RED MAN, upload feito originalmente por *...REBEL..*.
Devagar...Bem devagar.......observo..o comportamento
ao lado de minhas duas rodas..
vejo os de quatro rodas passaremao lado de minhas duas rodas..
e me pergunto..
"Porque Que Dirigem Assim", a maioria....
o transito é, e mostra se o microcosmo da sociedade atual,
Ele já representou até um jeito ou um novo modo de vida,
que propiciaria mais qualidade de vida,
autonomia e privacidade,
o carro está hoje como vilão e vai rapidamente se transformando na besta..
de todo o mundo.
ele se tornou a parte mais dolorosa do dia-a-dia..aqui em Videira, em Joaçaba.
no Brasil...no Mundo.
scrito pelo americano Tom Vanderbilt, lança mão de pesquisas de ponta em áreas como psicologia, urbanismo e, claro, engenharia de tráfego para equacionar o problema e propor soluções.
A gente fica imobilizado..no carro, na rua na avenida, vivencia "situações constrangedoras e implícitas de poder.
Até adesivos fixados no carro, demonstra a agressividade do motorista que está dentro dele.
A cidade ícone da civilização sobre quatro rodas, vai à lona... com os carros..a crise no futuro passa pelo carros.
A vida em duas rodas é algo como inevitável.
então a vida vai privilegiar a bicicleta..
"é assim uma cidade é muito mais agradável de viver".
E, pela mesma razão, que era Pequim um tempo atrás, e que se foi esse seu tempo.
Não há o futuro no tráfego nas grandes cidades com carros.
As cidades continuarão a crescer, e acho inevitável a adoção de algum tipo de mecanismo de coibir este desastre urbano.
Na maior parte delas, não há como expandir a infraestrutura para automóveis..face demanda crescente.
Cada vez mais veremos esquemas de "propriedade partilhada" de carros, que ajudam a lidar com a ineficiência da ocupação do espaço público, como estacionar os carros.
Só para dar um exemplo, a maior parte dos carros fica parada cerca de 90% do tempo.
Como um "microcosmo da sociedade", o transito represente tudo de ruim da vida urbana.
O tráfego no transito talvez seja a manifestação mais verdadeira da sociedade, pois a rua e a estrada, diferentemente de outros lugares, em geral misturam pessoas de todas as idades, classes, raças, religiões etc.
e ai ocorre momentos repletos do poder implícito, cheias de mostras ofensivas de egoísmo, de todo tipo de outros fenômenos psicológicos de muito interesse.
O transito é um palco de conflitos de classe, conflitos de gênero e conflitos..conflitos e é um campo de batalha.
Acho que ele oferece, um laboratório para entender como as pessoas tratam umas as outras.
Coloque um veículo diante de um sinal de trânsito fechado e, então, não se mova se o carro quando o sinal abrir.
Quando a pessoa que está no carro atrás buzina, verifica-se então quanto tempo ela buzina, para quem buzina etc.
Certos padrões são imprevisíveis...no transito.
O carro é algo curioso..um espaço privado imerso em um espaço público, o que potencializa a ansiedade....e há por isso mais agressividade.
O anonimato que o trânsito funciona como uma arma..
No mínimo, as pessoas estão menos propensas a cooperar quando não veem ninguém.
Já em casos extremos, agem mais violentamente contra aqueles que elas não podem ver.
Sobre os motoristas e mociclistas não sei quem irá vencer esta guerra...
há uma competição, mas, sim, mas ambos podem coexistir pacificamente.
Obviamente, a sociedade seria muito melhor se menos pessoas dirigissem
e ainda mais pessoas pedalassem.
Uma cidade com muitos ciclista é muito mais agradável de viver é a cidade sustentável do futuro e um lugar como Pequim, que de uns tempos era vista como uma cidade do futuro, estava na verdade, atrás de seu tempo
Com tantos carros na China isso mudou muito infelizmente.