...
Nós somos como uma aranha. Tecemos a vida ou
teia da vida, nos movemos nela.
NÓS SONHAMOS
 NELA.A vida às vezes parece um sonho, dizia.: J.Kerouac.
compreender que tudo
é um caminho longo,
muito disso é um grande
e estranho sonho.
“A vida não tece apenas uma teia de perdas mas nos proporciona uma sucessão de ganhos. O equilíbrio da balança depende muito do que soubermos e quisermos enxergar.”
Lya Luft, escritora🇧🇷.
Nós somos, o sonhador 
que sonha, e vive dentro 
desse
sonho... 
Isso é uma verdade em todo 
o universo.
A inspiração que irá aflorando...
Haverá sempre...um lugar..
Onde as pessoas fazem, realizam os sonhos, 
Onde as pessoas 
desejam.
E  que fazem pessoas, 
desejarem ou 
realizem
seus os sonhos
Primeiro, deixe os sonhos 
e os
desejos acontecerem 
ou existirem.
Mas esse idílico pensamento 
tem seu preço. 
As mulheres podem..
Os homens podem... 
Acontece, que muitas  vezes 
as pessoas acordam para 
uma realidade diferente dos 
seus sonhos, dos seus desejos...
O mundo mágico seduz...
serve como um portal,
ou vira sentimentos, 
obscuros.
Mas a vida consistecompreender que tudo
é um caminho longo,
muito disso é um grande
e estranho sonho.
Ou tudo se torna doloroso demais 
muitas vezes, num estranho 
sonho. 
A paixão, ambição e desejo 
são recorrentes...
Todo desejo é cíclico,
no mundo de quem sonha,
muitas vezes sonha-se 
demais..
demais..
A noção de tempo e espaço,
não possui o mesmo sentido 
para quem sonha... 
Passado, presente e futuro 
estão conectados 
intrinsecamente
intrinsecamente
na sua mente...e
em nosso inconsciente. 
Outras vezes como 
um amálgama.
Há uma região do 
subconsciente 
da mente...memória recente,
da mente...memória recente,
onde sonhos e 
memórias se confundem.
memórias se confundem.
Para explorar, não basta 
apertar os botões
certos. 
Mas todas essas idéias são um 
pequeno mundo..
do que ainda é ou está por
vir.
O novo vence o antigo. 
Um sonho que se realizou,
dizia, 
Jorge Luis
Borges,
Quem realiza um sonho, 
constrói uma parcela 
de sua própria eternidade...
Carl Jung dizia, 
que todos, morremos 
frustrados por não termos tido 
a
vida que queríamos.
Uma luz invade 
a escuridão, para uma longa 
história...
um sonho erótico.
Um homem possessivo, poderoso
história...
um sonho erótico.
Um homem possessivo, poderoso
e misterioso, recebe a 
visita de uma cigana...
A mulher revela alguns segredos,
A mulher revela alguns segredos,
*sonhos, 
sobre a
noção de tempo.. 
e sobres 
conquistas amorosas,
*desejos,
mas começa
mas começa
a sentir-se confusa.
A partir daí, um presságio,
A partir daí, um presságio,
o
delírio 
e na
memória repressiva surgem.
O amor, ódio, sexo,
O amor, ódio, sexo,
traição, violência 
e identidades múltiplas.
Tudo isso..
Tudo isso..
chocariam
qualquer um...
Imagine-se
percorrer 
quartos escuros,
quartos escuros,
decorados
no 
estilo dos anos 50,
estilo dos anos 50,
procurando
passagens 
para outros mundos... 
A
iluminação atmosférica,
lâmpadas
fluorescentes, 
fumaça 
e cortinas
vermelhas, 
entre
outros elementos. 
Em sua
mente...
seus olhos surgem..
Os
close-ups... vários 
que
acontecem. 
Sim..
há uma
aura de terror 
que surge.
sustentada
em uma estética noir...
num clima
erótico e o musical. 
Final..
isso é só um filme.
isso é só um filme.
Com
canções 
e efeitos sonoros,
e efeitos sonoros,
e clipes
envolventes 
e uma bela narrativa. 
Até o
silêncio,
tem como
sempre um papel, 
no universo lynchiniano. 
Podemos
ver isso
no filme Império dos sonhos,
no filme Império dos sonhos,
perceber o porquê de Lynch,
ser
um adepto da meditação 
transcendental. 
Não
existem mistérios 
em nosso universo. 
É
necessário perder 
a ilusão que 
podemos encontrar
podemos encontrar
sentido em todas as coisas.
Nikki..
o personagem...
