Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Sunflowers

Girassóis murcham em um campo.🌻🌻🌻🌻
Calor excessivo.

Mundo sofre "década de calor mortal" enquanto 2024 marca o ano mais quente já registrado
A ONU, diz que "devemos sair deste caminho para a ruína" na mensagem de ano novo. O mundo sofreu uma “década de calor mortal”, com 2024 encerrando 10 anos de temperaturas sem precedentes. Ao transmitir sua mensagem a ONU, disse que os 10 anos mais quentes já registrados aconteceram na última década, incluindo 2024.
A agência climática e meteorológica da ONU, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), publicará números oficiais de temperatura para o ano em janeiro. A organização disse que o ano de 2024 foi definido para ser o mais quente já registrado, coroando uma década de calor sem precedentes alimentado por atividades humanas e impulsionando extremos climáticos crescentes, enquanto os níveis de gases de efeito estufa continuaram a atingir novos máximos, bloqueando mais calor no futuro. Posso relatar que acabamos de suportar uma década de calor mortal. Os 10 anos mais quentes registrados aconteceram nos últimos 10 anos, incluindo 2024.
Este é um colapso climático, em tempo real. Precisamos sair desta estrada para a ruína e não temos tempo a perder. Em 2025, os países devem colocar o mundo em um caminho mais seguro, cortando drasticamente as emissões e apoiando a transição para um futuro renovável. É essencial e é possível. A OMM, disse que cada grau de aquecimento importa e leva ao aumento dos extremos climáticos, com as temperaturas sendo “apenas parte do quadro”.
Este ano, vimos chuvas recordes e eventos de inundações, além de terríveis perdas de vidas em muitos países, causando desgosto a comunidades em todos os continentes..Ciclones tropicais causaram um terrível pedágio humano e econômico, mais recentemente no departamento ultramarino francês de Mayotte, no Oceano Índico . Calor intenso queimou dezenas de países, com temperaturas chegando a 50°C em diversas ocasiões. Incêndios florestais ou queimadas, causaram devastação. A OMM descobriu que as mudanças climáticas intensificaram 26 dos 29 eventos climáticos extremos estudados pela World Weather Attribution (WWA) em 2024, matando pelo menos 3.700 pessoas e desabrigando milhões.
As mudanças climáticas adicionaram 41 dias de calor perigoso em 2024, de acordo com o relatório da WWA, uma rede de cientistas que examina o papel do aquecimento global em eventos climáticos extremos, e da organização de pesquisa e relatórios Climate Central.
A OMM diz que, à medida que as temperaturas globais aumentam e os eventos de calor extremo pioram, há uma necessidade crescente de países e organizações internacionais trabalharem juntos para enfrentar os riscos severos de calor.
Foto e texto
Rebel.

All in the mind

Tudo na mente? 
A surpreendente verdade sobre a função cerebral. O uso de telas está realmente minando nossa capacidade de foco e diminuindo nossos QIs? Os cientistas que realmente analisaram os dados dão seu veredito.
É sobre a erosão do cérebro é uma função do tempo e desde as crianças pequenas. Não acredito que haja uma força como a tecnologia, que seja mais deletéria...
A força está em contemplar a beleza da vida. 
Saia para uma caminhada. Levante-se e mova-se. Precisamos apenas desenvolver novas maneiras de interagir com a natureza...e sua beleza.

