HISTÓRIA
de
Videira
e região
do meio
oeste
catarinense,
do meio
oeste
catarinense,
tem
muito
a ver
com a
com a
estrada
de ferro.
Os primeiros registros
de presença
de homem a
habitar a região
da cidade
da hoje
Os primeiros registros
de presença
de homem a
habitar a região
da cidade
da hoje
Videira,
foram
foram
as tribos
indígenas
dos Guarani,
Xockleng
e Kaigang.
Os primeiros registros
de presença
de homem civilizado foi
por volta
de 1881,
com a família de fazendeiros
Pontes Sobrinho
na localidade de
Rio das Pedras.
Sua origem era cabocla
(mistura de luso com indígena)
Mas o maior passo para real ocupação da região nasceu da
preocupação da Coroa Brasileira
com questões de divisa entre
o Brasil e a Argentina.
Para garantir o controle
das terras do sul,
o então imperador
D. Pedro II assinou
a concessão da estrada
de ferro São Paulo,
Rio Grande do Sul,
em 9 de novembro de 1889.
Para garantir
o controle das terras
do sul,
o
indígenas
dos Guarani,
Xockleng
e Kaigang.
Os primeiros registros
de presença
de homem civilizado foi
por volta
de 1881,
com a família de fazendeiros
Pontes Sobrinho
na localidade de
Rio das Pedras.
Sua origem era cabocla
(mistura de luso com indígena)
Mas o maior passo para real ocupação da região nasceu da
preocupação da Coroa Brasileira
com questões de divisa entre
o Brasil e a Argentina.
Para garantir o controle
das terras do sul,
o então imperador
D. Pedro II assinou
a concessão da estrada
de ferro São Paulo,
Rio Grande do Sul,
em 9 de novembro de 1889.
Para garantir
o controle das terras
do sul,
o
então imperador D. Pedro II
assinou a concessão
da estrada de ferro
São Paulo - Rio Grande do Sul,
em 9 de novembro de 1889.
A construção da estrada
assinou a concessão
da estrada de ferro
São Paulo - Rio Grande do Sul,
em 9 de novembro de 1889.
A construção da estrada
de ferro
foi concedida a empresa
norte americana
Brazil Railway Company.
Como pagamento recebia 15 km
a cada lado da via férrea e se obrigava
a colonizá-la dentro de 50 anos.
Fato que
resultou num sangrento confronto
com os que lá viviam,
cerca de 30.000.
A Guerra do Contestado
durou de 1905
a 1912, prejudicando o processo
de uso da estrada.
A exploração de madeira
pela empresa
americana e outra serrarias que lá
se instalaram,
resultou num dos maiores crimes
ecológicos
do planeta, grande parte das árvores
derrubadas ficaram
abandonadas no local do corte.
Árvores centenárias
onde muitas vezes um vagão
suportava apenas três troncos.
A estrada ao cortar Santa Catarina,
acompanhou as margens
foi concedida a empresa
norte americana
Brazil Railway Company.
Como pagamento recebia 15 km
a cada lado da via férrea e se obrigava
a colonizá-la dentro de 50 anos.
Fato que
resultou num sangrento confronto
com os que lá viviam,
cerca de 30.000.
A Guerra do Contestado
durou de 1905
a 1912, prejudicando o processo
de uso da estrada.
A exploração de madeira
pela empresa
americana e outra serrarias que lá
se instalaram,
resultou num dos maiores crimes
ecológicos
do planeta, grande parte das árvores
derrubadas ficaram
abandonadas no local do corte.
Árvores centenárias
onde muitas vezes um vagão
suportava apenas três troncos.
A estrada ao cortar Santa Catarina,
acompanhou as margens
do Rio do Peixe passando
por onde está hoje
Videira.
No dia 17 de dezembro de 1910
faz-se a viagem inaugural
de trem no então Perdizes.
Local estratégico,
entre RS e PR,
Videira ganha uma
da mais importantes
estações ao longo
por onde está hoje
Videira.
No dia 17 de dezembro de 1910
faz-se a viagem inaugural
de trem no então Perdizes.
Local estratégico,
entre RS e PR,
Videira ganha uma
da mais importantes
estações ao longo
da ferrovia,
ponto de partida para
chegada de imigrantes,
ponto de partida para
chegada de imigrantes,
inclusive para Iomerê.
Videira
em 1918, chamava-se
então
Vila
do Rio das Pedras.
Com o trem,
Com o trem,
Botes e Cavalos,
não eram os unicos
meios de transportes.
Havia o trem que passava
pela
estrada de Ferro Paranã - Santa Catarina
não eram os unicos
meios de transportes.
Havia o trem que passava
pela
estrada de Ferro Paranã - Santa Catarina
e Rio Grande do Sul inaugurada em 1910,
hoje desativada.
hoje desativada.
Em 1921, alemães e Italianos
dividiram
dividiram
Videira em Perdizes
e Vitória.
e Vitória.
Em 1934 a primeira ponte, sendo
Pensil, chamada de
Luis Kellerman
em 1934, com 67 metros
em dois únicos pilares de madeira
encaixada sendo substituída por
uma nova de concreto armado,
em 1949 chamada
de Aderbal Ramos.
Luis Kellerman
em 1934, com 67 metros
em dois únicos pilares de madeira
encaixada sendo substituída por
uma nova de concreto armado,
em 1949 chamada
de Aderbal Ramos.
A instalação oficial
do município
aconteceu
em
1944 e o nome Videira
deve-se ao fato de a região ser um
grande centro
vitivinicultor
do estado.
Nessa época o município recebia
diversos povos imigrantes
de
origem
Alemã
e Italiana
e Italiana
vindos
do estado vizinho
do Rio Grande
do Sul.
Conta-se
que já
em 1913,
em 1913,
os primeiros
colonizadores,
colonizadores,
colhiam uvas.
Em
2002, a cidade recebeu
2002, a cidade recebeu
a denominação
de “Capital
Catarinense
da Uva
mas hoje é conhecida
como Berço da Perdigão
que é hoje só
marca de produto
BRF Foods.
e
Continua capital
da Uva
e agora de
Espumante.
como Berço da Perdigão
que é hoje só
marca de produto
BRF Foods.
e
Continua capital
da Uva
e agora de
Espumante.