Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Imagination is a powerful tool

A grande força da leitura é tornar possível a imaginação.
Adoro escrever e ler e escrever são duas atividades intrinsecamente ligadas a mim. Um me faz querer o outro. Nem que seja para escrever algumas frases, tornar as coisas minhas, incorporá-las. O ato de escrever, mesmo que estejamos apenas reproduzindo o que acabamos de ler, é uma forma de incorporação do texto para nós mesmos. Faço anotações em cadernos, com os quais não necessariamente faço nada depois: é uma forma de expressão que me pertence.
E o que você acha da ideia de pessoas escreverem sobre você ?
Não sei se eu gostaria. Gostaria que escrevêssemos sobre você? Escrever um livro sobre mim não é uma ideia que me atraia: não há motivos. Haveria algo estranho, o que eu fiz que mereço isso? Eu só vejo isso para certas pessoas que mudaram as coisas. E as questões da vida privada que alimentam certos livros não têm interesse. A única coisa interessante, penso eu, é realizar coisas que possam inspirar. Seja exemplar em nossa exploração do mundo.
Que ligações você vê entre literatura e moda ?
A moda, ou digamos a relação com a roupa, ocupa lugar de destaque nos livros. Muitos escritores atribuem especial importância a certos detalhes significativos: as cores das roupas, os detalhes das roupas dos personagens... Acredito muito nesses simbolismos. Muitas vezes, conseguimos representar claramente um personagem através da escolha das roupas. Recentemente conversamos sobre isso na Chanel. Na moda, o literário está presente de forma mais implícita: para Karl Lagerfeld, a literatura foi de extrema importância, inspirou-o em profundidade, mesmo que não fosse diretamente explicada. Estamos falando de literatura, claro, mas também de música e arte. Acho que ela gosta de provocar encontros e iniciar novas colaborações que não poderiam ter acontecido em outro lugar. O que está em jogo entre a moda e a literatura é, sem dúvida, a capacidade de sonhar com outro mundo, de sonhar consigo mesmo e de sonhar através de outro. E depois, há também, comum à escrita e à moda, a arte da nuance e da singularidade: a literatura aguça a capacidade de ser receptivo às subtilezas, aos detalhes que de outra forma não conseguiríamos encontrar sozinhos. É essa mesma sutileza que um designer utiliza para imaginar as nuances de uma peça de roupa. É o sonho que conecta moda e literatura, ambos são uma expansão de possibilidades, uma extensão do poder da imaginação.
Como resumir o poder da leitura ?
O que é fascinante na leitura é que é a nossa imaginação que é convocada. Não nos é dada nenhuma representação, devemos imaginar, e é esse poderoso gesto de imaginação que permite a sublimação, a criatividade, a resiliência... A grande força da leitura é tornar possível a imaginação.
A filosofia oferece o prazer de ouvir os sons do mundo”
Sim em todos os aspectos.
Charlotte Casiraghi.