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terça-feira, 22 de maio de 2018

Amedeo Modigliani

O mestre moderno
Retrato do artista
Amedeo Modigliani  
fez...
a
primeira e única 
mostra indivividual 
na vida.
Quando o artista 
expôs 33
nus femininos numa galeria
parisiense em 1917,
a polícia interditou a exposição
no vernissage, alegando ser
um atentado ao pudor.
Diante de suas telas, no entanto,
essa acusação espanta.
Seus nus, não têm quase 
nada de lascívia.
Modigliani, que morreu tísico
ou com tuberculose, 
aos 36 anos,
em 1920, foi para os críticos 
um retratista da alma, 
um artista que mergulhava 
na psique de seus modelos.
Na cultura popular, 
é o cara que pintava
homens e mulheres 
de pescoços alongados 
e traços angulosos.
E uma coisa não anula a outra.
Sua forma de ver o mundo partiu
de uma noção clara da 
cultura clássica, grega
e renascentista.
Passou pela influência 
de vanguardistas -
Brancusi, na escultura, 
e Cézanne, na pintura
e terminou distorcida por uma visão arraigada em conceitos 
e números da cabala judaica.
Talvez por esses e outros motivos suas mulheres nuas jamais 
teriam a volúpia ou o realismo
de outros como 
onde o sexo é escancarado...
"É uma visão traumática 
do corpo feminino, 
sem provocações ou sedução", 
"Aspectos anatômicos não interessam,
já que ele propõe uma nova dinâmica
do corpo feminino, inaugura
uma sensualidade distinta."
O RETRATO DE CÉLINE
é um belo quadro sua
"Grande Figura Nua Deitada",
Modigliani retratou
Céline Howard,
mulher de um escultor americano 
em Paris.
"Ela posou três vezes para ele,
sempre ao lado do marido 
cão de guarda",
"Ele fez sua carne de cores quentes,
manipulando a temperatura da pele.
Mas ao mesmo tempo construiu
um olhar que escruta,
quase capaz de ver dentro 
do espectador."
Modigliani fez dos olhos 
de seus retratados uma 
espécie de radiografia 
dos sentimentos.
Escondeu neles muitas 
vezes símbolos e 
números cabalísticos. 
Também alternava texturas, 
eliminava a íris de alguns 
retratados, fazendo olhos chapados, 
negros, ou até quadriculados, penetrantes e estranhos.
Seus ambientes, sempre fechados 
e em tons quentes, 
também reforçam essa ideia 
de mundo intimista, figuras 
mergulhadas num universo 
paralelo que se alongam 
e se esticam em direção ao céu.
Esses rostos e olhos ovalados 
e pontiagudos vêm ao 
mesmo tempo dessa visão religiosa,
a ideia cabalista de 
uma descida da luz divina 
para o plano terreno.
Modigliani, aliás, construiu 
quase toda a sua obra, 
mesmo as pinturas, 
usando um raciocínio escultórico, 
de traços sintéticos e linhas 
de força bruta. 
Seus biógrafos dizem que ele 
só não se tornou um grande 
escultor pela fraqueza de 
sua musculatura 
e sua doença pulmonar.
PRIMITIVOS E CUBISTAS
Usando as pedras importadas para a construção do metrô de Paris e papel de embrulhar pão para fazer 
seus rascunhos, Modigliani 
fez algumas esculturas, como as cariátides..
"Ele tinha um grande interesse 
pela estatuária grega e, ao mesmo 
tempo, por obras primitiva.
"Sua escultura é uma combinação de elementos negroides 
com preceitos cubistas."
Mas tanto as esculturas 
quanto as pinturas devem toda 
a sua força à compulsão febril com que desenhava. 
Ele chegava a fazer até cem desenhos por dia em folhas que se acumulavam no ateliê e desapareceram com o tempo.
"Essa era sua maneira de traduzir em imagens suas visões imediatas". "
São testemunhos do pensamento por trás das obras."
No fundo, Modigliani misturou cânones clássicos e vanguardistas para construir uma obra única, um estilo que críticos não associam a uma escola ou movimento.
"É algo só dele".
Modigliani não 
teve mestres nem 
deixou discípulos.
preceitos cubistas.