Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 13 de maio de 2023

O Trem Que Já Não Vem

...
Foram
Cem 
anos

agora
o trem
não 
vem mais.
A antiga 
estação 
Ferroviária
aberta 
imaginei....
O apito do trem,
há 100 anos 
aqui
no 
século XX,
em 
1910, 
Videira 
não existia,
o lugar que 
vivemos 
chamava-se
Rio das Pedras,
este é o
primeiro
nome que vem à  mente,
o nome
deu 
origem à cidade.
...
Em 1910,
o trem 
e algumas 
casas 
de 
madeira, 
junto
a estrada 
de 
ferro,
o real início 
da 
colonização,
de nossa cidade. 
Em 1921,
o povoado já  maior 
passou 
a chamar 
Perdizes.
e aqui
a mudança 
do nome 
da estação
ferroviária de Rio das Pedras 
para Perdizes 
é janeiro de 1916.
...
Em 1927, 
Perdizes,
já tinha  
uma
pequena 
ponte 
para pessoas
irem ao outro lado, 
Vitória era o outro lado
e em Perdizes 
ao mundo 
se alcançava e 
se seguia por
uma
estrada de ferro,
...
mas já  não  tão pequena
que não tinha 
ponte 
para carros
a unir
os lados, 
dos italianos 
de Perdizes
para outro lado,
dos alemães 
da Vitória.
A ponte entre os 
dois lados que uniu 
as vilas,
só ocorreu, 
em
em 25 de novembro 
de 1934, 
com a ponte Pênsil.
Em
1944, 
se uniu
Perdizes e Vitória 
e formou
a cidade e
um município, 
com 
o nome 
de Videira, 
ocupando 
as duas 
margens 
do rio do Peixe. 
1944 
também 
a igreja matriz 
foi inaugurada.
Mas com 
a estação 
desativada 
serve desde
2003 
como 
centro 
cultural 

de artesanato. 
"Lembro-me que,
nos anos 60...era
menino
vinha de 
Pinheiro Preto 
para Videira 
e ia
para Tangará 
de trem
e
quando 
adolescente, 
era muito comum 
o trem parar
a cidade, 
no entroncamento
na rua na
entrada da estação 
entre a praça 
a ponte. 
Em Videira, 
o tempo
do trem 
passageiros,
de grãos, 
de
composições 
que 
se originavam do Rio 
Grande do Sul, 
do Paraná.

Para 
vocês 
terem 
uma 
ideia, 
hoje 
existe só 
estrada,
nem mais 
estação ferroviária, 
nem trem,
apenas 
os dormentes e
os trilhos. 
Sem trem 
a estrutura 
os trilhos, 
nada servem, 
esta beleza
foi literalmente 
roubada de nós.
..
Hoje 
infelizmente 
toda 
a infra-estrutura ferroviária praticamente 
não existe mais, desvios foram suprimidos e arrancados, 
pátios desativados,
por
empresários que não
acreditavam mais 
no transporte 
ferroviário, 
bem sobre o
trem
isso já é passado"
O depósito 
de locomotivas 
de Videira 
funcionou até 1972. 
...
Uma das principais 
funções era o abastecimento 
das locomotivas 
a diesel  
pois havia a necessidade de completar o seu tanque de combustível 
para seguir viagem rumo a 
União da Vitória 
ou Marcelino Ramos. 
Também acabou
uma grande adega 
de vinhos 
na estação
e o trem já 
não vem
nem
de passageiros 
nem o
trem turístico 
na linha 
que havia
em algumas 
ocasiões 
nos anos 2000. 
Em 2014, 
foi aberto 
no antigo 
pátio ferroviário, 
incluindo a área 
do triângulo de 
reversão, 
transformado
num parque. 
Parece que 
os trilhos 
da linha principal 
e do triângulo 
foram mantidos, 
o que é bom.