Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

What the herd hates

O que a manada mais odeia é aquele que pensa diferente. Não é tanto a opinião em si, mas a audácia de querer pensar por si mesmos. Algo que eles não sabem como fazer. Schopenhauer.

What the herd hates the most is the one who thinks differently. It is not so much the opinion itself, as the audacity of wanting to think for themselves. Something they do not know how to do.

Russian Literature

A literatura russa é considerada a forma mais verdadeira de literatura do mundo e a mais expressiva da realidade. É a única literatura que superou de longe a psicologia e realçou a beleza da alma humana.

Exemplos:.
1. "Mesmo que eu supere tudo que me dói... Já não sou quem eu era. "
Dostoiévski
2. "As pessoas que são reunidas por uma tragédia compartilhada sentem um certo alívio quando se reúnem. "
Anton Chekhov
3. "Só fica na memória o que queremos esquecer. "
Dostoiévski
4. "Quando te traem, é como se tivessem cortado os teus braços - podes perdoá-los, mas não podes abraçá-los. "
Tolstói
5. "Nada reforma uma pessoa tanto quanto a memória de seus arrependimentos passados. "Dostoiévski
6. "O inverno é frio para aqueles que não têm memórias quentes, mas acredito que é ainda mais frio para aqueles que as têm sem os seus donos. "
Dostoiévski
7. "Na minha opinião, o melhor momento de um conhecido é aquele pouco antes da despedida. " Dostoiévski
8. "Posso não ter vitórias notáveis, mas posso te surpreender com as derrotas que sobrevivi. "
Chekhov
9. "Quem insiste em sentar-se à janela muitas vezes não sabe nada sobre os detalhes da estrada. "Lermontov
10. "Nada é pior do que um velho que colocou os seus sonhos nos ombros do filho, apenas para acordar num lar de idosos. Dostoiévski

And no batteries required

Que coisa surpreendente é um livro. É um objeto plano feito a partir de uma árvore com partes flexíveis nas quais estão impressas muitos rabiscos escuros engraçados. Mas uma olhadela e estás dentro da mente de outra pessoa, talvez alguém morto há milhares de anos. Ao longo dos milênios, um autor está falando claramente e silenciosamente dentro da sua cabeça, diretamente para você. Escrever é talvez a maior das invenções humanas, unindo pessoas que nunca se conheceram, cidadãos de épocas distantes. Livros quebram as algemas do tempo. Um livro é a prova de que os seres humanos são capazes de fazer magia. Carl Sagan

A leitura é uma necessidade biológica da espécie humana..e o livro nenhuma outra tecnologia conseguira suprimir a sua importância.

Canadá


Para quem não conhece o Canadá. 🇨🇦
1. O Canadá é o segundo maior país do mundo por área terrestre.
2. O Canadá tem o litoral mais longo do mundo, com mais de 243.000 quilômetros de costa.
3. O Canadá tem mais lagos do que qualquer outro país, com mais de 2 milhões de lagos cobrindo cerca de 8% da sua área de terra
4. O nome do país vem da palavra iroquiana de São Lourenço "kanata", que significa "vila" ou "assentamento". "
5. O Canadá é o lar da rocha mais antiga conhecida do mundo, a Acasta Gneiss, que tem aproximadamente 4,01 bilhões de anos de idade.
6. O país tem seis fusos horários: Pacífico, Montanha, Central, Oriental, Atlântico, Terra Nova e Labrador.
7. O Canadá é o lar da rua mais longa do mundo, a rodovia Trans-Canadá, que abrange mais de 7.800 quilômetros.
8. O país tem uma vasta variedade de animais selvagens, incluindo ursos, alces, lobos e castores.
9. O Canadá é o maior produtor mundial de xarope de ácer, representando mais de 70% da produção global.
10. O país tem uma população diversificada, com mais de 20% dos canadenses nascidos no estrangeiro.
11. O Canadá tem duas línguas oficiais: inglês e francês.
12. O país abriga a maior ilha de água doce do mundo, a Ilha Manitoulin, localizada no Lago Huron.
13. O Canadá tem uma forte reputação pela sua beleza natural, com muitas atrações famosas como as Cataratas do Niágara, o Parque Nacional Banff e as Rochosas Canadenses.
14. O país tem uma cena de arte e cultura próspera, com numerosos museus, galerias e festivais.
15. O Canadá é conhecido por suas pessoas amigáveis e acolhedoras, com um padrão de vida alta e uma forte rede de segurança social.


terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

The ice will disappear more and more

Não há como negociar com esse fato de que o gelo desaparecerá cada vez mais enquanto as temperaturas continuarem subindo.

Um estudo descobriu que o gelo marinho do Ártico no verão seria perdido mesmo com cortes drásticos na poluição que aquece o planeta.
Se espera que o Oceano Ártico perca sua cobertura de gelo marinho no verão pela primeira vez nas próximas duas décadas”, Esta provavelmente será a primeira paisagem que desaparecerá por causa das atividades humanas, indicando mais uma vez o quão poderosos nós, humanos, nos tornamos em moldar a face do nosso planeta.


Nothing is the same in the climate as it was

Nada é igual no clima como era...

