Você começa escrevendo coisas boas ou talvez você começa a escrever coisas não tão boas ou porcaria e acha que é uma coisa boa e, gradualmente, fica melhor nisso se aperfeiçoa. É por isso que digo que das características das mais valiosas é a obstinação e a persistência. Tudo na vida é pensável e se você tiver a coragem de fazê-lo e tiver imaginação para criar ou improvisar e o que basta. O pior inimigo da criatividade é indecisão ou a dúvida.
A linguagem opressiva faz mais do que representar violência, é violência, faz mais do que representar os limites do conhecimento, ele limita o conhecimento.
*A única maneira de escrever a verdade é assumir que o que você estabelece, nunca será lido. Nem por qualquer outra pessoa, nem mesmo por você mesmo em outra data. Caso contrário, você começa a se desculpar. Você deve ver a escrita emergindo, como um longo rolo de tinta do dedo indicador da sua mão direita, você deve ver sua mão esquerda apagando-a.
*Margaret Atwood.
As pessoas vão lhe dar todo tipo de conselho sobre como escrever, mas se você não estiver escrevendo algo de que gosta, ninguém mais gostará. Meg Cabot.
Escreva o que não deve ser esquecido. Isabel Allende.
A escrita de um romance está tirando a vida como ela já existe, não para denunciá-la, mas para criar um objeto, no fim de que o trabalho final possa conter essa vida dentro dela e oferecê-la ao leitor. A essência não será, obviamente, a mesma coisa que a matéria-prima, nem é da mesma família de coisas. O romance é algo que nunca foi antes e nunca mais será.
A primeira frase não pode ser escrita até que a frase final seja escrita.
Joyce Carol Oates.
Não guarde o que parece bom para um lugar posterior no livro ou para outro livro dê, dê tudo, dê agora. Annie Dillard
Você deve escrever porque ama o formato das histórias e frases e a criação de palavras diferentes em uma página. Escrever vem da leitura, e a leitura é a melhor professora de como escrever. Annie Proulx.
O perfeccionismo é a voz do opressor, o inimigo do povo. Isso o manterá apertado e insano a vida inteira, e é o principal obstáculo entre você e um primeiro rascunho de merda. Penso que o perfeccionismo se baseia na crença obsessiva de que se você correr com bastante cuidado, acertando cada trampolim da maneira certa, não terá que morrer. A verdade é que você vai morrer de qualquer maneira e que muitas pessoas que nem olham para os pés se saem muito melhor que você e se divertem muito mais enquanto o fazem.
Anne Lamott.
Coloque sua cabeça com personagens e histórias. Abuse dos privilégios da sua biblioteca. Nunca pare de olhar o mundo e nunca pare de ler para descobrir que sentido as outras pessoas fizeram dele. Se as pessoas lhe dão dificuldades e dizem para você tirar o nariz de um livro, diga que está trabalhando. Diga a eles que é pesquisa. Diga a eles para irem embora e deixá-lo em paz. Jennifer Weiner.
Escreva o que o perturba, o que teme, o que não está disposto a falar. Esteja disposto a ser dividido.
Natalie Goldberg.
Se as pessoas não podem ser falhas na ficção, não resta mais lugar para sermos humanos.
Roxane Gay.
Os dias inúteis vão acrescentar algo. Os empregos de garçonete de merda. As horas que escrevem em seu diário. Os longos passeios sinuosos. As horas lendo poemas e coleções de histórias, romances e diários de pessoas mortas e pensando sobre sexo e Deus e se você deveria fazer a barba ou não. Essas coisas são o seu devir. Cheryl Strayed.
Qual é o sentido de ter voz se você vai ficar calado naqueles momentos que não deveria. Angie Thomas
Os melhores escritores não são os que têm as melhores histórias para contar, são eles que sabem como transformar suas pequenas histórias particulares em magia visceral. Heather Havrilesky.
Não há palavrões, apenas maneiras ruins de usar palavrões. Alexandra Fuller.
Trabalhamos no escuro fazemos o que podemos damos o que temos. Nossa dúvida é nossa paixão, nossa paixão é nossa tarefa. O resto é a loucura da arte. Azar Nafisi.
Se você quer ser escritor, em primeiro lugar, leva mais tempo. É preciso mais reflexão. É preciso mais energia criativa. Você vai comprar livros, ler livros, falar sobre livros. Você sairá por conta própria, como um pequeno ser humano anti-social, para realizar uma atividade que não beneficiará ninguém. Ninguém está esperando pelo seu trabalho. Você está escrevendo porque tem uma história para contar. Kate Gale.
O escritor não confia em nada do que escreve, deve ser imprudente e vivo demais para isso, deve ser bonito, ameaçador e levemente fora de controle. Joy Williams
Escreva com grande veracidade, trabalhe mais do que você pensou ser possível, tenha paixão, uma enorme paixão arrebatadora. Dê primeiro ao seu trabalho. Deixe seu trabalho ter toda a paixão necessária e o que resta, coloque em sua vida.
Quem olha para dentro desperta...