...
Nós somos como uma aranha. Tecemos a vida ou
teia da vida, nos movemos nela.
NÓS SONHAMOS
NELA.A vida às vezes parece um sonho, dizia.: J.Kerouac.
compreender que tudo
é um caminho longo,
muito disso é um grande
e estranho sonho.
“A vida não tece apenas uma teia de perdas mas nos proporciona uma sucessão de ganhos. O equilíbrio da balança depende muito do que soubermos e quisermos enxergar.”
Lya Luft, escritora🇧🇷.
Nós somos, o sonhador
que sonha, e vive dentro
desse
sonho...
Isso é uma verdade em todo
o universo.
A inspiração que irá aflorando...
Haverá sempre...um lugar..
Onde as pessoas fazem, realizam os sonhos,
Onde as pessoas
desejam.
E que fazem pessoas,
desejarem ou
realizem
seus os sonhos
Primeiro, deixe os sonhos
e os
desejos acontecerem
ou existirem.
Mas esse idílico pensamento
tem seu preço.
As mulheres podem..
Os homens podem...
Acontece, que muitas vezes
as pessoas acordam para
uma realidade diferente dos
seus sonhos, dos seus desejos...
O mundo mágico seduz...
serve como um portal,
ou vira sentimentos,
obscuros.
Mas a vida consistecompreender que tudo
é um caminho longo,
muito disso é um grande
e estranho sonho.
Ou tudo se torna doloroso demais
muitas vezes, num estranho
sonho.
A paixão, ambição e desejo
são recorrentes...
Todo desejo é cíclico,
no mundo de quem sonha,
muitas vezes sonha-se
demais..
demais..
A noção de tempo e espaço,
não possui o mesmo sentido
para quem sonha...
Passado, presente e futuro
estão conectados
intrinsecamente
intrinsecamente
na sua mente...e
em nosso inconsciente.
Outras vezes como
um amálgama.
Há uma região do
subconsciente
da mente...memória recente,
da mente...memória recente,
onde sonhos e
memórias se confundem.
memórias se confundem.
Para explorar, não basta
apertar os botões
certos.
Mas todas essas idéias são um
pequeno mundo..
do que ainda é ou está por
vir.
O novo vence o antigo.
Um sonho que se realizou,
dizia,
Jorge Luis
Borges,
Quem realiza um sonho,
constrói uma parcela
de sua própria eternidade...
Carl Jung dizia,
que todos, morremos
frustrados por não termos tido
a
vida que queríamos.
Uma luz invade
a escuridão, para uma longa
história...
um sonho erótico.
Um homem possessivo, poderoso
história...
um sonho erótico.
Um homem possessivo, poderoso
e misterioso, recebe a
visita de uma cigana...
A mulher revela alguns segredos,
A mulher revela alguns segredos,
*sonhos,
sobre a
noção de tempo..
e sobres
conquistas amorosas,
*desejos,
mas começa
mas começa
a sentir-se confusa.
A partir daí, um presságio,
A partir daí, um presságio,
o
delírio
e na
memória repressiva surgem.
O amor, ódio, sexo,
O amor, ódio, sexo,
traição, violência
e identidades múltiplas.
Tudo isso..
Tudo isso..
chocariam
qualquer um...
Imagine-se
percorrer
quartos escuros,
quartos escuros,
decorados
no
estilo dos anos 50,
estilo dos anos 50,
procurando
passagens
para outros mundos...
A
iluminação atmosférica,
lâmpadas
fluorescentes,
fumaça
e cortinas
vermelhas,
entre
outros elementos.
Em sua
mente...
seus olhos surgem..
Os
close-ups... vários
que
acontecem.
Sim..
há uma
aura de terror
que surge.
sustentada
em uma estética noir...
num clima
erótico e o musical.
Final..
isso é só um filme.
isso é só um filme.
Com
canções
e efeitos sonoros,
e efeitos sonoros,
e clipes
envolventes
e uma bela narrativa.
Até o
silêncio,
tem como
sempre um papel,
no universo lynchiniano.
Podemos
ver isso
no filme Império dos sonhos,
no filme Império dos sonhos,
perceber o porquê de Lynch,
ser
um adepto da meditação
transcendental.
Não
existem mistérios
em nosso universo.
É
necessário perder
a ilusão que
podemos encontrar
podemos encontrar
sentido em todas as coisas.
Nikki..
o personagem...