Muitos estudam os efeitos da tecnologia na cognição e no bem-estar. E ainda assim um fluxo constante de livros, podcasts, artigos e estudos faria você pensar que a vida digital está nos lobotomizando a todos a ponto de, em dezembro, a Oxford University Press anunciar que sua palavra do ano era “ podridão cerebral ” (tecnicamente duas palavras, mas não vamos discutir) uma metáfora para material online trivial ou pouco desafiador e o efeito de rolar por ele. Tudo isso semeou medos generalizados de que o mundo online que nós e nossos filhos temos pouca escolha a não ser habitar o que está alterando as estruturas de nossos cérebros , minando nossa capacidade de focar ou lembrar das coisas e diminuindo nossos QIs. O que é um desastre porque outra coisa que pode prejudicar de modo e significativamente a função cognitiva é a preocupação .
Pode ser um alívio ouvir, então, que para cada manchete alarmista há muitos neurocientistas, psicólogos e filósofos que acreditam que esse pânico moral é infundado. “Desde 2017, tem havido uma batida constante de: 'Telas, tecnologia e mídia social são um universo diferente que é ruim para você e ruim para seu filho. “E duas coisas acontecem. A primeira é uma pesquisa de baixa qualidade que confirma nossos preconceitos sobre tecnologia. Ela ganha a imprensa imediata porque é consistente com nossos preconceitos existentes. É muito fácil publicar uma pesquisa de baixa qualidade que meio que mostra uma correlação e, então, exagerar, porque ela vai chamar a atenção e obter financiamento.”
Ninguém está negando que os perigos espreitam o mundo online, mas isso não significa que você certamente se machucará. Viver é arriscado, sair de casa é arriscado, atravessar a rua é arriscado.. Essas são coisas que temos que ajudar os jovens a aprender a fazer a avaliar os riscos e agir de qualquer maneira. A internet é arriscada. Parece senso comum que a saúde mental diminuiu à medida que o uso da tecnologia aumentou. Mas isso não é científico. Também houve, um verdadeiro impulso em artigos de opinião e livros de imprensa popular que são desleixados cientificamente, mas declarados com tanta confiança. As ideias nesses livros não são revisadas por pares. Os estudos publicados que eles citam tendem a ter amostras pequenas e nenhum grupo de controle, e a serem baseados em associações em vez de provar a causa. “As pessoas dirão: O iPhone foi inventado em 2007 e o Instagram se tornou popular em 2012 e, meu Deus, olha, o uso da tecnologia aumentou ao mesmo tempo que a saúde mental caiu!..Parece senso comum é por isso que você tem esse tipo de consenso. Mas isso simplesmente não é científico.
Em 2023, estudiosos analisaram dados de quase 12.000 crianças nos EUA com idades entre nove e 12 anos e não encontraram impacto do tempo de tela na conectividade funcional (“como diferentes partes do cérebro meio que conversam entre si”), conforme medido com exames de fMRI enquanto as crianças completavam tarefas. Eles também não encontraram impacto negativo no bem-estar autorrelatado das crianças. “Se você publicar um estudo como nós fazemos, onde cruzamos nossos Ts, pontuamos nossos Is, declaramos nossas hipóteses antes de ver os dados, compartilhamos os dados e o código, esses tipos de estudos não mostram os efeitos negativos que esperamos ver.”
'Jovens com acesso a celulares dizem que são mais felizes em uma ampla gama de métricas de bem-estar.
E, claro, ninguém fala sobre os efeitos positivos da tecnologia, como encontrar conexão e comunidade. "Se ampliarmos o zoom, descobrimos que se os jovens têm acesso a telefones que podem se conectar à internet, se eles têm internet de alta velocidade em casa, seu bem-estar é maior. Eles dizem que são mais felizes em uma ampla gama de métricas de bem-estar.
Quando a comissão Lancet, revista médica sobre automutilação e faz uma revisão de evidências, quando a Academia Nacional de Ciências dos EUA faz uma revisão destas evidências, quando pesquisadores acadêmicos fazem suas pesquisas metacientíficas, essas coisas não saem alinhadas com esse pânico tecnológico”..“Isso porque esse pânico tecnológico não é baseado em evidências. É baseado em vibrações.”
O “estudo” que liderou essa cascata de preocupação em 2005, e ainda é citado na imprensa hoje, alegou que usar e-mail reduzia o QI mais do que a cannabis. Mas Shane O'Mara, um professor de pesquisa cerebral experimental no Trinity College Dublin, sentiu um cheiro de rato quando não conseguiu encontrar o artigo original. Acontece que nunca houve um era apenas um comunicado à imprensa. Essa descoberta foi o resultado de uma consultoria de um dia que um psicólogo fez para a Hewlett Packard. Mais tarde, ele declararia que a apresentação exagerada desse trabalho se tornou a ruína de sua vida.
Junto com uma pesquisa sobre o uso de e-mail, o psicólogo conduziu um experimento de laboratório de um dia no qual oito indivíduos mostraram ter habilidades reduzidas de resolução de problemas quando alertas de e-mail apareciam em suas telas e seus telefones tocavam. Mais tarde, ele escreveu: “Este é um efeito de distração temporário – não uma perda permanente de QI. As equivalências com fumar maconha e perder o sono foram feitas por outros, contra meu conselho.”
Os estudos que encontram mudanças na estrutura cerebral parecem particularmente alarmantes, mesmo que estejam olhando especificamente para pessoas com “uso problemático da internet”, em oposição à população em geral. O problema com esses estudos, diz O'Mara, “é que eles não conseguem determinar causa e efeito. Pode ser que você vá para a internet [excessivamente] porque você já tem essa coisa lá. Nós simplesmente não sabemos, porque ninguém fez o tipo de estudo de causa e efeito que você precisa, porque eles são muito grandes e muito difíceis. Além disso, as estruturas cerebrais mudam ao longo da vida. Foi observado que a matéria cinzenta diminui durante a gravidez, por exemplo, e começa a crescer novamente depois, junto com outras mudanças cerebrais. O cérebro é notavelmente plástico.
Muitos também acham que estamos sendo profundamente a-históricos quando nos repreendemos por rolar vídeos de animais fofos, regimes de celebridades ou gols de vitória de copas nas mídias sociais. “Os humanos sempre foram distraídos. Sempre buscamos consolo no evanescente. Se você olhar para a história da mídia no Reino Unido, apenas como um exemplo simples, nas décadas de 1940, 1950, 1960, quantos milhões de tabloides eram vendidos todos os dias? Números impressionantes, porque as pessoas se entregavam a essas coisas. Isso é algo que as pessoas sempre fizeram, e estamos sendo um pouco moralistas sobre isso.” A era da internet levou a um número maior de acidentes de avião ou pacientes morrendo em mesas de operação? “A resposta é não: somos muito melhores em todas essas coisas.
Sempre tivemos que ficar atentos ao nosso “gargalo de atenção”. Desde que comecei a ler e pesquisar em psicologia, sempre ensinamos aos nossos alunos: Não faça duas coisas ao mesmo tempo. Você não pode. A multitarefa e sua diluição de eficácia associada não foram inventadas pela internet. Como alguém aludiu, ter filhos é uma rota clássica para fazer malabarismos com tarefas, com interrupções constantes que levam adultos inteligentes a não conseguirem formar uma frase. Da mesma forma, se você usar seu smartphone enquanto dirige, é claro que aumentará a probabilidade de sofrer um acidente.
Seja inteligente sobre como você usa seus dispositivos. Gerencie os dispositivos não deixe que eles o gerenciem
E quanto às proclamações aterrorizantes de que a tecnologia está em ascensão enquanto o QI está em declínio ? Ligo para Franck Ramus, chefe da equipe de desenvolvimento cognitivo e patologia da École Normale Supérieure em Paris. Felizmente,  diz que ainda não está claro se o QI está realmente diminuindo. As pontuações aumentaram globalmente durante o século XX, mas o crescimento começou a desacelerar na virada do milênio. Esse efeito de platô era esperado há muito tempo, à medida que nos aproximávamos dos limites do cérebro humano. "A altura vem aumentando ao longo de décadas, mas nunca chegaremos a três metros, certo? Então, há limites para a fisiologia humana, incluindo o tamanho do cérebro.
Qualquer pequena diminuição de QI que pareça ter sido detectada, , não é considerada conclusiva neste momento os estudos precisariam de mais replicação. “Há uma meta-análise de todos os dados até 2013, e a pontuação parece estar progredindo pelo menos até 2010 ou algo assim. Ao mesmo tempo, é verdade que alguns estudos documentaram uma ligeira diminuição em alguns países. Por exemplo, há um estudo norueguês amplamente discutido que encontrou uma ligeira diminuição nas últimas duas décadas. Mas também há um número maior de estudos que continuam a observar aumentos. Alguns aplicativos e jogos podem melhorar a memória, habilidades multitarefas, inteligência fluida e outras habilidades cognitivas.
Alguns aplicativos e jogos podem melhorar a memória, habilidades multitarefas, inteligência fluida e outras habilidades cognitivas.
Quanto à exposição na tela, ele diz, o que queremos dizer com isso? “Pode ser qualquer coisa. A tela é apenas um meio, mas o que importa é o conteúdo. Então, quando você fala sobre tela, você pode muito bem falar sobre papel. Papel é outro meio, e qualquer coisa pode ser escrita no papel.
Isso nos leva nitidamente a Platão, que escreveu sobre a podridão cerebral em relação à invenção da escrita, diz Tony Chemero, professor de filosofia e psicologia na Universidade de Cincinnati, cujo artigo de 2021 na Nature Human Behavior afirmou: "A tecnologia pode mudar a cognição sem necessariamente prejudicá-la". "Essa preocupação que as pessoas estão tendo, Platão também tinha, há cerca de 2.500 anos, escrevendo sobre como a palavra escrita tornaria as pessoas estúpidas porque suas memórias seriam piores e elas seriam piores em contar histórias.
Chemero não ama smartphones ou IA e lamenta o incômodo que esta última criou para professores como ele, tendo que encontrar novas maneiras de verificar se seus alunos não estão entregando trabalhos gerados pelo ChatGPT. Mas a única coisa que eles não fazem é nos tornar estúpidos”. “Ao longo da história dos hominídeos, muitos dos nossos maiores desafios envolveram a adaptação a novos tipos de ambientes  e isso é ser inteligente. Este é apenas um novo ambiente em que estamos.” Então, embora ele ainda consiga lembrar os números de telefone dos colegas do ensino médio, os cérebros dos mais jovens são simplesmente liberados para outras atividades. “O que realmente queremos da tecnologia é fazer coisas que são difíceis e chatas, como muitos cálculos complexos, memorização mecânica: os humanos simplesmente não são muito bons nisso sem tecnologia. A questão relevante,  é o que é memória nessa situação, quando terceirizamos parte dela para a tecnologia. É algo que seu cérebro faz ou é uma habilidade que você tem. Se a tecnologia ajuda você a lembrar de mais coisas enquanto seu cérebro faz algo diferente, não acho que sua memória seja pior. É apenas diferente. O que realmente importa é o que somos capazes de fazer.” Afinal, o segredo do sucesso humano sempre dependeu do uso que fazemos de ferramentas. Ser inteligente é ser capaz de fazer muitas coisas. E não acho que nossos telefones estejam nos tornando menos capazes de fazer muitas coisas.
Saia para caminhar. Levante-se e mova-se. Só precisamos desenvolver novas formas de interagir com essas mídias.
Gary Small, o chefe de psiquiatria do Hackensack University Medical Center em Nova Jersey, estudou os potenciais danos e benefícios do uso da tecnologia digital. Ele também se afasta de estudos baseados em meras associações. Até onde sei, ele diz, não há evidências convincentes de que o uso da tecnologia digital ou de dispositivos vá causar danos cerebrais permanentes.
Em termos de aspectos negativos, ele acredita que certas plataformas e conteúdos podem ser viciantes. Pode ser pornografia, compras, jogos de azar. Essa tecnologia intensifica o comportamento humano, coloca esteroides nele, acelera todos esses problemas. Ele menciona um estudo de dois anos atrás, para o qual ele e colegas enviaram um grupo de crianças de 13 anos para um acampamento na natureza e avaliaram sua inteligência emocional (leitura de emoções em rostos) e inteligência social (descrição de uma interação social) antes e depois. E descobrimos que cinco dias longe do tempo de tela levaram a melhorias significativas em ambos, e tivemos um grupo de controle nisso.” Isso mostrou, ele diz, que os efeitos negativos do uso do telefone são temporários e desaparecem quando guardamos nossos telefones. E há pontos positivos. No nosso trabalho, nas nossas vidas sociais, as telas nos mantêm conectados. Podemos ser muito mais eficientes. Podemos obter informações muito mais rapidamente. Posso colaborar com pessoas em todo o mundo.” Embora a fadiga que você pode ter por não fazer pausas seja real...você pode ter sintomas físicos, dor de cabeça, dor no pescoço, dor no ombro, fadiga mental, não há dúvidas sobre isso, usar a internet pode ser um exercício cerebral estimulante por si só. O estudo que fizemos, pelo menos para mim, foi motivo para algum otimismo.” Sua equipe ensinou pessoas mais velhas a pesquisar na internet enquanto estavam em um scanner de fMRI e descobriu que sua atividade neural aumentou. Um estudo também afirma: Certos programas de computador e videogames podem melhorar a memória, habilidades multitarefas, inteligência fluida e outras habilidades cognitivas. Alguns aplicativos e ferramentas digitais oferecem intervenções de saúde mental, fornecendo autogerenciamento, monitoramento, treinamento de habilidades e outras intervenções que podem melhorar o humor e o comportamento.
Então, em vez de prejudicar suas habilidades cognitivas (e possivelmente até mesmo parentais) ao se preocupar com a podridão cerebral, ele diz, seja inteligente sobre como você usa seus dispositivos. Gerencie os dispositivos não deixe que eles o gerenciem. Eu tento praticar o que prego” ou seja, fazendo pausas regulares e escolhendo modos apropriados de comunicação. “Muitas vezes eu vejo essas longas sequências de e-mail tentando lidar com questões complexas e cheias de nuances. A melhor resposta é: 'Ligue para mim ou vamos nos encontrar.
Pessoas por sua vez, não protege seus filhos pequenos de smartphones ou consoles de jogos. “É perfeitamente OK ter algum tempo dedicado ao lazer, e por que não algumas atividades de tela”, ele diz. A qualidade do conteúdo é uma consideração e, “como toda atividade, deve ser apenas uma quantidade razoável de tempo. Acho que muitos dos efeitos negativos atribuídos à exposição à tela não são intrínsecos à exposição à tela. Eles apenas refletem o fato de que o tempo pode ser perdido para outras atividades que teriam efeitos positivos.
Da mesma forma, O'Mara não está preocupado em passar a maior parte do seu dia de trabalho usando um computador. “Só precisamos desenvolver novas maneiras de pensar sobre como interagimos com essas mídias. Saia para uma caminhada. Levante-se e comece a se movimentar. Isso é muito, muito bom para você, se quiser aliviar uma sensação de ansiedade incipiente causada por essas coisas. É tudo uma questão de equilíbrio e evitar a tentação de fazer muitas tarefas ao mesmo tempo. Se sugere reservar um tempo para ler um livro sem interrupções ou deixar seu telefone em outro cômodo enquanto assiste TV. Seja intencional sobre suas escolhas de mídia.

