Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

terça-feira, 27 de agosto de 2024

The Unbearable Lightness Being

A ideia de Kundera contrasta peso e leveza, fardos pesados trazem profundidade e realização, enquanto a liberdade deles pode levar a uma existência menos real e separada. A escolha entre abraçar o peso da vida ou buscar leveza reflete nossa luta para equilibrar profundidade e liberdade.
Mas será o peso verdadeiramente deplorável e a leveza esplêndida...
O mais pesado dos fardos esmaga-nos, afundamo-nos debaixo dele, ele prende-nos ao chão. Mas na poesia de amor de todas as idades, a mulher deseja ser pesada pelo corpo do homem. O mais pesado dos fardos é, portanto, simultaneamente a imagem da realização mais intensa da vida. Quanto mais pesado o fardo, mais próximas nossas vidas da terra, mais reais e verdadeiras elas se tornam. Por outro lado, a ausência absoluta de um fardo faz com que o homem seja mais leve que o ar, voe nas alturas, deixe a terra e o seu ser terreno, e se torne apenas metade real, seus movimentos tão livres quanto insignificantes. O que devemos escolher então? Peso ou leveza?
Milan Kundera, em a insuportável leveza do ser.
Um romance ficcional.

Quando nos defrontamos com alguém que é amável, atencioso e delicado, é muito difícil não ficar convencido a cada instante de que nada do que é dito é verdadeiro, de que nada é sincero. Para duvidar e hesitar é necessário um esforço gigantesco. *Insustentável leveza do Ser. MK.
Esta é nossa realidade, como resultado: mesmo estando numa sociedade consumista e odiosa, também.. Vivemos numa sociedade de consumo desequilibrada.
Inesquecível Kundera, com sua marcante demonstração de quão  volátil pode ser a interação humana.
Ser.. a vida é um eterno retorno, porque precisamos, temos a obrigação de errar e voltar a errar quantas vezes for necessário desde que não cometamos o primário erro humano de levarmos uma vida dentro de um ciclo de mesmices. Esta teoria de Nietzsche DESCRITA NO LIVRO..em suma, é um convite a levarmos uma vida de liberdade, uma vida que valha a pena ser vivida.... prevê o angustiante vazio para quem assume levar uma vida linear, longe de buscas e aventuras.
O FILME...A Insustentável Leveza do Ser..Philip Kaufman, que levou o título de The Unbearable Lightness Being...Tomas, um personagem que se recusa a carregar o peso da vida, vivendo sem nenhum compromisso com quaisquer problemas sejam de ordem política, nas relações amorosas, enfim, o personagem escolhe ser “leve”, ou seja, livre...ótimos os dois..
livro e filme..