Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 8 de julho de 2023

Einstein 2023

...
Einstein em uma conferência em uma das 
universidades dos 
EUA, diante da pergunta 
recorrente que os alunos 
fizeram foi:
Você acredita em Deus?
E ele sempre respondia:
Eu acredito no 
Deus de Spinoza.
Quem não leu Spinoza 
não entendia a resposta.
Baruch De Spinoza foi um 
filósofo holandês 
considerado um dos três grandes racionalistas do 
século da filosofia, junto com o francês Descartes.
Este é o Deus ou 
a natureza de Spinoza:
Deus teria dito:
Pare de ficar rezando 
e batendo no peito! 
O que quero que faça 
é que saia 
pelo mundo e desfrute 
a vida. 
Quero que goze, cante, 
divirta-se 
e aproveite tudo o que 
fiz pra você.
Pare de ir a esses 
templos lúgubres, 
obscuros e frios que 
você mesmo 
construiu 
e acredita ser a 
minha casa..
Minha casa são as montanhas, os bosques, os rios, os lagos, as praias, onde vivo me expresso. 
Amor por você.
Pare de me culpar 
pela sua vida 
miserável..
Eu nunca disse que 
há algo mau em 
você, que é um 
pecador ou que sua sexualidade 
seja algo ruim. 
O sexo é um presente 
que lhe dei e com o qual você pode expressar amor, êxtase, alegria. 
Assim, não me culpe 
por tudo o que o 
fizeram crer.
Pare de ficar lendo 
supostas escrituras 
sagradas 
que nada têm a ver 
comigo.. 
Se não pode me ler 
num amanhecer, 
numa paisagem, 
no olhar de seus 
amigos, 
nos olhos de seu 
filhinho, não me
encontrará em 
nenhum livro.
Confie em mim 
e deixe de me 
dirigir pedidos.. 
Você vai me 
dizer como 
fazer meu 
trabalho?
Pare de ter 
medo 
de mim..
Eu não o julgo, 
nem o critico, 
nem me irrito, 
nem o incomodo, 
nem o castigo. 
Eu sou puro 
Amor.
Pare de me 
pedir perdão. 
Não há nada 
a perdoar. 
Se eu o fiz, 
eu é que o enchi 
de paixões, 
de limitações, 
de prazeres, 
de sentimentos, 
de necessidades, 
de incoerências, 
de livre-arbítrio. 
Como posso 
culpá-lo se 
responde 
a algo que 
eu pus em você ? 
Como posso 
castigá-lo por 
ser como é, 
se eu o fiz?
Crê que eu poderia 
criar um 
lugar para queimar 
todos os 
meus filhos 
que não 
se comportem 
bem, pelo resto 
da eternidade? 
Que Deus faria isso? 
Esqueça qualquer 
tipo 
de mandamento, 
qualquer 
tipo de lei, que são 
artimanhas 
para manipulá-lo, 
para controlá-lo, 
que só geram 
culpa em você.
Respeite seu 
próximo e não 
faça ao outro o 
que não queira 
para você! 
Preste atenção 
na sua vida, 
que seu estado 
de alerta seja 
seu guia!
Esta vida não 
é uma prova, 
nem um degrau, 
nem um 
passo no caminho, 
nem um ensaio, 
nem um prelúdio 
para o paraíso. 
Esta vida é só o 
que há aqui e agora, 
e só de que você 
precisa.
Eu o fiz 
absolutamente 
livre. 
Não há prêmios, 
nem castigos. 
Não há pecados, 
nem virtudes. 
Ninguém leva um 
placar. 
Ninguém leva um 
registro. 
Você é 
absolutamente 
livre para 
fazer da sua 
vida um 
céu ou um inferno.
Não lhe poderia dizer 
se há algo 
depois desta vida, 
mas posso lhe 
dar um conselho. 
Viva como se não 
o houvesse, 
como se esta fosse 
sua única 
oportunidade de 
aproveitar, 
de amar, de existir. 
Assim, 
se não houver 
nada, você 
terá usufruído 
da oportunidade 
que lhe dei.
E, se houver, 
tenha certeza 
de que não vou 
perguntar se você 
foi comportado 
ou não. 
Vou perguntar se 
você gostou, 
se se divertiu, 
do que mais 
gostou, o que 
aprendeu.
Pare de crer 
em mim.
Crer é supor, 
adivinhar, 
imaginar. 
Eu não quero 
que 
você acredite 
em mim, quero 
que me sinta 
em você. 
Quero que me 
sinta em você 
quando beija 
sua amada, 
quando agasalha 
sua filhinha, 
quando acaricia 
seu cachorro, 
quando toma banho 
de mar.
Pare de louvar-me! 
Que tipo de 
Deus ególatra 
você acredita 
que eu seja? 
Aborrece-me que 
me louvem. 
Cansa-me que me 
agradeçam. 
Você se sente grato? 
Demonstre-o 
cuidando de você, 
da sua saúde, 
das suas relações, 
do mundo. 
Sente-se olhado, 
surpreendido? 
Expresse sua alegria 
Esse é um jeito de 
me louvar.
Pare de complicar 
as coisas 
e de repetir como 
papagaio o que 
o ensinaram sobre mim. 
A única certeza é 
que você está aqui, 
que está vivo 
e que este mundo 
está cheio de 
maravilhas.
Para que precisa de 
mais milagres? 
Para que tantas 
explicações? 
Não me 
procure fora. 
Não me achará. 
Procure-me 
dentro de você. 
É aí que estou, 
batendo 
em você.