USA

Existem 7 bilhões de pessoas por aí, mas
como também sabes isso sobre as pessoas, vamos chamá-las de consumidores. Existem 7 bilhões de consumidores dispostos a substituir o iPhone pelo Samsung ou Huawei em menos de 42 horas. Eles também
podem substituir Levi's por Zara ou Massimo Duti. Silenciosamente, em menos de meio ano, podemos parar de comprar veículos Ford ou Chevrolet e substituí-los por um Toyota, KIA, Mazda, Honda, Hyundai, Volvo, Subaru, Renault ou BMW, tecnicamente
ultrapassando os carros que você produz.
Esses $7 bilhões também podemos parar de
assinar a Direct TV e não gostaríamos, mas
podemos parar de assistir filmes de Hollywood e começar a ver mais produções 
latino-americanas ou europeias que tenham
qualidade superior, mensagens, técnicas
cinematográficas e conteúdo. Mesmo que
pareça incrível para você, podemos parar de ir
para a Disney e ir ao parque Xcaret em Cancun,
México, Canadá ou Europa: existem outros
destinos excelentes na América do Sul,
Oriente e, claro, Europa. E acreditem ou não,
mesmo no México há hambúrgueres melhores
que os do McDonalds e com um conteúdo
nutricional melhor..... Sabemos que existe
Adidas e não só a Nike e podemos começar a
consumir tênis mexicano como o Panam. Sabemos muito mais do que pensam; sabemos, por exemplo, que se esses 7 mil milhões de consumidores não comprarem os seus produtos, haverá desemprego e a economia (dentro do muro racista🇺🇸) vai cair ao ponto de nos implorar para derrubar o muro fatídico. Nós não queríamos, mas... você queria paredes, barreiras, você vai ter uma parede ou barreiras ao consumo de produtos americanos.



quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Restore Nature now


Estar disposto a mudar, é coisa ou possibilidade de pessoas inteligentes.
O inconsciente governa nossa vida, e o inconsciente é formado por nossas crenças, muitas das quais são falsas, embora as demos por verdadeiras. Ter uma atitude de abertura acima de tudo e a todos nos coloca em melhores condições para continuar crescendo. A coisa mais difícil do mundo não é que as pessoas aceitem novas ideias, mas sim que esqueçam as antigas, algo parecido com o que Goethe pensava: "Cuidado com o que aprendes porque não podes esquecê-lo. Estar aberto à coisas novas, novos aprendizados. «desaprendizagem» é absolutamente imprescindível para que a verdadeira aprendizagem ocorra. Muitas vezes, o que pensamos conhecer é o que realmente nos impede de aprender, mudar modos de vida como a exploração deletéria da natureza...que é a natureza, formada por ecossistemas, matas, animais, árvores, nascentes 
de rios enfim o mundo natural.
*Cientistas dizem que o período atual...2024...2025.

I love that feeling

Adoro essa sensação.
Sabes, aquela que tens quando respiras fundo e de repente tudo parece que vai ficar bem.
Quando você está sem esperança quanto possível, e a vida não vai a lugar nenhum.
Há aqueles momentos que temos de vez em quando e onde nós simplesmente paramos, e ficamos com esta sensação,
isso não pode ser descrito,
mas você simplesmente...
apenas sentes que tudo vai ficar bem.
Como se o mundo parasse de girar por um segundo....
e tudo ficou claro...
Preciso de mais desses momentos.

I love that feeling.
You know, the one you get when you take a deep breath.
and suddenly everything feels like it's going to be okay.
When you're hopeless as can be, and life is going nowhere, there's those moments we have every now and then.
where we just stop, and we get this feeling, that can't be described, but you just..
you just feel like everything really is going to be okay.
Like the world stopped spinning for a second, and everything was clear...
I need more of those moments.

Even truth can be deceptive, whatever its appearance

Ideologia é um complexo de ideias ou noções que se representa para o pensador como uma verdade absoluta para a interpretação do mundo e sua situação dentro dele, leva o pensador a realizar um ato de autoengano com o propósito de justificação, ofuscação e evasão em alguns sentidos ou outro em vantagem dele. 
Karl Theodor Jaspers,  1883 — 1969) foi um psiquiatra e filósofo alemão-suíço que teve uma forte influência na teologia moderna, psiquiatria e filosofia. Depois de ser treinado e praticar psiquiatria, Jaspers recorreu à investigação filosófica e tentou descobrir um sistema filosófico inovador. Ele era muitas vezes visto como um grande expoente do existencialismo na Alemanha, embora ele não aceitasse o rótulo.

Até a verdade pode ser enganosa, qualquer que seja a sua aparência.

Success is a lousy teacher

O sucesso é um péssimo professor. Ele seduz pessoas inteligentes a pensar que elas não podem perder.
4️⃣Quatro hábitos de Bill Gates que separam os sonhadores, dos fazedores...
Quer sonhar menos e fazer mais? Confira algumas das atitudes de Bill Gates que podem ajudar no seu sucesso..by Luísa Granato
🚩Bill Gates, o bilionário cofundador da Microsoft, sempre tem novos conselhos de carreira para oferecer – inclusive com seus hábitos mais simples.
O amanhã está sendo escrito hoje. Você está preparado para escrever o seu? Conheça o curso de inovação da 🚩🚩Academy...O bilionário, por exemplo, segue a lei das primeiras coisas. A regra consiste na ideia de que a primeira tarefa que você faz logo de manhã é capaz de influenciar na sua produtividade pelo resto do dia. Para Gates, o dia começa com uma corrida na esteira e alguns vídeos educacionais.
🚩Durante sua gestão na Microsoft, ele pregava a máxima sobre liderança: “Ao olharmos para o próximo século, os líderes serão aqueles que terão o poder de capacitar os outros”. Dá para ver pela sua rotina matinal que ele faz o que prega e está sempre priorizando a capacitação.
🚩Gates tem alguns hábitos bem consistentes que mostram o que separa os sonhadores dos fazedores. De acordo com o site Inc, o caminho do sucesso é sonhar menos e fazer mais.
🚩CARREIRA...Quer aprender como Bill Gates? Bilionário faz 4 recomendações.
Enquanto muitos vão contar a história de Gates e apontar que abandonar a universidade foi o momento de virada para seu sucesso, as dicas para seguir os passos do bilionário estão em suas atitudes. Confira quatro delas:
Cultivar sua curiosidade
🚩Para o estudante curioso, essa é a melhor época, pois sua capacidade de constantemente refrescar seu conhecimento com podcasts ou aulas online é melhor do que nunca”, disse ele em 2019.
🚩Segundo Gates, o aprendizado constante e ter uma mentalidade aberta para novos conhecimentos são as habilidades para se dar bem no futuro. Se você está lendo ou estudando, você também está caminhando para tornar seu sonho em realidade.
🚩Empoderar sua equipe
Essa é a lição de liderança da frase destacada no começo do texto. A questão não é apenas aprender, mas saber capacitar aqueles ao seu redor.
Se você quer um trabalho bem feito, ou tirar projetos do papel, é crucial ter uma equipe que tenha autonomia e esteja bem preparada. E isso não ocorre de um dia para o outro, precisa se tornar um hábito do líder.
Delegar
🚩O próprio Gates já revelou no passado que já teve dificuldade em adquirir esse hábito. Conforme a Microsoft cresceu, ele precisou focar em tarefas diferentes e depositar sua confiança em outras pessoas para fazer o trabalho bem feito.
Pedir ajudar e compartilhar responsabilidades pode impulsionar o seu sucesso. Afinal, se o sonho é grande, não dá para fazer sozinho.
🚩Saber priorizar
Essa lição sobre administração de tempo foi passada de bilionário para bilionário. Gates conta um dos maiores aprendizados que teve com Warren Buffett: “Não importa quanto dinheiro você tenha, você não consegue comprar mais tempo. Só existe 24 horas no dia de todo mundo. Warren tem uma percepção apurada disso. Ele não deixa seu calendário ficar cheio de reuniões inúteis”.
🚩Aprender a priorizar as tarefas é um passo importante para garantir que um projeto se desenvolva ou que uma meta seja cumprida no prazo. De acordo com a especialista em produtividade do Google, Laura Mae Martin, o planejamento do seu dia ou semana de trabalho deve ser feito com antecedência para evitar desperdício de tempo.


