Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

domingo, 9 de fevereiro de 2025

Tittenhurst Park

Em 22 de agosto de 1969, os Beatles participaram sem saber do que viria a ser a sua última sessão de fotos oficial como uma banda. Apenas dois dias após sua última sessão de gravação para Abbey Road (que concluiu em 20 de agosto), o grupo reuniu-se no Tittenhurst Park, a grande propriedade de John Lennon e Yoko Ono em Ascot, Inglaterra. A sessão foi capturada pelos fotógrafos Ethan Russell e Monte Fresco, juntamente com o assistente de longa data dos Beatles Mal Evans. Presentes naquele dia estavam todos os quatro Beatles - John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr ao lado de Yoko Ono, Linda McCartney grávida, o assessor de imprensa da Apple Corps Derek Taylor, a amada cão pastor de McCartney Martha, e dois burros que vaguearam pela propriedade. As imagens resultantes, tiradas nos jardins da propriedade e ao redor da casa principal, tornaram-se alguns dos últimos documentos visuais da banda como uma entidade unida antes da sua eventual separação.
A atmosfera durante as filmagens foi notavelmente diferente dos anos anteriores de camaradagem. Por esta altura, as tensões dentro da banda estavam crescendo devido a diferenças criativas, disputas de negócios e dinâmicas pessoais. Apesar das fraturas subjacentes, as fotos capturadas naquele dia apresentam uma despedida serena mas pungente - os Beatles estão juntos, suas expressões insinuando as mudanças inevitáveis que estão por vir. Eles posaram casualmente nos jardins, perto das árvores e nas grandes janelas da propriedade, vestidos com uma mistura de moda do final dos anos 60, incluindo o fato todo branco de Lennon, um precursor da sua futura imagem solo. Essas imagens seriam mais tarde usadas para material promocional e álbuns piratas, simbolizando os momentos finais de uma banda que transformou a história da música.
Menos de um mês depois, Abbey Road foi lançado em 26 de setembro de 1969, servindo como seu último álbum gravado, embora Let It Be fosse lançado postumamente em maio de 1970. Em 10 de abril de 1970, Paul McCartney anunciou publicamente a sua saída, confirmando o que se tinha desenvolvido silenciosamente nos meses seguintes à filmagem de Tittenhurst. Olhando para trás, estas fotografias de 22 de agosto são mais do que apenas imagens - são uma representação visual de um fim de era. Os Beatles, que tinham revolucionado a música e a cultura em menos de uma década, permaneceram juntos pela última vez, marcando sem saber o capítulo final da sua extraordinária jornada.