
O mestre moderno
Retrato do artista
Amedeo Modigliani  
fez...
a
fez...
a
primeira e única 
mostra indivividual
na vida.
mostra indivividual
na vida.
Quando o artista 
expôs 33
expôs 33
nus femininos numa galeria 
parisiense em 1917, 
a polícia interditou a exposição 
no vernissage, alegando ser 
um atentado ao pudor.
Diante de suas telas, no entanto, 
essa acusação espanta. 
Seus nus, não têm quase 
nada de lascívia.
nada de lascívia.
Modigliani, que morreu tísico
ou com tuberculose,
aos 36 anos,
ou com tuberculose,
aos 36 anos,
em 1920, foi para os críticos 
um retratista da alma,
um artista que mergulhava
na psique de seus modelos.
um retratista da alma,
um artista que mergulhava
na psique de seus modelos.
Na cultura popular, 
é o cara que pintava
é o cara que pintava
homens e mulheres 
de pescoços alongados
e traços angulosos.
de pescoços alongados
e traços angulosos.
E uma coisa não anula a outra. 
Sua forma de ver o mundo partiu 
de uma noção clara da 
cultura clássica, grega
cultura clássica, grega
e renascentista. 
Passou pela influência 
de vanguardistas -
Brancusi, na escultura,
e Cézanne, na pintura
de vanguardistas -
Brancusi, na escultura,
e Cézanne, na pintura
e terminou distorcida por uma visão arraigada em conceitos 
e números da cabala judaica.
e números da cabala judaica.
Talvez por esses e outros motivos suas mulheres nuas jamais 
teriam a volúpia ou o realismo
teriam a volúpia ou o realismo
de outros como 
onde o sexo é escancarado...
"É uma visão traumática 
do corpo feminino,
sem provocações ou sedução",
do corpo feminino,
sem provocações ou sedução",
"Aspectos anatômicos não interessam, 
já que ele propõe uma nova dinâmica 
do corpo feminino, inaugura 
uma sensualidade distinta."
O RETRATO DE CÉLINE 
"Grande Figura Nua Deitada", 
Modigliani retratou 
Céline Howard, 
mulher de um escultor americano 
em Paris.
em Paris.
"Ela posou três vezes para ele, 
sempre ao lado do marido 
cão de guarda",
cão de guarda",
"Ele fez sua carne de cores quentes, 
manipulando a temperatura da pele. 
Mas ao mesmo tempo construiu 
um olhar que escruta, 
quase capaz de ver dentro 
do espectador."
do espectador."
Modigliani fez dos olhos 
de seus retratados uma
espécie de radiografia
dos sentimentos.
de seus retratados uma
espécie de radiografia
dos sentimentos.
Escondeu neles muitas 
vezes símbolos e
números cabalísticos.
Também alternava texturas,
eliminava a íris de alguns
retratados, fazendo olhos chapados,
negros, ou até quadriculados, penetrantes e estranhos.
vezes símbolos e
números cabalísticos.
Também alternava texturas,
eliminava a íris de alguns
retratados, fazendo olhos chapados,
negros, ou até quadriculados, penetrantes e estranhos.
Seus ambientes, sempre fechados 
e em tons quentes,
também reforçam essa ideia
de mundo intimista, figuras
mergulhadas num universo
paralelo que se alongam
e se esticam em direção ao céu.
e em tons quentes,
também reforçam essa ideia
de mundo intimista, figuras
mergulhadas num universo
paralelo que se alongam
e se esticam em direção ao céu.
Esses rostos e olhos ovalados 
e pontiagudos vêm ao
mesmo tempo dessa visão religiosa,
a ideia cabalista de
uma descida da luz divina
para o plano terreno.
e pontiagudos vêm ao
mesmo tempo dessa visão religiosa,
a ideia cabalista de
uma descida da luz divina
para o plano terreno.
Modigliani, aliás, construiu 
quase toda a sua obra,
mesmo as pinturas,
usando um raciocínio escultórico,
de traços sintéticos e linhas
de força bruta.
Seus biógrafos dizem que ele
só não se tornou um grande
escultor pela fraqueza de
sua musculatura
e sua doença pulmonar.
quase toda a sua obra,
mesmo as pinturas,
usando um raciocínio escultórico,
de traços sintéticos e linhas
de força bruta.
Seus biógrafos dizem que ele
só não se tornou um grande
escultor pela fraqueza de
sua musculatura
e sua doença pulmonar.
PRIMITIVOS E CUBISTAS
Usando as pedras importadas para a construção do metrô de Paris e papel de embrulhar pão para fazer 
seus rascunhos, Modigliani
fez algumas esculturas, como as cariátides..
seus rascunhos, Modigliani
fez algumas esculturas, como as cariátides..
"Ele tinha um grande interesse 
pela estatuária grega e, ao mesmo
tempo, por obras primitiva.
pela estatuária grega e, ao mesmo
tempo, por obras primitiva.
"Sua escultura é uma combinação de elementos negroides 
com preceitos cubistas."
com preceitos cubistas."
Mas tanto as esculturas 
quanto as pinturas devem toda
a sua força à compulsão febril com que desenhava.
Ele chegava a fazer até cem desenhos por dia em folhas que se acumulavam no ateliê e desapareceram com o tempo.
quanto as pinturas devem toda
a sua força à compulsão febril com que desenhava.
Ele chegava a fazer até cem desenhos por dia em folhas que se acumulavam no ateliê e desapareceram com o tempo.
"Essa era sua maneira de 
traduzir em imagens
suas visões imediatas". "
traduzir em imagens
suas visões imediatas". "
São testemunhos do 
pensamento
por trás das obras."
pensamento
por trás das obras."
No fundo, Modigliani 
misturou cânones clássicos
e vanguardistas para construir
uma obra única, um estilo
que críticos não associam
a uma escola ou movimento.
misturou cânones clássicos
e vanguardistas para construir
uma obra única, um estilo
que críticos não associam
a uma escola ou movimento.
"É algo só dele".
Modigliani não 
teve mestres nem
deixou discípulos.
teve mestres nem
deixou discípulos.
Tinha preceitos cubistas.