O calor está enfraquecendo o vórtice polar. Eis o que isso significa para o frio extremo. Pesquisas descobriram que o aumento das temperaturas no Ártico está enfraquecendo os sistemas climáticos que normalmente retêm o frio ao redor dos polos, tornando o clima de inverno mais caótico.
A onda de frio que provocou queda de neve recorde nas praias da Costa do Golfo na semana passada foi apenas a mais recente a transportar o ar gelado que normalmente gira sobre o Polo Norte para lugares muito mais ao sul um fenômeno que os pesquisadores associam ao aquecimento climático.
Embora os cientistas digam que não há evidências de que o frio extremo esteja se tornando mais frequente ou intenso, um crescente corpo de pesquisas está descobrindo que o aumento das temperaturas no Ártico está enfraquecendo os sistemas climáticos que normalmente prendem o frio ao redor dos polos, tornando o clima de inverno mais caótico. Essa mudança está encorajando os padrões climáticos erráticos no alto da atmosfera que podem causar calafrios até mesmo em regiões com climas tipicamente amenos, sugerem algumas pesquisas, ameaçando sobrecarregar comunidades não preparadas para tais
 condições frígidas.
A intrusão de ar polar da semana passada ocorreu após eventos como aquele que sobrecarregou a rede elétrica do Texas em 2021 e outro que atingiu mínimas recordes no resistente Centro-Oeste em 2014.
Ainda não se sabe se isso significa que surtos de frio de inverno anormalmente intensos se tornarão mais comuns em lugares como os Estados Unidos e a Europa, alertam os cientistas.
A ideia de ligar o frio extremo do inverno com o aquecimento do Ártico causado pelo homem foi considerada radical há uma dúzia de anos, quando Jennifer Francis liderou um estudo sobre isso pela primeira vez. Desde então, a pesquisa fortaleceu essa conexão, ela acrescentou embora não tenha respondido a todas as perguntas dos cientistas.
Quanto mais nos aprofundamos, mais complicada a história se torna", disse Francis, cientista sênior do Woodwell Climate Research Center. Como o ar do Ártico mergulha para o sul
Afinal, o efeito estufa crescente, à medida que os humanos queimam mais combustíveis fósseis, está desencadeando três vezes mais observações de temperaturas recordes do que de baixas recordes. Cada um dos últimos dois anos foi significativamente mais quente, em média, do que qualquer outro período da história humana.Os polos sempre serão os pontos mais frios do planeta. Isso porque, durante metade do ano, o eixo inclinado da Terra significa que eles recebem pouca ou nenhuma luz solar. Mesmo durante o verão, eles historicamente permaneceram cobertos de gelo embora isso tenha diminuído drasticamente nas últimas décadas. O gelo do Ártico tem visto o que os cientistas descobriram ser um afinamento "irreversível" desde 2007; o gelo marinho da Antártida atingiu um recorde de baixa, de longe, em 2023.
Durante muitos episódios memoráveis ​​ao longo da última década, o ar frio se deslocou para bem longe de onde normalmente gira.
Surtos de frio incluindo um episódio em janeiro de 2014 que trouxe o inverno mais frio no Centro-Oeste em décadas apresentaram a grande parte do público o vórtice polar. A frase se refere a uma coluna natural de ar circulando rapidamente sobre os polos na estratosfera, de 10 a 50 milhas acima da superfície da Terra. Esse ar gira bem acima da troposfera, que é a camada mais próxima do solo, onde o clima acontece.
Às vezes, o vórtice pode se afastar do polo, esticar ou até mesmo se dividir de uma forma que envia um frio intenso para latitudes médias. Essas interrupções na circulação estão acontecendo com mais frequência, pois o aquecimento global enfraqueceu o vórtice polar. O que está menos claro é se esses eventos também estão levando a surtos de frio no solo.
Um vórtice polar forte e que continua girando firmemente acima do polo - depende de um contraste dramático entre temperaturas polares frígidas e condições mais amenas em latitudes médias. À medida que o rápido aquecimento do Ártico diminui esse contraste, o vórtice geralmente não gira tão firmemente e é mais propenso a enviar seu ar frio para longe do polo."Você precisa de ar realmente frio no polo para ter um vórtice polar de rotação muito rápida", disse Mostafa Hamouda, pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Qualquer aquecimento "retarda toda a circulação"
Esse aquecimento e desaceleração podem fazer com que o vórtice polar se torne cada vez mais esticado oblongo, em vez de firmemente circular e pode espalhar seu frio para latitudes com climas tipicamente amenos.
Às vezes, lóbulos do vórtice polar podem se separar e ficar presos bem ao sul. Vários estudos fortaleceram a compreensão dos cientistas sobre os fenômenos como consequência do aquecimento do Ártico e das mudanças climáticas.
Mesmo que essas interrupções no vórtice não estejam fazendo com que surtos de frio se
tornem mais frequentes ou intensos nos
Estados Unidos ou em outras partes do
mundo, elas podem estar se traduzindo em
surtos de tempo frio que são mais
disseminados e duram mais, disse Francis. Sua
pesquisa sugere que o frio do Ártico também
está se estendendo mais ao sul para áreas que
não estão bem preparadas para tais condições.
Estudos mais recentes também reforçam a ideia de que o aquecimento do Ártico e dos oceanos pode estar estimulando padrões climáticos que permitem que o ar polar se espalhe para o sul por períodos mais longos e persistentes de frio.

