Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Cloridrato de ractopamina

A busca por aditivos que substituam a ractopamina está crescendo, oferecendo novas soluções para otimizar o desempenho e a qualidade da carcaça dos suínos, fase de terminação. 🐽
Fico curioso sobre estas opções🇧🇷aonde chegamos.
O Cloridrato de ractopamina (RAC) é amplamente empregado como aditivo modulador de deposição tecidual na produção de suínos, promovendo animais mais eficientes com relação a ganho de tecido magro (Abbas et al., 2021). Seu efeito é notavelmente positivo em termos de ganho de peso diário (GPD), conversão alimentar (CA) e qualidade de carcaça (Apple et al., 2007; Soares et al., 2022).
Apesar do grande potencial da RAC como melhorador de desempenho e modulador de carcaça, estudos demonstram que o desempenho dos animais pode diminuir com a exposição prolongada (Lean et al., 2014; Gerlemann et al., 2014). Outra questão relevante refere-se à proibição do uso da RAC em cerca de 160 países desde 2014, incluindo a Comunidade Europeia, Rússia e China (Niño et al., 2017).
Assim, buscando atender às demandas de um mercado que exige carnes magras e livres de ractopamina, têm sido feitas pesquisas com ingredientes alternativos que possam substituir a RAC na dieta de suínos em fase de terminação.