Como alguém da época descreveria a passagem do trem. O trem circula por toda villa entre as diversas casas modestas e residencias ou moradiassimples e ruas calmas. As casas cobertas com tabuinha de pinheiro, paredes feitas, por tábuas de pinheiro extensos quintais.Poucas casas, têm mais do que um andar, muito poucas às vezes dois andares.
Há comércio de mantimentos, para os habitantes da vila,
peões e tropeiros. Se via que a vida era modesta uma infinidade de cavalos e burros e extensos quintais.
Construções estavam ou se concentravam às margens da maior e mais eficiente meio de transporte da época, a ferrovia, que possuía particularidades que as distinguem das demais. Com o tempo, as terras do meio oeste catarinense tornaram-se atrativas especialmente pela extração de madeira em abundância e terras disponíveis, nas províncias do Paraná e Santa Catarina, destacavam-se duas mercadorias dentro do padrão de acumulação agrário mercantil exportador, a erva-mate e a madeira. Ambas eram exploradas de forma artesanal e necessitavam de estrutura de transporte para serem escoadas para os portos. Assim sendo, muitos dos trabalhadores da estrada de ferro acabaram por se fixar na região.
As diversas funções da ferrovia. O trem naquela época era o mais eficiente meio de transporte, como único meio de escoamento de produtos. Tudo o que se produzia era transportado por meio da ferrovia.
A estrada de ferro contribuiu não apenas com o transporte de carga e descarga, mas também na locomoção de passageiros. Antigos moradores utilizavam o trem para chegar à cidade de São Paulo durante estudos de formação, havia três tipos de linhas: o direto, o qual levava apenas passageiros nos horários matutino e vespertino, sendo que cada viagem possuía um destino Rio Grande do Sul ou São Paulo... o misto, que compreendia além do transporte de passageiros, vagões de carga, este por sua vez, possuía apenas um horário o que o tornava a opção mais popular e mais utilizada em viagens curtas devido ao seu baixo custo em relação à linha direta, o trem de carga, que transportava apenas mercadorias, podendo ser tanto animais quanto produção agrícola. Havia também o trem internacional, que passava sem horário específico, vindo da Argentina em direção a São Paulo.
Tudo na cidade se relacionava ao trem. O passeio das famílias era na estação, o apito da fábrica da Perdigão B.R.Foods e o apito do trem marcavam muitas coisas: a hora de começar o almoço, hora de ir pra fábrica, hora da criança se arrumar pra ir pra escola. Quando tinha o trem internacional as pessoas vestiam suas melhores roupas para ir ver quem chegava.
Os principais elementos arquitetônicos relacionados à ferrovia que se tem conhecimento e serão analisados neste artigo são, a estação ferroviária; uma moradia dos ferroviários, a casa de pernoite dos funcionários; o telégrafo e sua réplica, galpões de abastecimento, hoje inexistentes.
Tudo na cidade se relacionava ao trem. O passeio das famílias era na estação, o apito da fábrica da Perdigão B.R.Foods e o apito do trem marcavam muitas coisas: a hora de começar o almoço, hora de ir pra fábrica, hora da criança se arrumar pra ir pra escola. Quando tinha o trem internacional as pessoas vestiam suas melhores roupas para ir ver quem chegava.
Os principais elementos arquitetônicos relacionados à ferrovia que se tem conhecimento e serão analisados neste artigo são, a estação ferroviária; uma moradia dos ferroviários, a casa de pernoite dos funcionários; o telégrafo e sua réplica, galpões de abastecimento, hoje inexistentes.