Esses padrões bloqueio chamados padrões de sempre se desenvolveram de tempos em tempos. Eles ocorrem quando áreas de alta pressão atrapalham a corrente de jato, um rio na atmosfera superior que controla o clima. E, como o nome sugere, eles podem permitir que certos padrões climáticos permaneçam teimosamente no lugar incluindo padrões de corrente de jato ondulantes que permitem que o frio do Ártico flua para o sul, para os Estados Unidos, por exemplo.
Um estudo recente de Hamouda sugeriu que o calor no Pacífico Norte está fazendo com que esses padrões de bloqueio se formem com mais frequência e incentivando períodos de frio no leste dos Estados Unidos.
A questão é se essas mudanças atmosféricas maiores estão se traduzindo em temperaturas significativamente mais frias no solo, disse ele.
"Acho que esse é o elo perdido", disse Dessler, acrescentando: "Muitas coisas acontecem na estratosfera que não chegam à superfície".
Francisco concordou que a conexão entre o aquecimento global e os surtos de clima frio é "muito mais complicada" do que os vínculos bem estabelecidos com ondas de calor, secas, elevação do nível do mar, precipitação extrema e tempestades cada vez mais intensas.
Ainda assim, acrescentou, "as evidências que sustentam a ligação são mais sólidas agora".
Alguns, como Dessler, permanecerão céticos até que a pesquisa estabeleça uma ligação mais clara. Mas isso não diminui as mudanças dramáticas que estão acontecendo nos sistemas climáticos e de tempo ou descarta qualquer coisa.
Nada é igual no clima como era.

Greenwashing

Estudos indicam como privatização da água promove crimes ambientais.

A privatização do saneamento básico é vendida como uma solução mágica para a eficiência e qualidade dos serviços. Mas a realidade dos países que seguiram esse caminho mostra um cenário bem diferente: tarifas abusivas, piora na prestação de serviços e uma estratégia calculada de desinformação para encobrir os danos causados ao meio ambiente.
Experiências de privatização no Brasil comprovam falência do modelo privado de saneamento
Um estudo publicado no periódico Nature Water revelou que as empresas privadas de água na Inglaterra estão adotando as mesmas táticas de manipulação usadas por grandes poluidores como a indústria do tabaco e dos combustíveis fósseis.
As companhias utilizam um “manual de greenwashing” conhecido como a Mentira Verde, que é quando uma empresa diz se preocupar com a natureza, mas na prática faz o contrário ou não faz nada. A publicação alerta para a tática de minimizar os impactos da poluição gerada pelo despejo de esgoto não tratado, transferindo culpas e manipulando informações para evitar responsabilização.
The Guardian critica privatizações e defende nacionalização do saneamento na Grã-Bretanha.
A denúncia mostra que as empresas de água e esgoto prolongaram a injustiça ambiental usando um manual de táticas nas quais outros grandes poluidores confiaram no passado para enganar o público e influenciar agências governamentais ou leis.
A pesquisa comparou as estratégias de comunicação das nove principais empresas de água e esgoto da Inglaterra com 28 táticas de greenwashing já usadas por indústrias altamente poluentes. O resultado é alarmante: 22 dessas táticas foram adotadas para deturpar informações, desacreditar pesquisas científicas, minimizar a gravidade da poluição e atrasar ações corretivas.
O caso inglês não é isolado. No Brasil, o governo de São Paulo seguiu essa cartilha ao privatizar a Sabesp, ignorando alertas de especialistas e dos trabalhadores do setor. Agora, a população já sente os primeiros impactos, com contas disparando e um futuro incerto para a qualidade da água e do saneamento.
A experiência internacional mostra que a privatização da água não entrega o que promete. O que se vê, ao contrário, é um modelo baseado na busca pelo lucro a qualquer custo, onde a exploração da população e a destruição ambiental são disfarçadas por campanhas de marketing enganosas. O saneamento deve ser tratado como um direito fundamental, não como um negócio a ser explorado por corporações que operam sem transparência e responsabilidade.


Sometimes this is powerfully true

Às vezes isso é poderosamente verdadeiro
O irreal é mais poderoso do que o real, porque nada é tão perfeito quanto você pode imaginar, porque são apenas ideias intangíveis, conceitos, crenças, fantasias que duram.
A pedra desmorona, a madeira apodrece. As pessoas, bem, morrem. Mas coisas tão frágeis como um pensamento, um sonho, uma lenda, podem continuar e continuar. Chuck Palahniuk.

