Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Pesticides and fertilizers

De acordo com os dados da FAO, agência da ONU para agricultura, o🇧🇷Brasil é o país que mais usa agrotóxicos no mundo. É seguido justamente pelos EUA. A Indonésia, que usou 283 mil toneladas de veneno em suas lavouras menos da metade do Brasil, vem em terceiro lugar.Para o diretor da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra), dados como esse mostram como a agricultura nacional tem se tornado dependente dos agrotóxicos devido a escolhas de métodos de produção..Rumo a se tornar agroecológico, o Nepal dá formação a movimentos camponeses da África e Ásia sobre bioinsumos.
O Brasil, décadas atrás, optou por um modelo de produção agropecuária voltado à exportação, principalmente de soja. Isso tornou o país o segundo maior exportador de produtos agrícolas do mundo, segundo a FAO, atrás só dos EUA.

Acontece que lavouras de soja  e milho são altamente dependentes do uso de fertilizantes e agrotóxicos. Isso aumentou o consumo desse tipo de veneno no Brasil. Em 1990, segundo a FAO, o Brasil consumia 51,1 mil toneladas de agrotóxicos por ano. Em 31 anos, essa quantidade aumentou 1.300%.
A agricultura brasileira pensava que a soja transgênica reduziria a necessidade do veneno e dos fertilizantes.
Na verdade, aumentou a dependência dos dois.
Dados do Banco Mundial apontam que o Brasil também já é o segundo maior consumidor de fertilizantes do mundo quando considerados a quantidade de quilos aplicados por hectares de lavouras, ficando atrás da China. Do total de fertilizantes utilizados na agricultura nacional🇧🇷, 87% é importado. Segundo a FAO, o Brasil é o maior importador de fertilizantes do mundo. Consome 18% das importações mundiais. Os EUA consomem 13% e a China, 5%.