O desejo de voar é uma ideia transmitida a nós pelos nossos ancestrais que... olhavam com inveja para os pássaros voando livremente pelo espaço... na infinita rodovia do ar.
Há poluição causada por aviões como preocupante. Hoje em dia, cada voo e sua magia têm um preço alto, os tanques de cada avião não estão cheios de palavras ou sonhos, mas de combustível, destinado a ser queimado.Minha demissão não salvará o planeta, mas minhas convicções não estão mais alinhadas à essa profissão de piloto.
Comandante pede a sua renúncia à aviação.
Uma forte...dor na... consciência ecológica fez um comandante da empresa aérea pedir demissão e renunciar à sua profissão após 20 anos de carreira na aviação. A convicção de comandante aeronáutico se fortaleceu depois de 2 anos sabáticos, quando amadureceu a ideia e percebeu que não conseguiria mais justificar a poluição criada pelas aeronaves que pilotava.
Eu realmente amei trabalhar na aviação. Mas hoje sinto a necessidade urgente de me realinhar com minha bússola interna, que me diz que minhas convicções não estão mais alinhadas com esta profissão, escreveu o comandante em seu perfil no Linkedin. As emissões da aviação são um contribuinte significativo para as mudanças climáticas. Os aviões queimam combustível fóssil, o que não só libera emissões de CO2 devido aos óxidos de nitrogênio (NOx), rastros de vapor e formação de nuvens desencadeados pela altitude em que as aeronaves operam. Cientistas afirmam que os efeitos não-CO2, provocados pela aviação, contribuem duas vezes mais para o aquecimento global do que o CO 2 dos aviões. E foram responsáveis por dois terços do impacto climático da aviação em 2018 por ex.
Estou ciente que minha renúncia não salvará o planeta, claro, mas eu não conseguiria mais queimar milhares de litros de querosene de aviação cada vez que eu fosse trabalhar, justificou o comandante.
Nem mesmo os esforços do setor de aviação, que tem criado jatos cada vez menos poluentes, investido na pesquisa e produção de SAF (sigla em inglês para Combustível Sustentável de Aviação), além da adoção de práticas de reciclagem de produtos utilizados a bordo, foram suficientes para impedir a decisão do comandante. O piloto citou as metas da indústria para o aumento da frota de aviões nas próximas décadas e defendeu ações urgentes em benefício do meio ambiente. Porque percebo cada vez mais que a emergência ecológica é agora. O comandante promete registrar suas experiências em livro, enquanto mergulha em seu novo estilo de vida. Agora estou voando mais alto, para outros horizontes, naturopatia, música, escrevendo um ensaio sobre minha experiência como piloto em relação à minha consciência ecológica.