Lung cancer diagnoses on the rise among never-smokers worldwide

Assustadora, esta descoberta, recente sobre Câncer de pulmão..num mundo cada vez com ar com mais poluição.
Diagnósticos de câncer de pulmão aumentam entre nunca fumantes em todo o mundo
Pesquisas mostram a necessidade urgente de mais estudos sobre poluição do ar e outros fatores causais.
A proporção de pessoas diagnosticadas com câncer de pulmão que nunca fumaram está aumentando, sendo a *poluição do ar um "fator importante", afirmou a agência de câncer da Organização Mundial da Saúde.
O câncer de pulmão em pessoas que nunca fumaram cigarros ou tabaco é atualmente estimado como a quinta maior causa de mortes por câncer no mundo, de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC).
O câncer de pulmão em nunca fumantes também está ocorrendo quase exclusivamente como adenocarcinoma, que se tornou o mais dominante dos quatro principais subtipos da doença em homens e mulheres em todo o mundo, disse o IARC.
Cerca de 200.000 casos de adenocarcinoma foram associados à exposição à poluição do ar em 2022, de acordo com o estudo do IARC publicado na revista Lancet Respiratory Medicine .
O maior número de adenocarcinomas atribuíveis à poluição do ar foi encontrado no leste da Ásia, particularmente na China, segundo o estudo.
Em uma entrevista ao Guardian, o principal autor do estudo e chefe do ramo de vigilância do câncer do IARC, Dr. Freddie Bray, disse que as descobertas ressaltam a necessidade de monitoramento urgente do risco de câncer de pulmão.
E acrescentou que também são necessários mais estudos para identificar possíveis fatores causais, como a poluição do ar, em populações onde o tabagismo não é considerado a principal causa de câncer de pulmão.
“Com declínios na prevalência do tabagismo como visto no Reino Unido e nos EUA,  a proporção de cânceres de pulmão diagnosticados entre aqueles que nunca fumaram tende a aumentar”, disse Bray. “Se a proporção global de adenocarcinomas atribuíveis à poluição do ar ambiente aumentará depende do sucesso relativo de estratégias futuras para reduzir o uso de tabaco e a poluição do ar em todo o mundo. O câncer de pulmão continua sendo a principal causa de incidência e mortalidade por câncer no mundo todo. Em 2022, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram diagnosticadas com a doença. Mas os padrões de incidência por subtipo mudaram drasticamente nas últimas décadas.
Dos quatro principais subtipos de câncer de pulmão (adenocarcinoma, carcinoma de células escamosas, carcinoma de pequenas células e carcinoma de grandes células), o adenocarcinoma se tornou o subtipo dominante entre homens e mulheres, descobriu o IARC .
O adenocarcinoma foi responsável por 45,6% dos casos globais de câncer de pulmão entre homens e 59,7% dos casos globais de câncer de pulmão entre mulheres em 2022. Os números respectivos foram de 39,0% e 57,1% em 2020.
O adenocarcinoma é responsável por até 70% dos casos de câncer de pulmão entre nunca fumantes, disse o IARC.
Embora as taxas de incidência de câncer de pulmão em homens tenham diminuído na maioria dos países durante os últimos 40 anos, as taxas entre mulheres tendem a continuar aumentando.
As tendências atuais sugerem que, embora os homens ainda representem a maioria dos casos de câncer de pulmão (cerca de 1,6 milhão em 2022), a diferença entre as incidências de câncer de pulmão em homens e mulheres está diminuindo, com cerca de 900.000 mulheres diagnosticadas com câncer de pulmão em 2022.
Em 2023, o Guardian revelou como o número de mulheres diagnosticadas com câncer de pulmão no Reino Unido estava ultrapassando o de homens pela primeira vez, o que levou a apelos para que as mulheres fossem tão vigilantes sobre o câncer quanto são sobre o câncer de mama. Especialistas em câncer disseram que os números refletem diferenças históricas na prevalência do tabagismo, especificamente que as taxas de tabagismo atingiram o pico muito mais cedo em homens do que em mulheres. As mulheres agora devem estar tão alertas para potenciais sinais de câncer de pulmão quanto estavam em verificar se havia caroços em seus seios, eles disseram.
Mudanças na fabricação de cigarros e nos padrões de tabagismo nas últimas décadas influenciaram as tendências na incidência de câncer de pulmão por subtipo, e há evidências crescentes de uma relação causal entre a poluição do ar e um risco aumentado de adenocarcinoma, disse o IARC.
Não se sabe qual a proporção de casos globais de câncer de pulmão em nunca fumantes, apenas que as evidências sugerem que está aumentando. Cientistas estão correndo para aprender mais sobre o que mais está causando câncer de pulmão, além do tabagismo.
A poluição do ar pode ser considerada um fator importante que explica em parte a predominância emergente do adenocarcinoma, responsável por 53% a 70% dos casos de câncer de pulmão entre pessoas que nunca fumaram em todo o mundo”, relatou o estudo.
O estudo forneceu insights importantes sobre como o câncer de pulmão e os fatores de risco subjacentes estavam evoluindo, “oferecendo pistas sobre como podemos prevenir o câncer de pulmão de forma ideal em todo o mundo”.

“Mudanças nos padrões de tabagismo e exposição à poluição do ar estão entre os principais determinantes da mudança no perfil de risco de incidência de câncer de pulmão por subtipo que vemos hoje
“As tendências divergentes por sexo nas gerações recentes oferecem insights para especialistas em prevenção do câncer e formuladores de políticas que buscam desenvolver e implementar estratégias de controle do tabaco e da poluição do ar adaptadas a populações de alto risco.

Nature, the transforming power

Ambientalista,
pacifista,
virei 
 
admirador
da  filosofia  Budista.

Deixo
sempre
a beleza
da
natureza
me tocar,
me falar,
e assim 
sigo,
deixo
meu
coração 
falar,
em 
palavras
que escrevo.
...
Sou
grato
a tudo que
a vida me
deu.

Sou
grato a
minha
cachoeira,
lá me fez,
me faz ainda
perceber o poder 

transformador
do contato com 
a natureza,
o ar
a água,
e a luz,
que
brilha
entrecortada
na mata
virgem.

A natureza é
Fonte de felicidade.