Seduction

É pura sedução...
Sombras...
Meia luz...
E não falo só o que dá beleza no pôr do sol.
Falo da fotografia do fim de tarde.
É sedutora em qualquer circunstância, claro, falo da vida também. 
Gosto..adoro.
A manipulação da luz,
do foco e dos ângulos
ajuda a envolver..
uma névoa de luz... cintilante, dourada, rubra outras vezes simplesmente incríveis.
São simpáticas
românticas..certas poses..
Foi um dia em que fazia fotos...com ela, este é  um conto, uma bonita história sobre esta mulher, mas é mais bonita ainda..no entardecer.
Bonita é pouco. Nunca foi tão linda como nessa história..
É mais..a câmera
não está apenas mirando..
enleva-se..ao rosto, a cintura, a câmera derrete-se a seus pés. Beleza não falta...atiça a criatividade,
minha inspiração..
Mas para que tudo,
desse totalmente certo seria preciso que
estivesse apaixonado,
por ela, ou que, pelo menos, acreditasse estar diante de uma paixão.
O problema é que,
desde as primeiras fotos..,
pareço apenas como um garotão de voz envolvente, mas um pouco boba, mas sua nudez imaginada, que  se mostra nas pernas, rosto e ombros, economiza, está longe de constituir um acontecimento com o fim de tarde..algo mais na  alcova.
Com isso, perde-se um pouco do meu centro de interesse.
Tudo que na vida real ela é uma espécie de anjo além do bem e do mal na minha vida.
E também está na última, luz do dia.
Eu penso nela, eu penso até no depois que a luz se for que nunca mais encontramos, penso em Ana...que foi minha musa..o equivalente visual dessa repetição obsessiva, teria talvez de ser uma espécie de adoração a cada tomada até que o sol desaparecesse.
Acontece que os outros encontros  sempre nos fins de tarde no alto são igualmente bonitos e representam figuras  nossa vida real, a saber, o meu próprio prazer de olhar.
Em vez de dizer que ela é um objeto sexual, o lado feminino da história..do meu fim de tarde..senti que ela reclama que eu não não assumo com uma declaração de amor.
Respondo que o sol ofusca minha mente e não tinha a menor vontade de ter seus sentimentos confundidos em certa medida nada mais seriam do que a procura pela verdade de nosso relacionamento que ficava bem ali na frente este lado, claro  nessa escuridão, sim só minha interpretação reducionista demais.
 
De um clima de sedução, eu, ela, e o sol.

Butterfly

Me atrai, me fascina, não o que é proibido, mas uma borboleta assim como na foto..mas por outro lado, se você me perguntar sobre a vida, ou sentido da vida.... minhas respostas, não são batatas pringles, um chocolate diamante negro..nem um sorvete kibon...uma dica não sou vegetariano...não é nem comida, muito menos carro, nem moto, nem roupas, celulares..tablet ou smartphone...Mas há personalidades mais pessimistas, que eu sobre a vida, como Sigmund Freud, criador da psicanálise, e os escritores Frank Kafka, Jean-Paul Sartre e Joseph Conrad, que dizem que a vida simplesmente não tem sentido mirando um ser metafísico.... não é como diz a influência judaico-cristã, que a vida só tem sentido só se Deus existir...Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia...
Shakespeare dizia. Macbeth, Cena V, Ato V Macbeth (1605-1606)...: A vida é uma história contada por um...idiota, cheia de som e de fúria, sem sentido algum.
Clarice Lispector que dizia.. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.
Entre Shakespeare..e Clarice..eu fico com Clarice.



The world is a beautiful place

O mundo é um lugar lindo para nascer se a gente não se importa tanto com a felicidade pois nem sempre tudo é muito divertido, se não se importa com um pouco de tristeza, de vez em quando, quando tudo não está bem porque até no céu não cantam sempre.
O mundo é um lugar lindo para nascer...se não se importa que algumas pessoas sempre morram,
pois só morrendo que tudo se renova, o que não é nada mau se não é você
Oh.. mundo é um lugar lindo para nascer
se você não se importar muito algumas mentes não inspiradas nos vários  lugares.
Sim, o mundo é o melhor lugar de todos para muitas coisas como fazendo a cena divertida e fazendo a cena de amor e fazendo a cena triste e cantando canções baixas e tendo inspirações e andando olhando para tudo e cheirando flores e até pensando e beijando pessoas e acenando e dançando e indo brincar em rios em piqueniques
em pleno verão e simplesmente vivendo isso.
Sim...mas depois ler bem isso,  no meio ou no fim do texto, vem um sorriso.



Good time

Saudade é o momento bom que ficou.A saudade é uma emoção complexa e ambígua que muitas vezes está associada a sentimentos de nostalgia e desejo por algo ou alguém que já não está presente.
É a falta de alguém que se foi e que provoca sensações e experiências profundamente humanas, cheia de emoções complexas e confusas, que testemunha o impacto que alguém teve em nossas vidas e da conexão especial que compartilhamos com ela. Mas embora a dor da perda possa ser avassaladora, a saudade também pode ser vista como uma forma de honrar e manter viva a memória de alguém que se fez tão importante e fez parte de nossa história.

Transformar a saudade em algo bom é ressignificar os pensamentos, permitindo encontrar beleza nas memórias e nas conexões que perduram, sendo um eco emocional da alegria passada, e sua existência é uma evidência do impacto positivo que esses momentos tiveram em nossa vida.
A saudade não apenas nos lembra do que perdemos, mas também nos conecta às experiências e alegrias vivenciadas ao lado de quem não está fisicamente ao lado, mas emocionalmente nas lembranças.

A dream

Good night, may you fall asleep in the arms of a dream, so beautiful, you'll cry when you awake. Michael Faudet.
Boa noite, que você adormeça nos braços de um sonho, tão lindo que você vai chorar ao acordar. Michael Faudet.



Happiness XIX

Não existe um caminho específico para a felicidade. 
Há maneiras diferentes.
Tem gente feliz sem nada, e tem quem é infeliz tendo tudo.
Luigi Pirandello.


