
lugares solitários, 
como que 
abandonados,
um arquivo fotográfico,
pois existem  
realmente está
só ali agora
mas tudo
de Iomerê
ou 
em na maioria 
só há
os resquícios..
de lugares
esquecidos 
pelo caminho..
da cidade
mas há os que restam
como o Juvenato, o seminário,
o hospital
e abaixo
a igreja inaugurada 
em 1953,
e abaixo a  antiga.















..
Restos de memórias,
coisas e imagens atuais.
A grama 
da praça
era que 
existia 
na época...
já não existe mais. 
Em minha vida
muitas e muitas 
vezes 
e quantas
vezes
estive nesta praça..  














..
Estive nesta praça..   
sem 
preocupação técnica,
deixando o
o sentimento 
de saudade escapar.




..
Em minha vida
muitas e muitas 
vezes já 
estive 
nesta praça, nestes lugares,
estive agora 
vendo
de longe
vejo como fotografias
e poesia se misturam 
nestas fotos..  


Por ora,  
...
Gosto de 
olhar 
as 
montanhas,
Em 
frente 
ao
casarão 
da Freiras.
..
Por 
fotografar 
é que surge 
esta foto.
registrada
na última
visita que
fiz à cidade
para esse post.
Eu queria esta foto
uma paisagem
que se revelasse a
um
local, emblemático
de Iomerê,
mas acima de 

tudo significasse
todo meu afeto..
um lugar favorito..
andei por aí..
Entrei no casarão..
vi...
Escadas..
Capela,
Quadros
como sombras
e marcas do tempo,
presentes..
em várias fotos..

da cidade, 
dos tempos antigos..
mas tudo 
é muto dinâmico,
em se tratando de Iomerê,
onde tudo esta sob 
o mesmo céu, 
nem sempre há
os mesmos interesses..
nem o mesmo horizonte.
..
Na queda d'água..
o ruído incessante, meu território afetivo..
que domino em parte..
Muito de Iomerê é tão original,
fala por si mesma.
..
Posso 
admitir 
que 
conheço 
bem pouco
deste 
universo
deste lugar...
..
Há 
muitos 
afetos 
ai.
Tudo 
é 
como 
água..
tudo 
flui
assim.

photos antigas
cedidas por habitantes 
e antigos moradores 
de arquivo. 
Demais












..
Gosto
de 
pensar,
olhando 
para toda esta água que cai...
montanhas de gotas, 
e imaginar,
como 
estou 
aqui,
o lugar 
selvagem,
tudo
silvestre,
já na 
sua 
origem, 
Words
Photos
Rebel.

