Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Renoir

25 de fevereiro de 1841: O pintor e escultor francês Pierre-Auguste Renoir nasceu em Limoges. Um dos principais pintores no desenvolvimento do estilo impressionista, ele celebrou a beleza e, especialmente, a sensualidade feminina. Suas pinturas são notáveis ​​por sua luz vibrante e cores saturadas, na maioria das vezes focando em pessoas em composições íntimas e sinceras, e ele sugere os detalhes de uma cena por meio de toques de cor livremente escovados, de modo que suas figuras se fundem suavemente umas com as outras e com o ambiente.

Está no Masp acervo estas crianças..Em 'Rosa e azul - As meninas Cahen d'Anvers', obra do acervo @masp, o pintor francês Pierre-Auguste Renoir transmite, com delicadeza de cores em diferentes tonalidades e delicadas pinceladas, o frescor e a inocência da infância. Quase materializadas diante do observador, a menina de azul apresenta-se com seu ar vaidoso; a de rosa parece enfadada, com olhos marejados, beirando as lágrimas. O título da obra foi atribuído em 1900, quando foi exposta na galeria Berheim-Jeune, em Paris, e tem relação com as cores das vestimentas das crianças. Renoir retratou as duas filhas do banqueiro Louis Raphael Cahen d'Anvers e de Louise Morpurgo: a loira, Elisabeth, e a mais nova Alice, quando tinham, respectivamente, seis e cinco anos de idade. O artista pintou vários retratos para as famílias francesas da comunidade judaica, da qual os Cahen d'Anvers eram dos mais abastados, chegando ainda a retratar também a filha mais velha do casal, Irène . Os dois retratos feitos das filhas do casal Cahen participaram do 'Salon' de 1881. Na ocasião, muitos críticos escreveram que o artista havia alterado seu estilo para agradar o gosto mais convencional de seus clientes, assumindo uma estrutura formal barroca, considerada conservadora para a época. O retrato das meninas aparentemente tampouco ficou do agrado da família, que teria relegado a obra à área da casa habitada pelos funcionários. No início do século 20, comerciantes de arte teriam, então, descoberto a obra, aparentemente esquecida, no apartamento da família na capital. francesa. Curiosamente, em uma exposição de obras
 na Suíça, a história das garotas foi descoberta: Alice viveu até os 89 anos e morreu em Nice, na França, em 1965, já Elisabeth teve um destino trágico, enviada para Auschwitz devido à sua origem judaica, morreu a caminho do campo de concentração, em março de 1944.
Rosa e azul - As meninas Cahen d'Anvers', 1881. Mademoiselle Irène Cahen d'Anvers', 1880.