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Don't spend too much time alone


Não gaste muito tempo se preocupando com sua velhice solitária. Talvez eu ou você estejamos dando muito valor a isso. Pessoas morrem, separam-se, desentendem-se e qualquer pessoa que conheça dirá que posso ser às vezes até muito ou pouco irritante. Daqui a quinze ou 20 anos, se estarei aqui, não é inconcebível que ninguém da minha família queira ter muito a ver comigo.
Quanto aos meus amigos mais próximos, alguns dos quais conheço há mais de 50 anos, fiz um péssimo trabalho para não manter contato com eles.
Deveríamos definir o que queremos dizer com solidão, em oposição a solidão ou isolamento social, desconexão, etc. Devemos dar valor a algo que “acrescenta beleza à vida". Isso dá um toque especial ao amanhecer, pôr do sol ou melhora o cheiro do ar noturno ao ver o luar. Acabar com a Solidão de forma mais útil, define-a  ela como “um sentimento subjetivo de algo indesejável da falta ou perda de companheirismo" Acontece quando há um descompasso entre a quantidade e a qualidade das relações sociais que temos e aquelas que desejamos. Aos 40 anos, poderia passar dias sem ver outro ser humano.
Essa incompatibilidade pode arruinar vidas, especialmente à medida que envelhecemos, se abre caminho através de nossos entes queridos e a aposentadoria ou a enfermidade desfaz todos os laços fracos que acompanham o deslocamento diário ou as compras semanais. Há milhões cronicamente solitários, o que significa que se sentem assim frequentemente ou sempre sós. Como que a sua vida “como estar numa ilha deserta” . “Quando você tem alguém que realmente entende você”, “que realmente te entende de uma forma mais profunda do que outras pessoas, quando você perde essa pessoa é um grande "buraco”.
“Pessoas que se sentem frequentemente ou sempre solitárias”, “têm um risco maior de desenvolver certos problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Esse tipo de solidão também está associado ao aumento de pensamentos suicidas.”
A solidão segue uma curva em forma de U, com pico na idade adulta jovem, queda na meia-idade e outro aumento após os 60 anos. Não é de surpreender que uma manifestação de miséria encoraje outra. Mas a solidão é tão ruim para o nosso corpo quanto para a nossa mente. Há uma “epidemia” de solidão e isolamento social. (Não são exatamente a mesma coisa, embora haja uma grande sobreposição. O isolamento social descreve uma falta objetiva de conexões sociais, enquanto a solidão tem tudo a ver com percepção. Você pode ficar sozinho sem estar socialmente isolado - e, se tiver sorte, vice-versa. A solidão e o isolamento social aumentam o risco de morte prematura em 26% e 29%, respetivamente ”, escreveu. “De forma mais ampla, a falta de ligação social pode aumentar o risco de morte prematura tanto quanto fumar até 15 cigarros por dia. Além disso, uma ligação social fraca ou insuficiente está associada a um risco aumentado de doenças, incluindo um risco aumentado de 29% de doenças cardíacas e um risco aumentado de 32% de acidente vascular cerebral. Além disso“está associado ao aumento do risco de ansiedade, depressão e demência. Além disso, a falta de conexão social pode aumentar a suscetibilidade a vírus e doenças respiratórias.”
A solidão pode atingir qualquer idade, um sentimento natural que vai e vem ao longo de nossa vida, segue uma espécie de curva em forma de U , com um pico na idade adulta jovem, um vale na meia-idade, depois outro aumento após os 60 anos, tornando-se particularmente acentuado por volta dos 80. Olhando para trás, os meus momentos mais solitários foram na adolescência no meu primeiro ano fora de casa e durante alguns relacionamentos infelizes. Eu me senti muito mais conectado com o mundo aos 40 anos, embora hoje estou quase sempre sozinho, em uma cabana perto do topo de uma montanha, onde posso passar dias sem ver outro ser humano.
Há algo particularmente brutal na solidão que atinge os 70, 80 ou 90 anos, quando há tão pouco tempo para superá-la. Parece tão definitivo. Milhões de pessoas mais velhas dizem que a TV ou o rádio são sua principal fonte de companhia.
Coisas como luto, problemas de saúde física e mental ou necessidade de cuidar de um ente querido significam que os idosos correm muito risco de solidão”....“E outras mudanças na vida, como perder coisas que muitos de nós consideramos garantidas, como ter boa visão e audição, ou ter a capacidade de ir a pé às lojas podem levar as pessoas a passarem inúmeras horas sozinhas, sem ninguém com quem conversar e acabando por se sentir isolado e invisível.
Muitos de nós lutamos para admitir que estamos sozinhos. ‘Há um tremendo estigma.
Eu me pergunto o quão ruim as coisas teriam que ficar antes de eu aceitar que precisava de ajuda e muitos de nós temos dificuldade em admitir que nos sentimos solitários, até para nós mesmos. “Ainda existe um tremendo estigma”...Como sociedade somos mais fragmentados, existem fatores que individualmente não podemos controlar, mas internalizamos a causa da solidão como sendo um defeito da nossa personalidade não somos suficientemente interessantes, não somos suficientemente valiosos. Isso pode evoluir para uma espiral de falta de confiança e retraimento.” Em outras palavras, você se sente sozinho, evita outras pessoas, você se sente mais sozinho..saiba que a  solidão é “corrosiva”, “corrói a sua autoimagem”, faz você questionar o valor da sua vida. Como aprendi com minha antiga experiência de depressão , quando passei meses pensando que era tudo ao meu redor que estava desmoronando, e não minha mente, nomear o que você está sentindo pode ser o primeiro passo para fazer algo a respeito. Uma das mensagens que quero transmitir, é que a solidão não é intransponível em nenhuma fase da vida. Mas é muito difícil quando, digamos, está enferrujando sua vida mental e emocional sem que você sequer dê um nome. Trazer isso à luz e compartilhar isso consigo mesmo e depois com os outros é realmente o primeiro passo para quebrar esse ciclo.
Tente manter-se ocupado.
Isso pode envolver um hobby como jardinagem, ir à academia ou até mesmo organizar os armários da cozinha, quebra-cabeças, quebra-cabeças. Pequenas atividades podem lhe dar energia e sentimentos positivos. É importante que essas coisas sejam divertidas ou gratificantes tenha cuidado ao trabalhar demais ou assistir a programas de TV simplesmente como uma distração. Isso apenas atrasará ou suprimirá seus sentimentos e poderá piorar sua saúde mental.
É importante que os hobbies sejam divertidos e gratificantes…
Estimule sua mente
Isso pode incluir fazer cursos ou ouvir podcasts sobre qualquer coisa, desde comédia até fitness. Apenas ouvir a voz de alguém de quem você gosta pode ajudá-lo a se sentir menos solitário.
Mexa-se...🏃
O exercício físico pode ajudar com a solidão. Pode ser tão simples quanto dar um passeio no parque quando você se sente um pouco sobrecarregado. Alternativamente, você pode ouvir música e dançar na sala de estar. (No entanto, esteja atento aos seus vizinhos).
Tente interagir com as pessoas que conhece.
Pode ser difícil conversar com outras pessoas quando você se sente solitário. No entanto, tentar se conectar com as pessoas que você conhece durante o dia pode ser útil. Até mesmo chamar a atenção de alguém e dizer “Oi” enquanto caminha pode fazer você se sentir melhor. Ao compartilhar uma saudação educada, você também pode dar uma carona a outra pessoa.
Encontre pessoas que entendam' você.
Há grandes benefícios em encontrar pessoas que passaram por experiências semelhantes às suas. Procure conexões em grupos locais ou nas redes sociais.
Passe tempo com animais de estimação
Os animais não apenas nos fornecem amor e apoio incondicional, eles também ajudam a estruturar nossos dias e até nos incentivam a sair e nos conectar com outras pessoas. A interação com animais de estimação também ajuda a reduzir os níveis de estresse.
Tente usar as redes sociais de uma forma positiva.
A terapia pela fala pode ser difícil de conseguir - mas se você encontrar um conselheiro ou terapeuta, isso lhe proporcionará um espaço seguro para trabalhar seus sentimentos e pensamentos sem julgamento.
"...
Creio que o hábito precoce da solidão é um bem infinito.
Ela ensina também a amar ainda mais as criaturas. 
Marguerite Yourcenar

Green is a soothing color, isn’t it

Verde é uma cor suave, é... bem isso. Então desperte no coração o desejo de estar no verde, que acalma e, acima de tudo, dá liberdade.. e sentimos o ar puro, a brisa do interior e suas matas. Quase todo mundo prefere o verde que dá um melhor equilíbrio e harmonia, vida saudável e qualidade de vida.
Morar no campo, longe da cidade, não é abrir mão do conforto, você precisa de meios, que lhe permita morar longe..da Cidade quase sempre barulhenta e poluída. Quando você se torna adepto de lugares verdes, você não deixa o Stress entrar.



Green, Stones and Water

Green, Stones and Water.
Nature...
Prefiro a vida aqui, com tantas pedras, água e muito verde.

Onde posso...
Respirar fundo, onde
posso passar um tempo
e sentir-me feliz.

...
Um ser humano é uma
parte de um todo
chamado universo,
Não devemos nos
restringir a pessoas os
nossos desejos e nosso afeto.

Nosso círculo envolve  todas criaturas
vivas, toda natureza
em sua beleza .
Albert Einstein .

Photos
ACReb

As long as you are breathing, there is more right with you

Enquanto você estiver respirando, curtindo a natureza, há mais coisas certas com você, do que mais coisas erradas, não importa onde e o que esteja errado.
👍O bem-estar leva a viver bem.