Bom
dia
natureza
posso

dizer
isso
com os 
primeiros
raios
de luz
na aurora.

..
Saia 
do 
seu 
quadrado...
Extenda 
a vida 
como 
um elástico cheia de
novas experiencias, tenha a mente aberta que elas  
virão, 
além do seu quadrado,
entender melhor 
o mundo
e de tudo
ao redor.
Estenda
a mão 
para outros 
seres 
vivos 
ou não,
do mundo  
e assim 
traga 
mais 
significados 
para 
a sua vida. 
..
Esta foto
com minha 
filha 
Isabella, 
e Matilde
Wigre amiga

Ana 
Ebeling, 
moradora 
e criadora
do local
m parque 
religioso em
Bom Sucesso.
em meio 
a mata nativa 
uma
homenagem 
e devoção
à  
Madre 
Paulina
uma 
Santa 
Brasileira.

A musica é em outro lugar

Fotos, que temos.
Fotos são boas recordações.
Música 
ainda 
é 
a grande 
fonte 
de 
alegria 

de 
ocasional 
conforto
e
prazer
como 
fotos,
que 
vemos 
e nos 
remetem 
a boas 
recordações 
em 
meio 
a  
"dias difíceis".
É difícil 
de imaginar..
mas ouvindo 
uma música..
num 
belo lugar..
deixa 
a gente 
leve.
Mas 
as fotos, 
estão..
aqui

as músicas 
no carro, 
no meu iPod ...
a maioria 
de músicas,
"da 
juventude 
e infância",
que ainda 
estão em 
"quantidade" 
lá.
Estar
num
"Um belo Lugar" 
é  me
imaginar 
voltando... 
e tipo de 
pensamento 
sobrevém 
com
alguns versos, 
de
algumas 
músicas,
elas me 
fazem bem

trazem para 
lugares assim..
"Deve ter algum 
lugar ou 
alguma forma 
de sair  de 
onde estamos
que nos entedia
no meu fim  
de semana...
depois 
Ir a um lugar 
assim".
é exatamente 
do que precisamos 
sempre."
Lembrando do 
recadinho do Goethe: 
"Todos os dias deveríamos 
ler um bom, 
poema, 
ouvir uma linda canção, 
contemplar um 
belo quadro 
e dizer algumas 
palavras bonitas, 
então lendo em voz alta...
então hoje resolvi 
escrever isso....
Nós somos 
o que pensamos.
Tudo o que somos 
emergem 
com os nossos 
pensamentos.
Com os pensamentos 
fazemos 
o mundo.
dizia: 
"Sidartha, 
o Buda".
Bem eu....
não eliminaria também 
a beleza dos olhares...
nas pessoas e na natureza,
e a oportunidade 
de interpretar tudo isto..
com máximo de prazer,
que sejam 
e guiem 
a imaginação
e  
contrapor a tudo 
de real e de mau 
que está ai..
em respostas 
as hostilidades 
as imbecilidades
que aturamos
e
sofremos,
assim 
tudo 
que é 
demais, 
estragam 
os 
sonhos 
e a 
imaginação.
paro 
por aqui..
BEM O 
QUADRO 
ESTÁ AI..
PALAVRAS 
BONITAS...
POEMAS..
TEM POR 
AI ABAIXO...
nos post do blog 
é sem música...
Música ainda 
é em 
outro lugar.

Tecnology

Considere os avanços
técnicos mais recentes.
...
Os
empregos
não
vão
acabar,
Muitos
dizem
que
não haveria
mais
empregos,
esta é uma percepção
mas nenhuma
razão humanas
nem tecnológica...
Mas a evolução
não
seria menos
poderosa
que a vida
moderna,
que a vida
se expandiu
tecnologicamente
com
os sentidos
e com
os
computadores.
nosso intelecto,
para explorar
e decifrar a realidade,
do próprio universo
à mais fugaz partícula
subatômica.
Temos hoje o já
computador quântico...
A opinião de alguns
é de que a tecnologia
é menos pura
e mais comercial
que a ciência.
A vida vai estar
muito além,
além das mentiras
dos cérebros
da inovação
suas elucubrações
e orgasmos
impressoras 3D,
onde ninguém tem
a mínima
ideia de como evitar
a devastação causada
pela revolução
tecnológica
talvez
cognitiva
em curso
A relação
entre
o homem
futuro
tem a ver
com
a inovação
e tecnologia
Na opinião de muitos,
ha um
relacionamento
mais
simbiótico
do que
geralmente
se admite.
A ciência e a tecnologia
avançam juntas em uma
espécie de coevolução.
E sem a tecnologia
e
a ciência não
vai na frente.
O que eu comecei
a perceber,
conforme me aprofundei
neste projeto,
é que tudo emerge
da tecnologia",
É a tecnologia
que dá origem à ciência
moderna
e à economia,
e tendemos a pensar
o inverso
que a ciência dá origem
à tecnologia
e a economia
dá origem à tecnologia.
Mas a tecnologia é mais
fundamental que ambas.
É fácil ver.....
As tecnologias evoluem, a
bases na recombinação
constante
e caótica de
tecnologias existentes.
Nessa visão, todos
os avanços tecnológicos
surgem como novas
combinações de componentes
tecnológicos preexistentes,
os quais passaram a existir
por meio do mesmo processo.
E o progresso tecnológico
são conduzidos por humanos
em busca de meios para um fim
que eles já definiram.
É uma visão
profundamente social
da inovação.
O "inventor
solitário"
é uma verdade
uma invenção.
O gênio aparentemente
independente é sempre
alguém que tem um profundo
conhecimento das tecnologias
existentes e a inspiração
para combiná-las de
maneiras novas.
O mercado exerce
o papel de árbitro
no surgimento
de novas tecnologias.
Um exemplo dessa
mudança marcante
foi o avanço para os motores
a jato na aviação comercial.
A tecnologia é
um pouco como a música",
"Há uma quantidade enorme
de conhecimento
sobre tecnologias
individuais, e
na música
conhecemos
as partituras de todo
compositor
que deixou registros.
Conhecemos cada nota
de cada composição, mas,
se você perguntar
o que é a música,
terá uma conversa
profundamente
filosófica."
Pense "Sobre a Origem
das Espécies",
de Darwin, mas
não repeti-la.
Ao explicar o surgimento
de novas tecnologias radicais,
o motor a jato não surgiu do constante
acréscimo de pequenos avanços
nos motores a pistão,
nem o
computador moderno
surgiu como
a próxima
calculadora
mecânica.
Onde estamos com
essa nossa criação?"
o filósofo
Martin Heidegger
e o sociólogo
Jacques Ellul
sugeriram
que a tecnologia
tornou-se
uma espécie
de Frankenstein
com vontade própria.
A tecnologia é algo
que nos define
como humanos
e que,
afinal,
seremos capazes
de controlar
um conjunto
de tecnologias
que,
em vez de
nos conquistar,
vão ampliar
nossa humanidade.