Nikki..
o personagem...
em sua jornada
em uma metamorfose
em uma metamorfose
de múltiplas
personalidades.
Isso pode
ser
encarado, como
encarado, como
uma
metáfora,
para a
criação artística,
na qual a
vida
pessoal do profissional
pessoal do profissional
se perde dentro
da própria arte.
da própria arte.
Nikki se
torna
uma dona de casa
uma dona de casa
de classe social baixa..
em
"Inland Empire",
a oeste de Los Angeles..
a oeste de Los Angeles..
Nikki , é uma mulher agressiva
por causa dos abusos sofridos
por homens,
entre outras transmutações.
por causa dos abusos sofridos
por homens,
entre outras transmutações.
Segundo a
cigana...
que falei lá em cima,
que falei lá em cima,
esta
menina se perdeu
no mercado,
no mercado,
semelhante
a várias atrizes
em Hollywood.
Nikki é ao
mesmo tempo
protagonista
e espectadora.
Uma dualidade..
e espectadora.
Uma dualidade..
Acusado de
misógino..
por filmes
como
Veludo Azul
Veludo Azul
e Coração
Selvagem.
Neste
filme Lynch
desconstrói essa crença
com Inland
Empire.
Numa
abordagem flerta
com o feminismo. Provando
que definições rígidas não
acompanham sua personalidade.
Se diretor
Pedro Almodóvar
é considerado um profundo
conhecedor dos conflitos
internos de
uma mulher.
Lynch
investe em um caminho mais obscuro.
Ele esmiúça
o subconsciente e o inconsciente feminino.
Explora os
atos falhos e a psiquê.
Em
estágios diferentes,
observamos
as muitas e
diferentes
características psíquicas
de Nikki,
conforme o local em que ela se encontra.
Ela é
transportada para a Polônia.
Cenas da
fita alemã se mesclam na narrativa.
Ai começa
um filme começa dentro de outro. Personagens olham através de janelas,
frestas e
buracos
que se
transformam
em
espelhos fílmicos que refletem em outras realidades,
como se
fossem telas projetáveis.
Nikki
chega a se observar literalmente
dentro de uma sala de cinema.
dentro de uma sala de cinema.
Há outras
figuras dramáticas, desde
o inicio que começam a se correlacionar.
o inicio que começam a se correlacionar.
"Lost
Girl" passa a assistir aos
acontecimentos de Nikki pela TV
e a história dos coelhos.
acontecimentos de Nikki pela TV
e a história dos coelhos.
Mulheres
do oeste europeu
são
contrabandeadas para servirem como prostitutas.
Passamos a
entender a função do personagem chamado Phantom (Fantasma).
Surrealismo
e cubismo são as palavras de ordem.
Salvador
Dali e Picasso ficariam orgulhosos. Esses movimentos artísticos acabam
instituindo figuras simbólicas.
Uma
família de coelhos, criado para o website de Lynch em 2002, simboliza uma
espécie de purgatório ou inferno.
Nikki
precisa encontrar a saída,
como uma Alice ou mesmo uma Dorothy
como uma Alice ou mesmo uma Dorothy
e quem
sabe terminar o martírio
da "Lost Girl".
A cada novo corredor, viela, beco, casa abandonada, ou palácio,
a textura do filme muda, criando uma aura assustadora.
da "Lost Girl".
A cada novo corredor, viela, beco, casa abandonada, ou palácio,
a textura do filme muda, criando uma aura assustadora.
Esse clima
de terror vem
acompanhado
acompanhado
de várias
dicotomias: sagrado/profano,
mulher
casada/prostituta,
atriz/personagem,
entre outros
antônimos visuais.
Uma representação abstrata
entre o mal e o bem, expressando
a relação tênue entre o paraíso e o inferno.
antônimos visuais.
Uma representação abstrata
entre o mal e o bem, expressando
a relação tênue entre o paraíso e o inferno.
Entre
esses dois opostos
uma jornada pelo purgatório
dentro de um looping atemporal
e praticamente interminável, em
que cenas são repetidas e revisitadas.
A melhor definição vem
uma jornada pelo purgatório
dentro de um looping atemporal
e praticamente interminável, em
que cenas são repetidas e revisitadas.
A melhor definição vem
do próprio Lynch
ao citar
uma passagem
da escritura
hindu Aitareya Upanishad:
Nós
somos como uma
aranha.
Tecemos a
vida e nos
movemos nela.