Sua mente calma é a arma definitiva contra seus desafios. Confie em si mesmo. Nossa ansiedade não esvazia o amanhã de suas tristezas, mas apenas esvazia o hoje de suas forças. Vamos fazer as pazes com a ansiedade...e viver bem. A ansiedade existe e tão comum, quando ela prejudica, nunca é ou não é necessariamente uma coisa boa, é um problema... a questão é como lidamos com esses pensamentos e emoções.
 
é  isso.
Sobre alívio da ansiedade... Seja qual for o campo, nunca se deve ouvir as pessoas que não dominam o assunto, nunca ouvir os"experts" que aparecem na imprensa geral...web, Facebook, Instagram etc
é a primeira coisa a fazer.
Ouça um médico ou psicólogo. Eu sou médico sei do estou dizendo.
E pare de olhar demais para sua tela: desconecte-se muitas vezes, do Google, Facebook, Twitter, TikTok e outros para interromper o fluxo constante de informações que vem e vão e sobrecarregam o cérebro.
Contemplar a natureza verde...faz muito bem.
O belo há de ser eternamente buscado como antidoto a nossas descrenças e incertezas e assim a alegria, estará sempre, presente.
Se você gosta de um lugar, ele sempre será bonito. Contemplar a natureza é uma necessidade humana e é o que melhor a vida pode dar. A presença da natureza com seu verde, proporciona melhor absorção de oxigênio puro, en nosso corpo, que depura a mente e proporciona novos estímulos, perspectivas e paisagens.
E é às vezes muito mais, mas é preciso andar e caminhar, buscar, vagar.
Na natureza, há toda forma de contemplação, nela se está próxima do *divino*.
Na natureza ecoam a linguagem do criador, dentro do mundo real.
Na natureza é que buscamos e faz que nos conectamos a beleza, que relaxa, restaura e melhora nossa saúde física, mental e emocional.
Ir para uma caminhada também é muito eficaz.
👣O ritmo constante da caminhada acalma e permite que nossos pensamentos se organizem de maneira diferente, com harmonia e passamos a ter mais lucidez e serenidade.

Flowers and Trees

O que ouviu os meus versos disse-me: Que tem isso de novo?
Todos sabem que uma flor é uma flor e uma árvore é uma árvore.
Mas eu respondi, nem todos, ninguém.
Porque todos amam as flores por serem belas, e eu sou diferente.
E todos amam as árvores por serem verdes e darem sombra, mas eu não.
Eu amo as flores por serem flores, diretamente.
Eu amo as árvores por serem árvores, sem o meu pensamento.
Alberto Caieiro - Fernando Pessoa


Times change

O que é mais difícil não é escrever...mais difícil é dizer muito e dizer coisas importantes  de forma sintética ou em poucas palavras.
Esta foto é minha de muitos anos atrás com uma frase de um belo escritor.... Camões.✍️
Escrever é que é o verdadeiro prazer... ser lido é um prazer superficial.  V. Woolf.


terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Clouds III

As montanhas de Iomerê...
O pôr do sol de Iomerê...
Se não houvesse montanhas...
Se os dias passassem sem este fim de tarde cheio nuvens..
E todos instantes da memória desde a infância aqui.
Se não houvesse saudade...
Se a vida inteira não fosse, com estas belezas
este belo seria perdido.

🌞Que o sol acorde cores que carregamos...
Dias, que vem e dias que vão, os tempos mudam e nós mudamos.
Nunca nos desfazemos a memória deles...
A cor vibrante da manhã e tarde, reconhecidas, sol que nasce e vai no horizonte e derrama sua luz quente sobre nós. O dourado nos traz à vida, dando-nos brilho na escuridão. É realmente impressionante testemunhar.🌞Os dias vem e vão...cada manhã cada tarde,  desperto para ver..orar..observar..
contemplar..faz parte, faz evoluir. Tudo melhora prá quem se ilumina com o sol.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Love is it II

Na realidade, o amor não passa de uma ilusão sem igual. Incute no amante a prontidão para abandonar todos os prazeres e delícias da vida apenas deitar-se ao lado de uma mulher que não lhe trará maior alegria do que qualquer outra força. Naturalmente, tudo se resume a isto no final. A prova disso é que esta paixão ardente, como todas as outras emoções, excitações e desejos, é extinta pelo prazer, deixando os amantes em choque e perplexidade.

Escrito por✍️ Arthur Schopenhauer
📖No livro: Metafísica do Amor.

O Tempo não Para

Imagens 
reforçam
ideias,
conexões.
Infância,
Família, 
Passado,
Cidades.
Havia 
um 
tempo 
e se
vivia
assim,
não mais...
Mas há 
um tempo, 
que vivo,
em que vivemos,
o nosso tempo.
As montanhas 
majestosas de
Iomerê  estão 
sempre lá, 
como se dissessem,
vocês vão e
nos somos eternas.
As montanhas de Iomerê
ainda falam
da minha infância..
belas, 
imponentes
Onde o sol, 
toca todas tardes,
e continuam lá.
A percepção 
é sempre igual
olhar ao alto.
algo
inteligente,  
inspirador 
que cada um tem, 
e vale sempre, 
por mil palavras.
O menino 
lá atrás,
está lá 
e
vive a cada olhar...
na
minha  
biografia,
sentado 
nos degraus 
do antigo 
seminário 
tudo
começa, 
como 
num 
encontro, 
vem à  mente
o passado, de
um menino sapeca...
A vista da igreja matriz..
a praça ali, 
como
dias de neve,
do inverno 
que nos 
brindou em
1965,
tem coisas
a gente 
nunca 
se esquece, 
agora sei 
dizer, 
que a 
gente era
demais
feliz, por isso 
não esquece e
nunca esquece 
por ser 
tão marcante 
na minha vida,
na vida
da cidade,
onde
tudo na vida 
passa...
tudo  flui...
onde fui,
muito
além disso.
Nunca mais.. 
não 
digo mas
nada
marca 
mais,
como 
olhar 
o horizonte 
com um
retrato 
atemporal.. 
relembrar,
um
despertar de
algo 
assim..
notável.
Fotos antigas
adoro, levam mentes..
seres
divagam nos dias 
como
que um foramem, 
uma fresta,
nos levam 
de volta ao passado
como a
lugares sagrados
tão  presentes e
simples em
nossa memória,
ou onde 
a gente se refugia,
um momento particular,
enfim reviver é como viver de novo
sua história.
O ser,
Modesto,
simples,
vive
e é ainda 
continua
muito 
tímido.
Soa 
tudo, como
num banquete,
como uma festa no pavilhão  da Matriz São  Luiz Gonzaga
cheio de delicias, num lugar
chamado Iomerê...
um belo pedaço..
ainda com toda 
poesia em seu entorno.
Assim como 
que
hoje, me sinto como
um
seu filho  que
retorna...
Ando pelas ruas..
vento
e
cores..
flores.
Eu vim 
para cá menino
mais novo que agosto de
1963 parece tão  distante
tinha 7 anos,
ainda hoje
Iomerê é silenciosa 
e discreta. 
Uma 
cidade ainda
rural...
interiorana.
A igreja
linda
em 
frente 
da 
praça.. está ali.




O clube,
onde a
cor
amarela,
ou
de tom amarelado...
onde 
desfilavam
meninas e mulheres
de vestido tubinho.. 
desde
a escada de acesso  íngreme,  
a pista de dança,
as cadeiras de palha
já não existem mais...
Florestas, montanhas 
um lindo entardecer 
quase 
todo 
dia 
é de sol..
intactos.
A infância 

minha 
foi
aqui
e foi confortável,
e demais humilde. 
Meu pai,  
açougueiro,
minha na mãe,
dona de casa...
Eu frequentei