Learn III

Na vida..sempre aprender é fundamental..
Aprendemos e
reaprendemos..
desde que nascemos,
o que é essencial, mas é importante se relacionar bem, para viver bem.

Mas,
Você sabe como é tudo.
Meras palavras não
são suficientes,
só com elas nada
pode ser alcançado,
é preciso agir.
O pensamento
é o ensaio da ação.

Iomerê, Setembro de 2018

...
Você não
consegue
entender
uma
cidade
sem
estar 

nela.
...
Eu 
andei 
pela 
praça.. 
com
vistas 
à igreja, 
e ouvi
os sons da missa 
olhei longe
a
densa mata 
nos 
arredores
e a magia, 
das 
montanhas
tudo 
era calmo, 
isso me 
fez sentir,
um universo 
extremamente 
generoso, como
eram tão espertos 
os que escolheram 
e construiram
uma cidade 
num lugar 
tão bonito.
...
Uma cidade
não conta 

seu passado,
mas 
o contém....
Uma cidade  
é adornada 
por 
coisas externas, 
mas também
pela virtude 
dos
que nela 
habitam. 
A cidade havia mudado...
Se você andar pela
cidade, 
você vai gostar
da cidade, 
De coração tenho 
a mente aberta, 
sem que se 
torne sua...
um dia posso 
me tornar
um
seu 
um cronista, 
um amante 
ardente, 
seu filho 
não nativo
ou um grande
defensor.
Era maravilhoso 
ser jovem 
e andar
pela praça 
e ruas 
da cidade.

Um mundo assim

É algo sincero...
vivido...assim....
por mim..
Seguimos rumando
Há um sentimento eterno,
ser assim único..
Há um amor sentido...
A origem de tudo
É a beleza única que emana...
Como uma ardente chama,
Nosso mundo...
muito querido,
belas palavras,
as palavras desejadas
nos momentos em
que podem ser ditas...
como hoje
Agora, porque acontece..
Pode ser pronunciadas...
para sempre queridas,
as palavras
e a pessoa.

Change III

A essência do mundo
e da vida é o movimento...
...
Nada é 
permanente
exceto 
a mudança.

