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quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Estrada de Ferro

Os primeiros registros
de presença
de homem a
habitar a região
da cidade
Videira
hoje,
foram 
as tribos
indígenas
dos Guarani,
Xockleng
e Kaigang.
Os primeiros 

registros
de presença
de homem 

civilizado foi
por volta
de 1881,
com a família 

de fazendeiros
Pontes Sobrinho
na localidade de
Rio das Pedras.
Sua origem era cabocla
(mistura de luso 

com indígena)
Mas o maior passo
para real ocupação
da região nasceu da
preocupação da 

Coroa Brasileira
com questões 

de divisa entre
o Brasil e a Argentina.
Para garantir o controle
das terras do sul,
o então imperador
D. Pedro II assinou
a concessão da estrada
de ferro São Paulo,
Rio Grande do Sul,
em 9 de novembro 

de 1889.
Operários na contrução do estrada
Para 
garantir
o controle 

das terras
do sul,
o
então imperador D. Pedro II
assinou a concessão
da estrada de ferro
São Paulo - Rio Grande do Sul,
em 9 de novembro de 1889.
A construção da estrada 
de ferro
foi concedida a empresa
norte americana
Brazil Railway Company

esta holding criou
a Southern Brazil Lumber,
Colonization 
Company em Três Barras, 
para a exploração 
da madeira da Floresta da Araucária na região. 
A Coube ao engenheiro Achilles Stenghel 
para a ousada empreitada, 
e este chamou milhares de homens, 
assim tendo sido recrutado 
um total de 8.000 trabalhadores em todo o País e, inclusive, no exterior, que foram distribuídos ao longo dos 372 quilômetros do traçado até de S.C até RS. 
O primeiro trecho, com 103 km 
entre Porto União e Taquaral Liso, 
passando pelas estações de São João (Matos Costa) e de São Roque (Calmon), 
foi inaugurado em 3 de abril de 1909 pelo Presidente da República, 
Affonso Augusto Moreira Penna, 
no local onde foi construída 
a Estação Presidente Penna 
(existente até hoje). 
A 1º de maio de 1910, 
foram inauguradas as estações 
de Rio Caçador 
Como pagamento recebia 15 km
a cada lado da via férrea 
e se obrigava
a colonizá-la dentro 

de 50 anos.
Fato que
resultou num sangrento confronto
com os que lá viviam,
cerca de 30.000.
A Guerra do Contestado
durou de 1905
a 1912, prejudicando 

o processo
de uso da estrada.
A exploração de madeira
pela empresa
americana e outra serrarias que aqui
se instalaram,
resultou num dos maiores crimes
ecológicos
do planeta, grande parte das árvores
derrubadas ficaram
abandonadas no local do corte.
Árvores centenárias
onde muitas vezes um vagão
suportava apenas três troncos.
A estrada ao cortar 

Santa Catarina,
acompanhou as margens 
do Rio do Peixe passando
por onde está hoje

Videira.
A 1º de maio de 1910, 
foram inauguradas as 
estações de Rio Caçador (Caçador), 
de Rio das Antas, 
de Rio das Pedras (Videira) 
e de Pinheiro Preto. 
Em 1º de setembro deste ano, 
inauguraram-se as estações de Rio Bonito (Tangará)
No dia 17 de dezembro 
de 1910
faz-se a viagem inaugural
de trem na então Perdizes.
Local estratégico,
entre RS e PR,
Videira ganha uma
da mais importantes
estações ao longo 
da ferrovia,
ponto de partida para
chegada de imigrantes, 
inclusive para Iomerê.