a escola chamada,
Grupo escolar Frei Evaristo,
Foi onde estudei...
lá até os quinze anos.
Quando estava na escola,
da irmã  Odila e Otalia o padre De Martini...
um excelente 
aprendizado..
bom,
forte era o
ensino religioso, 
a música..
a literatura,
senti mais tarde 
que usava muito
o lado esquerdo 
e um pouco o
direito
do cérebro, 
acho que 
mais até hoje..
Na infância, 
mostrava curiosidades..
leituras solitárias da da enciclopedia universal .
a natureza..
o pôr do sol..
cães 
e gatos..
vendo pessoas, 
seus
movimentos
eram assim
o entorno,
aqui percebi
a
que
nasciam e morriam.
Nascer e morrer
eram coisas raras 
a cidade parava,
em cada velorio..
para ver,
Éramos não mais 
ou menos
que mil pessoas.
Morrer e nascer aqui,
era um acontecimento.
Mas o funcionamento 
das coisas,
das pessoas,
eram minha observação predileta..
Observar, 
olhar atento a tudo.
Me fascinava descobrir 
cada pôr do sol...
que
nem sempre conseguia ver.
E
estar presente e
ver no fim de tarde, nos meses de outubro, novembro e fevereiro e março eram ainda
mais lindas as colinas 
que rodeiam a vila..
Que eu me lembre, 
sempre tive interesse.....
por tudo,
era muito garoto, 
lembro-me 
de ver tudo aquilo,
pessoas na rua,  roupas modestas, 
até de pés descalços algo 
tão comum como  carroças 
o carro de boi, 
nos jipes willys 
na estrada, 
a rua principal
de chão batido,
em que me
punha as mãos..
no rosto
na testa,
dizia comigo que lindo tudo aquilo. admirava estático o movimento.
Esta era a dinâmica carros, ruas e cadas e pessoas nas ruas
com as montanhas ao fundo.
Um interesse maior veio 
em documentar isso..
foi no fim dos anos 70,
depois
nos anos 2006 e 2008..
das belas fotografias majestosas 
que me faziam retornar 
ao passado
é  tudo que  me incentivou 
no interesse por Iomerê,
Passado e presente.
Não 
sou  
filho da terra, 
embora 
more aqui 
já por 50 anos..
mas
não nasci, 
aqui,
nasci em Tangará...
no ano de 1956,
vivi lá 
pouco mais meus  
avós italianos 
viviam  na linda São Marcos...
vivi
na Vila Bressan 
do açougue 
e cantina 
e suas colinas
em Pinheiro Preto,
mas fui me envolvendo 
com meu tempo na vila de Iomerê . desde
menino e hoje
em conversas 
com conhecidos 
e colegas de seminário,
da escola, 
da igreja,
dos padres, das
freiras. 
Embora até pouco 
tempo, nem sempre
me dava
conta do contexto 
de tudo e tão 
mais
amplo era
viver aqui com todos que viveram
os anos
60
e 70
em torno de como
é lindo tudo em Iomerê..
O fato é de que já
era evidente esta interessante maneira e
gosto para mim..
já em 2008..que
Fiz esta foto..
Sim este 
momento estimulou o 
meu
envolvimento 
com maior desde
fotografia que resgatou
o olhar carinhoso da cidade, 
que remonta e vem desde durante toda minha infância.
Iomerê não é uma  peça velha mas
é uma a roupa usada que serve..
Um ritual cada momento...
na minha vida..
é uma peça atual.
A influência de muitos foi bem,..assimilada. .
Foi além do
menino precoce,
dentro de casa..
foi no trabalho,
aos olhos de
muitas pessoas da vila e interior que
vinham ao comercio de meu pai, dos habitantes...
os colonos..
que vivem
ou viveram aqui.
Durante anos trabalhei como filho 
de açougueiro..
em Iomerê.. 
Eu sempre fui descrito 
por um colega 
como um "menino gentil", 
era muito querido,
me chamavam
de Toninho, 
era admirado 
por meu jeito meigo
e trabalhador...
juvenil demais até hoje.
Tinha habilidade para fabricar coisas 
como embutidos,
salame, copa
e torresmo
no açougue do meu pai...
Me portava como um artesão..
Todo o aprendizado aqui, 
me que fazia preparado
para ter encarado 
em algo maior..
desde
os muitos anos 
que frequentei 
o prestigiado grupo escolar, 
onde alunos e professores eram um 
grupo muito coeso e irmanados 
no ensino diário avançado para época  
assim era o Frei Evaristo...
contando que tudo era um ambiente de uma efervescência cultural tão mar cante e presente sempre com a laboriosa
presença dos padres do Seminário Camiliano e das freiras Marcelinas 
em auge nos anos 59 e 60 e toda década inteira.
Mas tudo se deve a época 
a esta presença dos padres 
e  uma influência mais ampla...dos seminaristas e professores  atuantes e tão dedicados na
escola..
Nunca mais repeti
esta foto..
Frei Evaristo... 
dos 
padres do Seminário,
Freiras do Juvenato 
Santa 
Marcelina...
que davam aula, 
cada dia uma inspiração 
que muito se fazia  aos alunos no ensino, 
que era  muito prestigiado.. 
Senti a responsabilidade..
e soube tirar proveito 
de tudo na escola.
concentrando-se 
especificamente em música, 
literatura...
da professora 
Edite Rosa..Pe Edivino.
e nao era só que a gente tinha...até tecnologia 
era bem vinda nos eletro domésticos, 
era algo novo nos anos 60 
fui ver o rádio lá   e uma geladeira..
em Videira na casa Ruecker
Naquela época, as escolas 
estavam tentando aprimorar 
a educação e eu 
de olho no lado vocacional, 
querendo saber onde eu 
ia me posicionar em 
termos de profissão. 
Queria se padre..historiador
depois veterinário
depois fui ser médico
Havia um fosso cada 
vez maior entre as matérias 
da escola, com que há hoje...
e  atividades práticas. 
Eu sai de Iomerê em 1972, 
no dia 26 de fevereiro,
de Kombi com 
o Padre João Zago...
neste dia inesquecível,
fui estudar no melhor 
colégio Bom Jesus de Curitiba,
Iniciei aulas 
em março do mesmo ano...
fui lá um bom aluno graças ao
que levei de bagagem de Iomerê.
Não havia um padrão de ensino 
estabelecido, 
ou, 
nas palavras 
de um professor,
"na prática" 
as escolas,
"ensinavam o que bem entendessem"...
e em Iomerê 
tínhamos o melhor.
Olho no futuro, 
me ajudou a criar 
num foco, estudar,
mudou tudo...
em Curitiba, 
do Professor 
Schimidt
do frei diretor,
tudo se, misturavam
o ensino acadêmico 
com a musica..
literatura..
e estava bem 
à frente de meu tempo..
Iomerê foi muito salutar na época, 
todas as crianças entre os 
cinco e os dezesseis anos...
que viveram este tempo, 
devem muita gratidão a  este tempo,
"Sob a influência do padres
e seminaristas camilianos"..
Os alunos da escola tinham 
esta contribuição, 
e a reputação dos professores 
convincentes,
oriundos 
do seminário camiliano"..
Tudo ajudou a transformar 
o que era, no fundo, 
uma aula recreativa,
 num curso de futuro para crianças 
e adolescentes. 
Estabeleceu a base para 
 geração
de pessoas talentosas. 
Entre eles, o próprio filho 
de um açougueiro..
eu...
Algo me recorda dos  

muitos anos comentando
a respeito da evolução da 
escola e a paixão cada vez maior  
de muitos..
por aprender musica..
literatura..poesia...
com alguns professores de fora.
Mas eu não era um cara obcecado, 
sempre tentando me transformar
em menino prodígio.
Meu  pai não imaginava o talento do filho,
foi apenas um estímulo,  
por ser o patinho feio...
dele.
Andando juntos na rua,
eu apontava para os diferentes tipos
de poste de luz eram centrais,
já na  época, perguntava a meus amigos..
por que eles eram diferentes 
dos outros lugares, 
a rua central larga, os colonos 
vinha a vila...
Curiosidades...
sempre me motivaram..
e as pessoas modestas, 
respeitosas uns dos outros..
como as famílias eram, 
os Mendes,
Penso, Pasqual, Santini, 
Comelli, Pelle, Faoro, 
Lazzari, Faccin, Zago, 
Pastore...
esta influência incidiria 
nas condições  de cada um 
e teria afetado as minhas escolhas..
Ser padre era o top nos anos 60, 
foi decaindo nos anos 70 mas 
eu fui em frente.
O tempo todo  
a gente conversavam 
sobre os mundo a volta, o ambiente 
construído..e como era possível sair.. 
dali.. 
se aprimorar...


Enfim 
sai fui morar 
Curitiba., 
em 1972, no seminário camiliano.
A memória 
de 
um 
acontecimento que durou menos de 2 dias...
marcante.
A neve de 1965..
vem  a mente a palavra "rejeitado", 
um menino que queria 
ser participante, 
de tudo naquele dia...
