Reality will prevail

Na política de fantasia de Trump, se pode realizar qualquer coisa, mas a realidade prevalecerá.
Toda fantasia cederá a realidade. Seu segundo mandato parece representar uma vitória incontestável para os homens brancos conservadores, mas em breve ele será outro titular em um mundo, 
anti-titular
Por que exatamente a nova presidência de Donald Trump é tão brutal e desorientadora.  Até agora, as explicações tendem a se concentrar em seu ritmo maníaco, desprezo por convenções políticas e subversão flagrante de uma das democracias supostamente mais robustas do mundo.
Mas todos esses elementos também estavam presentes em sua primeira presidência. Enquanto isso, outras características de ambos os mandatos, como seu culto à personalidade, bode expiatório de imigrantes e acusação de que as elites liberais causaram o declínio nacional, são práticas padrão para homens fortes de extrema direita, e têm sido por pelo menos um século. No entanto, ele ainda confunde e engana as pessoas, tanto oponentes quanto observadores mais neutros, profissionais políticos e eleitores, americanos e estrangeiros. Há uma razão pouco explorada para isso. A presidência de Trump, e particularmente seu segundo mandato, é um projeto profundamente paradoxal. De certa forma, é uma fantasia política épica, uma promessa de que todo sonho de reacionários e nacionalistas dos EUA pode ser rapidamente cumprido. Mas, de outras formas, é uma intrusão assustadora da realidade na imagem cor-de-rosa que muitos liberais ainda têm de como a América funciona e como a América se relaciona com o resto do mundo.
A suposição central da fantasia de Trump é que em seu mandato restante de quatro anos, durante o qual ele entrará na casa dos 80, apesar das agudas divisões sociais dos EUA e do inevitável golpe das crises globais, ele pode realizar quase tudo. “Estou diante de vocês agora”, ele disse em sua posse, “como prova de que vocês nunca devem acreditar que algo é impossível... Estamos à beira dos quatro maiores ou piores anos da história americana.
Outros elementos da fantasia de Trump incluem a crença de que os EUA podem essencialmente ignorar a crise climática, que podem impor grandes tarifas sobre importações sem causar aumentos em seus preços, que as intervenções pessoais de Trump podem acabar rápida e permanentemente com conflitos de longa data, como Gaza, e que suas mentiras, exageros e invenções constantes podem criar novas realidades, remodelando o presente e reescrevendo permanentemente a história. Em suma, a fantasia de Trump promete que, em uma era antipolítica, seu tipo de política pode, no entanto, resolver tudo.
No entanto, ao mesmo tempo, os primeiros dias de seu segundo mandato revelaram verdades sobre os EUA que antes estavam meio escondidas. Sua aliança com a Europa Ocidental não é permanente. Ainda é uma potência imperial no sentido tradicional, com ambições territoriais. E grande parte da América corporativa está feliz em ter um governo autoritário, desde que seja bom para os lucros. "A maior civilização da história", como Trump descreveu seu país na posse, é realmente um lugar brutalmente competitivo e agressivamente nacionalista pelo menos em grandes extensões, em vez da sociedade essencialmente benigna e da superpotência em que tantos liberais acreditaram por tanto tempo. Foi necessária a presidência sem filtros de Trump para finalmente tornar isso óbvio.
Mais desconcertante ainda para aqueles que não o apoiam, às vezes tem os fios fantásticos e baseados na realidade do Trumpismo e estão intimamente entrelaçados. Seu forte apoio dos homens e a interrupção das políticas pró-diversidade , por exemplo, são em parte produtos de uma fantasia que sob ele o domínio masculino heterossexual como existia décadas atrás pode ser restaurado e ainda assim são também um lembrete de que nos EUA, como em outras democracias, os homens socialmente conservadores continuam sendo uma força eleitoral poderosa.
Índice de aprovação de Trump cai após onda de ordens executivas, segundo pesquisas.
Da mesma forma, as políticas climáticas de Trump  por mais ilusórias que pareçam com áreas crescentes de seu país em chamas no ultimo ver
ão por causa do clima extremo também são um reconhecimento de que qualquer resposta séria dos EUA à crise exigiria que seus eleitores e doadores mais ricos fizessem mudanças drásticas no estilo de vida. Se o planeta e o patriarcado estão em apuros, como muitos apoiadores de Trump provavelmente aceitam, no fundo, como todos os outros, então há um argumento, embora egoísta, para aproveitar todos os privilégios intensivos em carbono da masculinidade tradicional americana enquanto você ainda pode. Com seu amor por hambúrgueres e superfícies de ouro, seus campos de golfe famintos por água e várias casas, a própria vida de Trump constantemente exibe esse tipo de consumo escapista e pesado em recursos. Em um mundo cada vez mais assombrado pela escassez, com cadeias de suprimentos enfraquecidas por guerras, clima perturbador e a pandemia, seu excesso é uma declaração grosseira, mas potente...

Diante novamente dessa combinação de negação da realidade e interesse próprio, como aqueles que se opõem a Trump em casa e no exterior, ou que comandam governos que terão que coexistir com o dele, podem recuperar sua compostura política? Uma maneira pode ser simplesmente esperar que seu frenesi de ordens executivas perca sua eficácia política, um processo que pode já ter começado com uma ordem congelando subsídios federais caoticamente revertida esta semana. Até mesmo alguns eleitores de Trump perceberão mais cedo ou mais tarde que emitir decretos de Washington e acabar com o "declínio da América", como ele promete, não são a mesma coisa.
Outra abordagem útil pode ser entender a atratividade para muitos eleitores das fantasias de Trump, mas também sua impraticabilidade. Apesar das alegações de Trump e de uma mídia crédula de que ele é um líder americano único, o país tem uma tradição recente de presidentes republicanos fazendo promessas inatingíveis. Na década de 1980, Ronald Reagan disse que tornaria a América segura novamente, com um sistema antimísseis sem precedentes de "Guerra nas Estrelas" , e na década de 2000, George W Bush prometeu fazer o mesmo invadindo o Iraque. Ambos os projetos foram desastres. A guerra do Iraque também prejudicou os aliados dos EUA, especialmente a Grã-Bretanha, em parte porque o governo de Tony Blair viu a fixação de Bush pelo Iraque como poderosa demais para ser questionada. Qualquer outro não republicano tentado a simplesmente aceitar que esta é a era de Trump pode olhar utilmente para os números por trás de seu apoio. No ano passado, diferentemente de 2016, ele ganhou o voto popular, mas por apenas 1,5 ponto percentual . No entanto, tanto as forças pró quanto anti-Trump agem como se ele tivesse um mandato tão avassalador que a resistência é inútil. As maiorias de seu partido no Senado e na Câmara também são minúsculas. Se ele decepcionar apenas uma pequena fração de seus apoiadores, nenhuma das maiorias pode sobreviver às eleições de meio de mandato de 2026.
Trump pode parecer vertiginosamente forte agora. Mas em breve ele será apenas mais um titular, em um mundo anti-titular. O problema então, para aqueles que não o apoiam, não será seu domínio do discurso, que pode estar escorregando, mas o quanto do estado americano ele controla.

