Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Soul III

Olhando os pássaros na beira do lago, me faz pensar na arrogância do ser humano de achar que só nele existe alma, como a certos credos pregam a imortalidade da alma humana.
Viver dói. 
Existir dói. 
Pensar dói. 
A vida dói.
Tem dias que a dor é maior.
Estou num daqueles dias sem esperança em que parece dizer nunca teremos futuro. 
Há só um presente imóvel com um muro de angústia em torno de mim. A margem de lá do lago nunca estarei lá, enquanto é a de lá, é a de cá, e é esta a razão íntima de todo o meu sofrimento. 
Há barcos para muitos portos, mas nenhum para a vida não doer, nem há desembarque onde se esqueça. Tudo isto aconteceu há muito tempo, mas a minha mágoa é mais antiga.
Consciência, tédio e náusea, desesperança o desencontro, inquietações existenciais, a dor de pensar, melancolia e angústia, a soberania do intelecto sobre o sensório, fragmentação do eu e perda da identidade.
Não sei quantas almas tenho... 
Não sei quantas almas tenho. 
Entendo a Espiritualidade como dimensão essencial da alma..humana, afinal só nós temos consciência disto pois outros seres não tem a consciência de existir.
Alma no sentido grego, criatura, ser, vida.
Gosto sempre de me ater a minha alma..
Alma no sentido grego,
que significa
ser, vida, criatura.
*Existir é tão completamente fora do comum que se a consciência de existir demorasse mais de alguns segundos, nós enlouqueceríamos. A solução para esse absurdo que se chama 'eu existo', a solução é amar um outro ser que, este, nós compreendemos que existe”.
*Clarice Lispector
Belo texto de.:
*Fernando Pessoa
A Consciência de existir,
a raiz...
A Consciência de existir, a raiz 
Do ilimitado, omnimodo
mistério
Que tem tronco de Ser, folhas
de vida
Flores de sentimento e
sofrimento
E frutos do pensar, podres depressa.
A Consciência de existir,
tormento
Primeiro e último do raciocínio
Que, porém, filho dela, a não atinge.
A Consciência de existir me esmaga
Com todo o seu mistério e a sua força
De compreendida incompreensão
profunda,
Irreparavelmente circunscrita.