 O
clube
de 
Iomerê.


ouvi da mãe que respondeu 
a pergunta, 
se podia sair ver   
a neve.
Algumas 
semanas 
atrás, 
eu tive  
a certeza 
que minhas 
ideias 
não
foram 
rejeitadas 
A mãe disse: 
Teus irmãos irmãos estão sempre 
falando 
em sair 
na neve e você não pode sair..
não tem roupa e sapato..
Para mim era triste..
Eu senti um estado de depressão..momentânea
foram 30 segundos  de uma memória específica, relembrei...agora
ou seja, de não poder ir a neve na praça.
Sempre há uma tendência a lembrar do fato 
e da rejeição da mãe.
Claro ela estava estava errada, 
isto é especifico e refere-se 
a algo que ocorreu em diversas ocasiões. 
Esta  memória...
acontecimentos passados tão longe do anos 60, 
de forma clara e não vaga e genérica. 
"É um fator de vulnerabilidade ser rejeitado,
num casa de muitos irmãos e ocasionou muitas reações contraproducentes, quando as coisas dão errado na vida..
Esquecer um pouco é essencial...
eu segui em frente.
"Quando você tenta lembrar demais o que aconteceu é uma desastre..como a morte de minha irmã em 1964.
Evitava  sempre que viesse a minha mente,
E então vou dizer algo que pode soar surpreendente,
vindo de um homem cujos pensamentos
giram constantemente dentro de sua cabeça...
e tem um interesse particular
por um área como o pensamento ..
"Isso é interessante".
Eu jamais seria capaz de me lembrar de tudo..
que escrevi aqui..
Ser padre era o top nos anos 60, 
foi decaindo nos anos 70 mas eu fui em frente.
o sonho acabou em 1975
no seminário camiliano...de Cotia.
A memória  de um acontecimento 
que durou menos de 1 dia...marcante...
o meu dia de despedida...do seminário.
se fosse Padre seria o máximo...
queria muito...
mas fui ser médico em 1982.
Escrevi aqui...tantas coisas....
fiz tantas coisas e farei ainda..
mas o assunto vem a ser AGORA 
o cérebro 
e os pensamentos..
De repente lembrar de tudo nas minúcias..
rever os nossos momentos mais importantes,
todos os nossos preciosos encontros,
aventuras e vitórias..

E se a memória nunca se extinguisse
e pudesse ser recuperada a qualquer momento..
E ai vc saberia..muito mais.. 
então se pode imaginar como isso seria na realidade..
Nem mesmo uma memória quase
perfeita poderia dizer como é isso..
Mas vou tentar descrever como é ser assim.
Imagina se lembrar de muitas 
experiências do começo da infância 
e de quase todos os dias entre 
as idades de 7 e 15 anos.
Depois disso, não há praticamente nenhuma falha em sua memória....
.sobre datas, números e histórias inteiras sem esforço.
"As pessoas diriam:
Nossa, é fascinante, deve ser uma dádiva ter uma memória tão perfeita"..
Imaginando isso, meus lábios curvam-se num leve sorriso.
"Mas também é agonizante"...
Além das boas memórias,
todas as palavras enraivecidas, 
os erros, decepções, choques 
e momentos de dor não esquecidos.
O tempo não curaria nenhuma ferida... se a vida fosse
sem esquecimentos..eles existem para isso...
"Olhar para o passado é como vivenciar

tudo de novo 
e 
de novo, 
e essas memórias 

despertam exatamente
as mesmas emoções...

A vida 
seria como um filme sem fim 
capaz de me arrebatar um 
ser por completo. 
E não tem um botão para parar.
..um Pause.
A mente é constantemente bombardeada 
por fragmentos de memórias, 

exposta a um processo automático 
e incontrolável que se comporta 
como uma repetição infinita 
num computador.
Às vezes há motivações externas, 
como um determinado cheiro, 

música, foto ou palavra.
Mas freqüentemente as memórias 
voltam por conta própria.
Cenas bonitas, importantes 

ou banais passam no monitor interno, 
às vezes tomando o lugar do presente.
Tudo isso seria incrivelmente saudosista..
ou é as vezes.. algo...
bom, lembro de como gostava 

de tomar sorvete 
de uva no Bar do Comelli..
em Iomerê.
Mas uma tendência 

crônica em nós a eliminar detalhes, 
está ligada a episódios

mais longos e intensos
principalmente

acontecimentos traumáticos.
Há o que não conseguem lembrar o passado em detalhes específicos..
"Se você está infeliz e quer ser feliz, é bom ter memórias boas que você possa percorrer ..dos pensamentos bons, 

alegres..temos alegria.
A musica do seminário no fim de tarde..o futebol no campos dos Nora..o banho no rio, 
comer uvas no Faoro.
"É como uma rede de segurança...lembrar os bons momentos"
Os pensamentos negativos..
eu sempre tentei esquecer do passado, 
o passado muito ruim que me deprime..
Hoje, não estou mais interessado neles.
Comida é algo que a gente não esquece. 
Lembro de refeições no açougue 

toda memoráveis, como a mais 
cara que já fiz na vida, sentado 
num lugar aberto
apenas oito pessoas 
Coisas que dizem, 
é ainda melhor não se foram no tempo..que ainda que tenos.
Não me esqueço de que comia xixo ou espetinho no açougue.
Do bar do Barulho..
Era perto de casa e da escola. 
gostava do sorvete e o preço
que cabia no bolso. 
sempre gostei de uma comida comum e carnes..
Tenho um carinho enorme por aquele torresmos..
que tinham aparência de dar água na boca.
e pareciam mais deliciosas quando se estava com fome.
Há muitas coisas legais, que acontecem na vida, a gente não planeja. Eu tinha mais ou menos uma ideia de onde 
O que eu não sabia é que hoje abriria a mente ao passado e daria de cara com o prédio onde estudei a uns 50 metros de distância.
Lembrei na hora do Frei Evaristo
adormecida despertou.
Assim que pude ver 
subindo a parte da rua em frente
Fui e voltei dei umas três voltas na quadra..
Mas atravessei a rua e cheguei o Frei Evaristo onde estudei. Que sensação bela e estranha e como o tempo passou.
Continuei andando até a a praça nova
e parei meio perdida sem saber onde ir. Então, escutei dois jovens conversando. falando..
tentei entender num
poderiam ser bem uma rua nos anos 60
ser eu.
Eu, há exatos 50 anos. 

Ali bem na minha frente
Fiquei observando os dois.
prédios lado a lado 

O Seminário e o Juvenato.
Claro que percebi que 
não era mais como eu. 
E quem era? 

Sei que gente nunca pensa isso. 
Quase nunca olha para trás. 
Mas era um menino
que tinha tantos planos e muitas vontades 
e poucos medos de muitos planos e sonhos,
mas sei que fazia tudo diferente. 
Sempre pensei que um dia 
e que as vezes no dia seguinte já 
queria tudo diferente. 
Ah como eh tudo
claro, tudo foi acontecendo além e com as minhas vontades. E elas foram ficando maleáveis porque as possibilidades eram enormes. Não sabia disso.
Então agora eu olho o passado e já há uma vida inteira que vem de lá trás. ..
Escolhas e decisões erradas e certas 
e de quanta isso da a sua vida
Foi legal fazer aquele passei em Iomerê na praça..
Como foi lindo aquele..teatro no pavilhão antigo da igreja perda de tempo
Estou tentando lembrar de todas as coisas da vida a alegrias que tenho. Queria poder dizer que não me arrependo de nada e de muitas coisas que fiz 
e escrever um texto inspirador 
de como vivia e como é viver todos os nossos sonhos. 
Mas não posso. Não consigo.
Talvez só agora tenha me dado conta,
de muito da vida
de
tudo tem sido bacana e mesmo quando 
ela não é faz parte dessa coisa que se chama viver. 
Faz parte não ser a melhor do time, 
o mais popular da escola Frei Evaristo
não ter ido uma festa inesquecível
Não eu Não tive nada disso ou daquilo.
Faz parte ser demitido, 
em Curitiba e de ter chefes incompetentes, 
ganhar pouco, detestar o trabalho. ..

corre e para ir ao cursinho
Vivi tudo isso. 
Faz parte de tudo
como namorar
Tive um dia de lembrança,

coisas muito boas.
Ainda bem. Talvez só assim o presente faça tanto sentido. Talvez só assim o presente seja um baita presente que ganhei do meu passado..aqui em Iomerê..andei procurando aquela velha loja do Comelli está ai não no prédio antigo
mas o que encontrei fui ela 
mesma a Dona angelina
como foi há 50 anos. 
Foi difícil. Mas tudo foi bom. 
Matei a saudade. 
Foi um alívio me reencontrar 
e só saber que era a mãe de  
uma garota 
não como 
outra qualquer... 
Doralina.
E como foi 
um alívio saber  
fiz menos  
ou mais que poderia.
Tive vontade 
de voltar lá e poder 
dizer para ela 
que como guri 
a admirava, 
que eu era há  
50 anos, que tudo vai dar certo. 
Que depois olhei na 
praça e 
disse tudo bem,
ainda estou vivo.