Know your worth

Saiba seu valor.
1. Nunca se deve apertar uma mão enquanto estamos sentado.
2. Nunca fale mal da comida quando você é o convidado.
3. Não coma o último pedaço de algo que não compraste.
4. Proteja quem está atrás de você e respeite quem está ao seu lado.
5. Nunca faça a primeira oferta numa negociação.
6. Não fiques com os louros pelo trabalho que não fizeste.
7. Vista-se bem, não importa qual seja a ocasião.
8. Fale honestamente, diga o que pensa e sinta o que diz.
9. Pergunte mais do que você responde.
10. Deixe a língua profana para os menos educados.
11. Evite colocar o telefone na mesa quando comer com alguém.
12. Ouça, sorria e acima de tudo faça contato visual.
13. Se não for convidado, não peça pra ir.
14. Nunca tenha vergonha de onde você vem.
15. Não implore por um relacionamento.


I embraced the silence

Eu nem sempre precisei de ruído de fundo na minha vida. Então desliguei meu telefone e eu abracei o silêncio.
A barulhenta cidade ao meu redor sempre parecia abafar minhas rotinas e preocupações diárias até que um dia, num insight, me mostrou que havia uma maneira melhor de viver na cidade. Moro no🇧🇷Brasil🌎mas só  descobri o quão barulhento é aqui..quando estou na cidade.

Na verdade, eu achava tão normal, ter ruidos quase constante ao meu redor durante toda a minha vida adulta. Sem perceber, o ruído de fundo se tornou uma espécie de conforto para mim, me fazendo sentir menos sozinho. Tudo começou quando eu mal conseguia sobreviver, a cidade barulhenta e que não queria sentir. Eu acalmava minha solidão e isolamento à noite com TV ligada, segmento após segmento no YouTube, Sky News ou na  CNN. Sabia os nomes dos âncoras e as vozes dos repórteres. Raramente havia silêncio ao meu redor, mas eu mal notava. Então, em 2021, fui para a floresta solo para evitar distrações em casa. Comecei a escrever e meditar pela primeira vez e foi incrível . Senti como se tivesse realizado algo criativo  em muito tempo. Mas a ficha ainda não tinha caído. Quando cheguei em casa, percebi o quanto o "ruído de fundo inofensivo" estava me machucando até que notei o quanto inspirador 
é o
som do silêncio. De pé no chuveiro sem meu telefone tocando algo, no fundo, de repente percebi que podia me ouvir pensando. Ideias voltaram para mim, frases e linhas que eu queria usar, inspiração para propostas de textos ao blog ou sem motivos para  publicações, nada mais havia algo que estavam involuntariamente afogando minha criatividade em um mar de som sem ter criado por mim mesmo e percebi que tinha que parar. O barulho não estava apenas matando minha criatividade. Cada pensamento criativo que eu queria colocar "no papel" levava muito do meu tempo. As ideias vinham mais devagar ou nem chegavam. Nenhum de nós é estranho aos efeitos negativos do som. Estudos mostram que a poluição sonora desempenha um papel em problemas de saúde comuns, como doenças cardíacas e pressão alta, junto com outros surpreendentes, como baixo peso ao nascer. Um pesquisador chegou a descrever nossa obsessão sonora como " lixo auditivo. Sou Médico mas me parece claro que quanto mais som permitimos que nos cerque como sociedade, menos conectados nos tornamos uns aos outros. Perdemos o desejo de conversar nais que verdadeiramente com nossos amigos ou parceiros, substituindo nossos relacionamentos por podcasts, talk shows e atualizações sociais e de notícias sem fim. Confiamos cada vez mais em informações externas em vez de olhar para dentro de nós mesmos, cortando nossos fios telefônicos internos e esquecendo o som de nossas vozes intuitivas, aquelas que impulsionam nossas decisões, criatividade e como vemos o mundo ao nosso redor. Perceber o que meu hábito de barulho estava fazendo comigo foi o chamado para acordar que eu precisava. Reduzi drasticamente todo tipo de video no YouTube. Não levo mais meu telefone para o chuveiro, não ouço clipes de notícias enquanto faço tarefas e evito usar meus fones de ouvido enquanto estou caminhando ou me deslocando. Limito o "ruído de fundo da escrita" à música instrumental, se é que isso serve. E quando estou tentado a ligar algo que sei que vai me ajudar, pego meu MacBook e vou para beira do lago  por algumas momentos para trabalhar num texto. Às vezes, simplesmente sento em silêncio por alguns minutos e deixo minha mente vagar para realmente senti-la e o impacto que ela causou na minha vida. Uma noite caminhando pela cidade no caminho de volta para casa vi telas na rua eu não queria ser atraído por este lixo, eu queria preservar o espaço tranquilo que eu finalmente encontrei e mantê-lo sagrado.
Esses momentos não deveriam ter sido descobertas tão epifânicas, mas foram, preciso não, anseio por mais silêncio na minha vida. Minha criatividade era sufocada por eles. Às vezes, ainda é difícil escolher o silêncio em vez do barulho, mas o resultado vale bem o sacrifício do estar sem som.