Don't spend too much time alone


Não gaste muito tempo se preocupando com sua velhice solitária. Talvez eu ou você estejamos dando muito valor a isso. Pessoas morrem, separam-se, desentendem-se e qualquer pessoa que conheça dirá que posso ser às vezes até muito ou pouco irritante. Daqui a quinze ou 20 anos, se estarei aqui, não é inconcebível que ninguém da minha família queira ter muito a ver comigo.
Quanto aos meus amigos mais próximos, alguns dos quais conheço há mais de 50 anos, fiz um péssimo trabalho para não manter contato com eles.
Deveríamos definir o que queremos dizer com solidão, em oposição a solidão ou isolamento social, desconexão, etc. Devemos dar valor a algo que “acrescenta beleza à vida". Isso dá um toque especial ao amanhecer, pôr do sol ou melhora o cheiro do ar noturno ao ver o luar. Acabar com a Solidão de forma mais útil, define-a  ela como “um sentimento subjetivo de algo indesejável da falta ou perda de companheirismo" Acontece quando há um descompasso entre a quantidade e a qualidade das relações sociais que temos e aquelas que desejamos. Aos 40 anos, poderia passar dias sem ver outro ser humano.
Essa incompatibilidade pode arruinar vidas, especialmente à medida que envelhecemos, se abre caminho através de nossos entes queridos e a aposentadoria ou a enfermidade desfaz todos os laços fracos que acompanham o deslocamento diário ou as compras semanais. Há milhões cronicamente solitários, o que significa que se sentem assim frequentemente ou sempre sós. Como que a sua vida “como estar numa ilha deserta” . “Quando você tem alguém que realmente entende você”, “que realmente te entende de uma forma mais profunda do que outras pessoas, quando você perde essa pessoa é um grande "buraco”.
“Pessoas que se sentem frequentemente ou sempre solitárias”, “têm um risco maior de desenvolver certos problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Esse tipo de solidão também está associado ao aumento de pensamentos suicidas.”
A solidão segue uma curva em forma de U, com pico na idade adulta jovem, queda na meia-idade e outro aumento após os 60 anos. Não é de surpreender que uma manifestação de miséria encoraje outra. Mas a solidão é tão ruim para o nosso corpo quanto para a nossa mente. Há uma “epidemia” de solidão e isolamento social. (Não são exatamente a mesma coisa, embora haja uma grande sobreposição. O isolamento social descreve uma falta objetiva de conexões sociais, enquanto a solidão tem tudo a ver com percepção. Você pode ficar sozinho sem estar socialmente isolado - e, se tiver sorte, vice-versa. A solidão e o isolamento social aumentam o risco de morte prematura em 26% e 29%, respetivamente ”, escreveu. “De forma mais ampla, a falta de ligação social pode aumentar o risco de morte prematura tanto quanto fumar até 15 cigarros por dia. Além disso, uma ligação social fraca ou insuficiente está associada a um risco aumentado de doenças, incluindo um risco aumentado de 29% de doenças cardíacas e um risco aumentado de 32% de acidente vascular cerebral. Além disso“está associado ao aumento do risco de ansiedade, depressão e demência. Além disso, a falta de conexão social pode aumentar a suscetibilidade a vírus e doenças respiratórias.”
A solidão pode atingir qualquer idade, um sentimento natural que vai e vem ao longo de nossa vida, segue uma espécie de curva em forma de U , com um pico na idade adulta jovem, um vale na meia-idade, depois outro aumento após os 60 anos, tornando-se particularmente acentuado por volta dos 80. Olhando para trás, os meus momentos mais solitários foram na adolescência no meu primeiro ano fora de casa e durante alguns relacionamentos infelizes. Eu me senti muito mais conectado com o mundo aos 40 anos, embora hoje estou quase sempre sozinho, em uma cabana perto do topo de uma montanha, onde posso passar dias sem ver outro ser humano.
Há algo particularmente brutal na solidão que atinge os 70, 80 ou 90 anos, quando há tão pouco tempo para superá-la. Parece tão definitivo. Milhões de pessoas mais velhas dizem que a TV ou o rádio são sua principal fonte de companhia.
