Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

domingo, 25 de junho de 2023

They could never be happy

Eu achava que ali eles não poderiam serem felizes, se mudando do interior para a cidade.
Mas insistiram em mirar rumo a cidade. 


As cidades mudam mas, à medida que mais gente se muda para a cidade, 
estruturas familiares rurais tradicionais tem se rompido...em muitos países. Descendentes 
de Italianos tem uma maneira muito 
saudável de assumir o processo de envelhecimento, dos pais aqui no interior.
No mundo, os velhos
tradicionalmente são vistos como um fardo. 
As pessoas precisam 
a perceber que idosos 
precisam de apoio. 
Todos nós passamos por isso, então devemos apoiar uns aos outros.
A atitude de uma pessoa em relação ao envelhecimento tem implicações amplas. 
Se os idosos são respeitados na sociedade, talvez isso melhore sua autoimagem. 
Isso pode, por sua vez, influenciar sua fisiologia e influenciar sua saúde.
Nas últimas duas décadas e meia, 
pesquisadores 
descobriram 
exatamente isso, 
pessoas com visões positivas sobre a velhice vivem mais e envelhecem melhor. São menos propensas a ficar deprimidas ou ansiosas, demonstram maior bem-estar e se recuperam mais rapidamente de doenças. São menos propensas a desenvolver demência e características da doença de Alzheimer.
Um estudo se descobriu que americanos com visões mais positivas sobre o envelhecimento, que foram acompanhados ao longo de décadas, viveram 7,5 anos a mais do que os com visões negativas.
Muitos paises encontraram resultados semelhantes.
e
 podem ser vistos entre culturas diferentes. 
As pessoas mais velhas em países com altos níveis de respeito aos idosos relatam melhor bem-estar mental e físico.
Esses países também possuem menores taxas de pobreza entre a população com mais de 50 anos em comparação com jovens do mesmo país.
Parece simples demais: como uma atitude melhor em relação à velhice ajuda alguém a viver mais, se 
descobriu que pessoas com estereótipos negativos sobre idade têm níveis mais altos de estresse, que prejudica a saúde. Aqueles que esperam uma vida melhor na velhice também são mais propensos a se exercitar, comer bem e ir ao médico
Esse é o caso de Marta de 57 anos, cuja família se mudou para a casa dos avós em São Paulo, no Brasil, há uma década.
Ela deixou seu trabalho como nutricionista em um hospital para cuidar dos pais (seu pai morreu no início do ano). Foi difícil financeiramente e emocionalmente, mas ela diz que a experiência a fez pensar sobre o tipo de vida que quer para sua velhice. “Procuro cuidar da alimentação, faço atividade física na medida do possível. Quero chegar à velhice em boa condição física.”
Deveríamos estar gratos por nos preocuparmos em envelhecer, diz Marília Viana Berzins. Ela trabalha com idosos no Brasil há 20 anos e fundou a organização não governamental Observatório da Longevidade e Envelhecimento Humano. “A velhice é a maior conquista da humanidade no século passado”....“quando a velhice for vista apenas como uma fase da vida, vamos melhorar, e os idosos serão tratados com mais respeito”.
Mudar os estereótipos não é simples. As pessoas criam suas concepções sobre o envelhecimento quando são crianças, diz uma amiga formada em  gerontologia da Faculdade de Medicina Weill Cornell (EUA), que estuda estereótipos entre culturas.
Infelizmente, as crenças negativas são frequentemente construídas a partir de impressões inexatas.
À medida que as pessoas envelhecem, sua saúde geralmente permanece estável até cerca de cinco anos antes de morrerem. Só então a maioria das pessoas sofrerá o declínio mental e físico mais associado à velhice.
As pessoas continuam confundindo envelhecimento com morte.
Alguns pesquisadores dizem que o aumento do contato significativo entre jovens e idosos pode derrubar estereótipos negativos.
Nos últimos cinco anos, a Résidence des Orchidées, uma casa de repouso na França, vem tentando fazer isso. Toda semana crianças de uma creche vizinha visitam os moradores. Pierre Vieren, um empresário aposentado de 92 anos, adora ver as crianças.
“Todos acenam para mim para dizer oi. Isso é meu raio de sol pela manhã.”
A diretora da casa de repouso, diz que a experiência normaliza a velhice para as crianças. Recria um espírito de família com alegria, crianças rindo, mais velhos rindo. Não temos apenas idosos: temos crianças, idosos, deficientes. 
É inclusivo.
Todo mundo pode sair ganhando com ideias mais positivas sobre a velhice, talvez será a vítima ou beneficiário do seu próprio estereótipo à medida que envelhece.
Estrada do meu bosque.