Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

domingo, 15 de setembro de 2024

Cosmic insignificance

Se você ler este título é sobre um tema que aparece repetidamente neste blog, nossa existência, e como ser finito, vivendo num planeta minúsculo diante do universo. Viver melhor é cada um abraçar o que chamo de "insignificância cósmica". Isso não é um complexo de inferioridade que duvida de si mesmo e faz você se arrastar de um canto sombrio para outro. Em vez disso, é aceitar que "como cada pessoa usa seu tempo não vai importar muito em algumas centenas de anos que viver neste planeta. Não acontecerá nada no universo com sua presença ou ausência. É a percepção de que você só ocupará esse espaço e tempo por alguns anos, 20, 40, 60, ou mais, mas se você for mais racional sobre isso, você receberá alguns anos que serão especiais. Perceber que você tem recursos limitados e é apenas uma pessoa, que um dia não existirá mais"alivia um pouco a pressão". Você nunca alcançará tudo o que há para alcançar na sua vida e terá que decidir o que vale a pena e excluir da passagem de sua vida finita muitas outras coisas.

Se aquietamos interiormente, aquilo que habita dentro de nós... e fazemos uso da sabedoria, para enfrentar os medos do coração, as agitações da mente e as expectativas da Alma, faz com que conseguimos sentir a Paz e harmonia.
Vamos guardar os nossos pensamentos para que não façamos o mal; porque enquanto plantamos, isso também colhemos.
Quem ama a Natureza e sabe desfrutar dessa dádiva, sempre está em sintonia com o Criador e com a Vida.
Na escala dos mundos para não falar das estrelas ou das galáxias os humanos são inconsequentes, uma fina película de vida num pedaço obscuro e solitário de rocha e metal.
A consciência da nossa *insignificância cósmica* nos convida a criar uma mentalidade diante de nossos desafios, emoções e pensamentos. Está é uma técnica antiga com raízes no estoicismo e nas tradições de sabedoria asiáticas.
Pode nos ajudar a levar menos a sério a nós mesmos e aos nossos problemas e a nos tornarmos mais corajosos, mais serenos e lúcidos.
*Não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somos seres espirituais tendo uma experiência humana.
....
A religião inibe.
A espiritualidade desinibe.
*Pierre Teilhard de Chardin, cardeal católico francês.