Coisas como luto, problemas de saúde física e mental ou necessidade de cuidar de um ente querido significam que os idosos correm muito risco de solidão”....“E outras mudanças na vida, como perder coisas que muitos de nós consideramos garantidas, como ter boa visão e audição, ou ter a capacidade de ir a pé às lojas podem levar as pessoas a passarem inúmeras horas sozinhas, sem ninguém com quem conversar e acabando por se sentir isolado e invisível.
Muitos de nós lutamos para admitir que estamos sozinhos. ‘Há um tremendo estigma.
Eu me pergunto o quão ruim as coisas teriam que ficar antes de eu aceitar que precisava de ajuda e muitos de nós temos dificuldade em admitir que nos sentimos solitários, até para nós mesmos. “Ainda existe um tremendo estigma”...Como sociedade somos mais fragmentados, existem fatores que individualmente não podemos controlar, mas internalizamos a causa da solidão como sendo um defeito da nossa personalidade não somos suficientemente interessantes, não somos suficientemente valiosos. Isso pode evoluir para uma espiral de falta de confiança e retraimento.” Em outras palavras, você se sente sozinho, evita outras pessoas, você se sente mais sozinho..saiba que a  solidão é “corrosiva”, “corrói a sua autoimagem”, faz você questionar o valor da sua vida. Como aprendi com minha antiga experiência de depressão , quando passei meses pensando que era tudo ao meu redor que estava desmoronando, e não minha mente, nomear o que você está sentindo pode ser o primeiro passo para fazer algo a respeito. Uma das mensagens que quero transmitir, é que a solidão não é intransponível em nenhuma fase da vida. Mas é muito difícil quando, digamos, está enferrujando sua vida mental e emocional sem que você sequer dê um nome. Trazer isso à luz e compartilhar isso consigo mesmo e depois com os outros é realmente o primeiro passo para quebrar esse ciclo.
Tente manter-se ocupado.
Isso pode envolver um hobby como jardinagem, ir à academia ou até mesmo organizar os armários da cozinha, quebra-cabeças, quebra-cabeças. Pequenas atividades podem lhe dar energia e sentimentos positivos. É importante que essas coisas sejam divertidas ou gratificantes tenha cuidado ao trabalhar demais ou assistir a programas de TV simplesmente como uma distração. Isso apenas atrasará ou suprimirá seus sentimentos e poderá piorar sua saúde mental.
É importante que os hobbies sejam divertidos e gratificantes…
Estimule sua mente
Isso pode incluir fazer cursos ou ouvir podcasts sobre qualquer coisa, desde comédia até fitness. Apenas ouvir a voz de alguém de quem você gosta pode ajudá-lo a se sentir menos solitário.
Mexa-se...🏃
O exercício físico pode ajudar com a solidão. Pode ser tão simples quanto dar um passeio no parque quando você se sente um pouco sobrecarregado. Alternativamente, você pode ouvir música e dançar na sala de estar. (No entanto, esteja atento aos seus vizinhos).
Tente interagir com as pessoas que conhece.
Pode ser difícil conversar com outras pessoas quando você se sente solitário. No entanto, tentar se conectar com as pessoas que você conhece durante o dia pode ser útil. Até mesmo chamar a atenção de alguém e dizer “Oi” enquanto caminha pode fazer você se sentir melhor. Ao compartilhar uma saudação educada, você também pode dar uma carona a outra pessoa.
Encontre pessoas que entendam' você.
Há grandes benefícios em encontrar pessoas que passaram por experiências semelhantes às suas. Procure conexões em grupos locais ou nas redes sociais.
Passe tempo com animais de estimação
Os animais não apenas nos fornecem amor e apoio incondicional, eles também ajudam a estruturar nossos dias e até nos incentivam a sair e nos conectar com outras pessoas. A interação com animais de estimação também ajuda a reduzir os níveis de estresse.
Tente usar as redes sociais de uma forma positiva.
A terapia pela fala pode ser difícil de conseguir - mas se você encontrar um conselheiro ou terapeuta, isso lhe proporcionará um espaço seguro para trabalhar seus sentimentos e pensamentos sem julgamento.
"...
Creio que o hábito precoce da solidão é um bem infinito.
Ela ensina também a amar ainda mais as criaturas. 
Marguerite Yourcenar

