Os primeiros registros
de presença
de homem a
habitar a região
da cidade
de presença
de homem a
habitar a região
da cidade
Videira
hoje,
foram
hoje,
foram
as tribos
indígenas
dos Guarani,
Xockleng
e Kaigang.
Os primeiros
registros
de presença
de homem
civilizado foi
por volta
de 1881,
com a família
de fazendeiros
Pontes Sobrinho
na localidade de
Rio das Pedras.
Sua origem era cabocla
(mistura de luso
com indígena)
Mas o maior passo
para real ocupação
da região nasceu da
preocupação da
Coroa Brasileira
com questões
de divisa entre
o Brasil e a Argentina.
Para garantir o controle
das terras do sul,
o então imperador
D. Pedro II assinou
a concessão da estrada
de ferro São Paulo,
Rio Grande do Sul,
em 9 de novembro
de 1889.
Operários na contrução do estrada
Para
garantir
o controle
das terras
do sul,
o
indígenas
dos Guarani,
Xockleng
e Kaigang.
Os primeiros
registros
de presença
de homem
civilizado foi
por volta
de 1881,
com a família
de fazendeiros
Pontes Sobrinho
na localidade de
Rio das Pedras.
Sua origem era cabocla
(mistura de luso
com indígena)
Mas o maior passo
para real ocupação
da região nasceu da
preocupação da
Coroa Brasileira
com questões
de divisa entre
o Brasil e a Argentina.
Para garantir o controle
das terras do sul,
o então imperador
D. Pedro II assinou
a concessão da estrada
de ferro São Paulo,
Rio Grande do Sul,
em 9 de novembro
de 1889.
Operários na contrução do estrada
Para
garantir
o controle
das terras
do sul,
o
então imperador D. Pedro II
assinou a concessão
da estrada de ferro
São Paulo - Rio Grande do Sul,
em 9 de novembro de 1889.
A construção da estrada
assinou a concessão
da estrada de ferro
São Paulo - Rio Grande do Sul,
em 9 de novembro de 1889.
A construção da estrada
de ferro
foi concedida a empresa
norte americana
Brazil Railway Company
esta holding criou
a Southern Brazil Lumber,
Colonization
Company em Três Barras,
para a exploração
da madeira da Floresta da Araucária na região.
A Coube ao engenheiro Achilles Stenghel
para a ousada empreitada,
e este chamou milhares de homens,
assim tendo sido recrutado
um total de 8.000 trabalhadores em todo o País e, inclusive, no exterior, que foram distribuídos ao longo dos 372 quilômetros do traçado até de S.C até RS.
O primeiro trecho, com 103 km
entre Porto União e Taquaral Liso,
passando pelas estações de São João (Matos Costa) e de São Roque (Calmon),
foi inaugurado em 3 de abril de 1909 pelo Presidente da República,
Affonso Augusto Moreira Penna,
no local onde foi construída
a Estação Presidente Penna
(existente até hoje).
A 1º de maio de 1910,
foram inauguradas as estações
de Rio Caçador
Como pagamento recebia 15 km
a cada lado da via férrea
e se obrigava
a colonizá-la dentro
de 50 anos.
Fato que
resultou num sangrento confronto
com os que lá viviam,
cerca de 30.000.
A Guerra do Contestado
durou de 1905
a 1912, prejudicando
o processo
de uso da estrada.
A exploração de madeira
pela empresa
americana e outra serrarias que aqui
se instalaram,
resultou num dos maiores crimes
ecológicos
do planeta, grande parte das árvores
derrubadas ficaram
abandonadas no local do corte.
Árvores centenárias
onde muitas vezes um vagão
suportava apenas três troncos.
A estrada ao cortar
Santa Catarina,
acompanhou as margens
foi concedida a empresa
norte americana
Brazil Railway Company
esta holding criou
a Southern Brazil Lumber,
Colonization
Company em Três Barras,
para a exploração
da madeira da Floresta da Araucária na região.
A Coube ao engenheiro Achilles Stenghel
para a ousada empreitada,
e este chamou milhares de homens,
assim tendo sido recrutado
um total de 8.000 trabalhadores em todo o País e, inclusive, no exterior, que foram distribuídos ao longo dos 372 quilômetros do traçado até de S.C até RS.
O primeiro trecho, com 103 km
entre Porto União e Taquaral Liso,
passando pelas estações de São João (Matos Costa) e de São Roque (Calmon),
foi inaugurado em 3 de abril de 1909 pelo Presidente da República,
Affonso Augusto Moreira Penna,
no local onde foi construída
a Estação Presidente Penna
(existente até hoje).
A 1º de maio de 1910,
foram inauguradas as estações
de Rio Caçador
Como pagamento recebia 15 km
a cada lado da via férrea
e se obrigava
a colonizá-la dentro
de 50 anos.
Fato que
resultou num sangrento confronto
com os que lá viviam,
cerca de 30.000.
A Guerra do Contestado
durou de 1905
a 1912, prejudicando
o processo
de uso da estrada.
A exploração de madeira
pela empresa
americana e outra serrarias que aqui
se instalaram,
resultou num dos maiores crimes
ecológicos
do planeta, grande parte das árvores
derrubadas ficaram
abandonadas no local do corte.
Árvores centenárias
onde muitas vezes um vagão
suportava apenas três troncos.
A estrada ao cortar
Santa Catarina,
acompanhou as margens
do Rio do Peixe passando
por onde está hoje
Videira.
de 1910
faz-se a viagem inaugural
de trem na então Perdizes.
Local estratégico,
entre RS e PR,
Videira ganha uma
da mais importantes
estações ao longo
por onde está hoje
Videira.
A 1º de maio de 1910,
foram inauguradas as
estações de Rio
Caçador (Caçador),
de Rio das Antas,
de Rio das Pedras (Videira)
e de Pinheiro
Preto.
Em 1º de setembro deste ano,
inauguraram-se as estações de Rio Bonito
(Tangará)
No dia 17 de dezembro de 1910
faz-se a viagem inaugural
de trem na então Perdizes.
Local estratégico,
entre RS e PR,
Videira ganha uma
da mais importantes
estações ao longo
da ferrovia,
ponto de partida para
chegada de imigrantes,
ponto de partida para
chegada de imigrantes,
inclusive para Iomerê.