Nikki..
o personagem...
em sua jornada 
em uma metamorfose
em uma metamorfose
de múltiplas
personalidades. 
Isso pode
ser 
encarado, como
encarado, como
uma
metáfora,
para a
criação artística, 
na qual a
vida 
pessoal do profissional
pessoal do profissional
se perde dentro 
da própria arte.
da própria arte.
Nikki se
torna 
uma dona de casa
uma dona de casa
de classe social baixa..
em
"Inland Empire", 
a oeste de Los Angeles..
a oeste de Los Angeles..
Nikki , é uma mulher agressiva 
por causa dos abusos sofridos
por homens,
entre outras transmutações.
por causa dos abusos sofridos
por homens,
entre outras transmutações.
Segundo a
cigana...
que falei lá em cima,
que falei lá em cima,
esta
menina se perdeu 
no mercado,
no mercado,
semelhante
a várias atrizes 
em Hollywood. 
Nikki é ao
mesmo tempo 
protagonista 
e espectadora.
Uma dualidade..
e espectadora.
Uma dualidade..
Acusado de
misógino..
por filmes
como
Veludo Azul
Veludo Azul
e Coração
Selvagem.
Neste
filme Lynch 
desconstrói essa crença 
com Inland
Empire. 
Numa
abordagem flerta 
com o feminismo. Provando 
que definições rígidas não 
acompanham sua personalidade. 
Se diretor
Pedro Almodóvar 
é considerado um profundo 
conhecedor dos conflitos 
internos de
uma mulher. 
Lynch
investe em um caminho mais obscuro. 
Ele esmiúça
o subconsciente e o inconsciente feminino. 
Explora os
atos falhos e a psiquê. 
Em
estágios diferentes,
observamos
as muitas e 
diferentes
características psíquicas 
de Nikki,
conforme o local em que ela se encontra. 
Ela é
transportada para a Polônia. 
Cenas da
fita alemã se mesclam na narrativa. 
Ai começa
um filme começa dentro de outro. Personagens olham através de janelas, 
frestas e
buracos 
que se
transformam 
em
espelhos fílmicos que refletem em outras realidades, 
como se
fossem telas projetáveis. 
Nikki
chega a se observar literalmente 
dentro de uma sala de cinema.
dentro de uma sala de cinema.
Há outras
figuras dramáticas, desde 
o inicio que começam a se correlacionar.
o inicio que começam a se correlacionar.
"Lost
Girl" passa a assistir aos 
acontecimentos de Nikki pela TV
e a história dos coelhos.
acontecimentos de Nikki pela TV
e a história dos coelhos.
Mulheres
do oeste europeu 
são
contrabandeadas para servirem como prostitutas. 
Passamos a
entender a função do personagem chamado Phantom (Fantasma). 
Surrealismo
e cubismo são as palavras de ordem.
Salvador
Dali e Picasso ficariam orgulhosos. Esses movimentos artísticos acabam
instituindo figuras simbólicas. 
Uma
família de coelhos, criado para o website de Lynch em 2002, simboliza uma
espécie de purgatório ou inferno. 
Nikki
precisa encontrar a saída, 
como uma Alice ou mesmo uma Dorothy
como uma Alice ou mesmo uma Dorothy
e quem
sabe terminar o martírio 
da "Lost Girl".
A cada novo corredor, viela, beco, casa abandonada, ou palácio,
a textura do filme muda, criando uma aura assustadora.
da "Lost Girl".
A cada novo corredor, viela, beco, casa abandonada, ou palácio,
a textura do filme muda, criando uma aura assustadora.
Esse clima
de terror vem 
acompanhado
acompanhado
de várias
dicotomias: sagrado/profano, 
mulher
casada/prostituta, 
atriz/personagem,
entre outros 
antônimos visuais.
Uma representação abstrata
entre o mal e o bem, expressando
a relação tênue entre o paraíso e o inferno.
antônimos visuais.
Uma representação abstrata
entre o mal e o bem, expressando
a relação tênue entre o paraíso e o inferno.
Entre
esses dois opostos 
uma jornada pelo purgatório
dentro de um looping atemporal
e praticamente interminável, em
que cenas são repetidas e revisitadas.
A melhor definição vem
uma jornada pelo purgatório
dentro de um looping atemporal
e praticamente interminável, em
que cenas são repetidas e revisitadas.
A melhor definição vem
do próprio Lynch 
ao citar
uma passagem 
da escritura 
hindu Aitareya Upanishad: 
Nós
somos como uma
aranha. 
Tecemos a
vida e nos
movemos nela. 

