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terça-feira, 10 de novembro de 2015

Amedeo Modigliani

O mestre moderno
Retrato do artista
Amedeo Modigliani  fez...a
primeira e única 
mostra indivividual na vida.
Quando o artista expôs 33
nus femininos numa galeria
parisiense em 1917,
a polícia interditou a exposição
no vernissage, alegando ser
um atentado ao pudor.
Diante de suas telas, no entanto,
essa acusação espanta.
Seus nus, não têm quase nada de lascívia.
Modigliani, que morreu tísico aos 36 anos,
em 1920, foi para os críticos um retratista da alma, um artista que mergulhava na psique de seus modelos.
Na cultura popular, é o cara que pintava
homens e mulheres de pescoços alongados e traços angulosos.
E uma coisa não anula a outra.
Sua forma de ver o mundo partiu
de uma noção clara da cultura clássica, grega
e renascentista.
Passou pela influência de vanguardistas -
Brancusi, na escultura, e Cézanne, na pintura
e terminou distorcida por uma visão arraigada em conceitos e números da cabala judaica.
Talvez por esses e outros motivos suas mulheres nuas jamais teriam a volúpia ou o realismo
de outros como 
onde o sexo é escancarado...
"É uma visão traumática do corpo feminino, sem provocações ou sedução", 
"Aspectos anatômicos não interessam,
já que ele propõe uma nova dinâmica
do corpo feminino, inaugura
uma sensualidade distinta."
O RETRATO DE CÉLINE
é um belo quadro sua
"Grande Figura Nua Deitada",
Modigliani retratou
Céline Howard,
mulher de um escultor americano em Paris.
"Ela posou três vezes para ele,
sempre ao lado do marido cão de guarda",
"Ele fez sua carne de cores quentes,
manipulando a temperatura da pele.
Mas ao mesmo tempo construiu
um olhar que escruta,
quase capaz de ver dentro do espectador."
Modigliani fez dos olhos de seus retratados uma espécie de radiografia dos sentimentos.
Escondeu neles muitas vezes símbolos e números cabalísticos. Também alternava texturas, eliminava a íris de alguns retratados, fazendo olhos chapados, negros, ou até quadriculados, penetrantes e estranhos.
Seus ambientes, sempre fechados e em tons quentes, também reforçam essa ideia de mundo intimista, figuras mergulhadas num universo paralelo que se alongam e se esticam em direção ao céu.
Esses rostos e olhos ovalados e pontiagudos vêm ao mesmo tempo dessa visão religiosa -a ideia cabalista de uma descida da luz divina para o plano terreno.
Modigliani, aliás, construiu quase toda a sua obra, mesmo as pinturas, usando um raciocínio escultórico, de traços sintéticos e linhas de força bruta. Seus biógrafos dizem que ele só não se tornou um grande escultor pela fraqueza de sua musculatura e sua doença pulmonar.
PRIMITIVOS E CUBISTAS
Usando as pedras importadas para a construção do metrô de Paris e papel de embrulhar pão para fazer seus rascunhos, Modigliani fez algumas esculturas, como as cariátides..
"Ele tinha um grande interesse pela estatuária grega e, ao mesmo tempo, por obras primitiva.
"Sua escultura é uma combinação de elementos negroides com preceitos cubistas."
Mas tanto as esculturas quanto as pinturas devem toda a sua força à compulsão febril com que desenhava. Ele chegava a fazer até cem desenhos por dia em folhas que se acumulavam no ateliê e desapareceram com o tempo.
"Essa era sua maneira de traduzir em imagens suas visões imediatas". "
São testemunhos do pensamento por trás das obras."
No fundo, Modigliani misturou cânones clássicos e vanguardistas para construir uma obra única, um estilo que críticos não associam a uma escola ou movimento.
"É algo só dele".
"Modigliani não teve mestres nem deixou discípulos.
preceitos cubistas."