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Ambientalmente satisfeito

Há uma poesia, junto da cristalina cachoeira..
Há muita poesia até no beber água, límpida que corre entre as pedras na mata.

Na mata, cantar asneiras,
ás vezes, rir de tudo
em outras, olhar mudo,
no verde distante...ter nas narinas o puro ar, que me faz pensar noutro dia poder voltar.
Apagar pistas do stress
Quebrar a rotina
Ventilar a alma,
Retomar a calma,

Refazer energias,
Disfarçar olheiras,
Repintar o dia.
Fingir que não queria..
Repetir
o possível...
Sem esquecer o sonho,
Misturar a vida,
Manter..
é missão cumprida,
Deletar números.

Apagar
falsidades mundanas..
Ser
mesmo autêntico,
verdadeiro Fingir quem não era... quem nunca queria ser...
um insustentável ser.
Diria alguém..
um país bagunçado..
eles vivem bem.
ou
são pessoas abastadas.
Mas queremos aprender a ser
"conscientemente"
sustentáveis.
Felizes e conscientes.
Nas minhas palavras,
desejamos,
"viver bem"
enquanto o resto do mundo
vive mal..
fazemos o bem a natureza...
ela nos faz bem.
Embora contraditória para alguns,
sustentável ser...
algo como pessoa
ambiciosa ambientalmente
consciente.
Words
Photo
Rebel

Carried by the wind

Quando for um dia
levado pelo vento
Quero deixar
Flores e pensamentos
Aromas e sentimentos
De amizade e de amor
Quero deixar boas lembranças...
Quem sabe, um rastro de saudade
E levar comigo a certeza
Que meu viver...
Não foi em vão
Quando  for um dia
O que por certo irei
Quero apenas olhar para trás e dizer
Que até onde pude, vivi
cantei, sorri, chorei e lutei
Mas que acima de tudo
Até onde pude
Eu amei.


terça-feira, 23 de junho de 2026

Somewhere Only We Know


..
Sim é romântico,
ir a algum lugar
que só nós, conhecemos.
Que nos reconectamos com algo que amamos.
Ah, algum lugar...
pode ser,
uma cachoeira.
Um lugar que
conhecemos bem...
Sentir o cheiro
das árvores,
da terra....
o rio...
o branco incessante
das quedas.

Sentir o cheiro e a cor das
árvores, é pura inspiração
nativa,
o verde intenso e
folhas 🍂 na terra....
o rio...
o branco incessante
das quedas.
Então
vamos..
Não ligue para
galhos
folhas pelo chão,

ainda há belos
troncos verdes
das árvores nativas
aqui..
Sentir e curtir é tudo aqui.
O banho de cachoeira,
o frio
do spray
sentir
o calor
do seu corpo.
sentir
se
aproximar do
meu..
no curso
da água.
Sentir,
Ver gotas...
Milhões de gotas macias,
de água cristalina,
derramando
em seus cabelos,
correndo....
pelas costas.
Frio suave..
o poder da água
vindo do alto..
em
gotículas
brilhantes
claras,
correntes
de água incessantes
Ah... excita,
todos meus sentidos..
todos os sentidos...
Sentir como um sonho..
Na tua, na minha,
pele...
a massagem
gota a gota.
Oh.. que doçura,
vendo,.a água cair
no corpo...
Ver mergulhar
de peito na queda,
escorrendo,
despertando
seus seios...
seu rosto,
a acariciando sua barriga,
a água nas suas pernas,
Excitante..
Sob a umidade no ar,
o corpo treme...
Depois do banho..
tudo em sintonia
o corpo e a mente
em todos movimentos.
Um banho
de cachoeira,
é uma maneira de relaxar.
Brincar como
uma criança grande,
gritar e rir.
Mesmo agora,
ouço o som como
da água que choca
nas pedras, que deságua,
no chão como riacho.
Um dia,tornou belo dia
Depois do
banho de cachoeira..
Sempre sonhei tomar.
Depois
Curtir..
Ver e ouvir...
Estrondo,
Estrondo,
Ruído incessante
Água caindo,
escorrendo caindo..
Espumante na rocha..
Uma bela vista
Uma das maravilhas da natureza,
Reforçada pela luz do sol,
que passa nas frestas árvores...
Desce a água...
Testemunhar é uma cena...
por todo o tempo..
Águas.. águas
que passam pelas rochas...
escoam..
ao fundo do vale
No topo das da mata..
de onde vem a água correndo.
Natureza exala
todos os sentimentos
de alegria a gratidão.
Com a generosidade...
da natureza,
estar presente
poder sentir...
um banho assim.
Saiba uma coisa...
Como isso é sensual,
de apreciar, sentir, ver...
como num
banho de cachoeira.