Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Milk Fresh

Camargo...Churrasco no fogo de chão..cavalos. Na vida isso acontece..penso que não com tanta gente, tantos seres hoje não desfrutam deste ambiente, perdeu-se a capacidade de valorização das coisas simples do ser um tanto mais humano e singelo na vida campeira, que havia ou seja tudo que era de uma abundância entonteante, trocamos pela escassez e ai perdeu-se o valor de algo tão nobre..da lida no campo, o fogo no fogão, a lenha, a brasa, das pessoas simples reunidas, aquele tempo desfrutado em boa companhia, pessoas hoje gastavam tempo com coisas vazias, muito do convívio eram feito de coisas autênticas, comer juntos por longo tempo sem a companhias da televisão ou celular, se passava horas e horas num bom papo a beira do fogo de chão, era um bom tempo para o papo das lidas, proseando e vendo o churrasco assar..depois comer uma picanha, uma costela numa mesa enorme...e o convívio e a conversa.
O meu dia iniciava com o Camargo ou café com leite e fresco direto da vaca, sem ferver, foi ali na fazenda Rosada que eu experimentei a primeira vez, eu com meu pai e um amigo em que fomos passear...ver um gado.
Você sabe, esta inocência da natureza do convivo sem premissas como protótipo de emoções dum tempo de algo verdadeiro, que um dia acaba.As horas iam ouvindo o berro do gado..estas coisas já acabaram para mim, fazem uns 50 anos para reduzir-se ou terminar, talvez até mais ou menos tempo. Mas um dia acaba e se transformam em outra coisa, belas lembranças.. etc.
Vamos curtir a natureza, como está antes que se esgote.
Na vida real toda esta demanda da vida moderna tem ai....ainda a grande de energia do campo, que devagar se vai...pessoas não tem tempo para falar com tempo... que ninguém tem para esperar.
A civilização pode ter percorrido em alguns séculos ou pode durar muitos anos e tudo acabar...até o amor a natureza, se não for interrompido iremos em frente,
até ter atingido o fundo do pote..ou do poço.
Gaste seu tempo...usufrua-o até o fim...Preserve.....com o amor a natureza..Os tempos mudam e mudamos com ele...Se o tempo apaga lembranças de um corpo ou de um rosto, O tempo não apaga lembranças da memória.
Há pessoas que fizeram um pequeno instante, ser ali um grande momento...
Ali cheguei uma noite...retirei do cavalo...a primeira parte da encilho...o buçal e freio,pelegos até barrigueira, baixeiro, laço, peiteira enfim todos os arreios, restava o cabresto.De bota com espora e chapéu...puxei o cavalo, pra dar uns passos envolta na cabanha...
Era a fazenda Rozeira...Olhava o horizonte..
O Sol, de presença suave...
sobre as colinas...
no fim da tarde, acima só um capão, a mata virgem, o pequeno agrupamento de mato no campo, apenas um ser...junto aos peões, via o avermelhado,
se anunciava o partir, lentamente, num céu rubro.
A claridade pouca...Olhava o horizonte..O Sol me encantava..ali..na tarde sempre há algo que se traduz em cor... ao olhar...das cores douradas.
Enquanto a luz
também orienta os homens para mudança, na escuridão da noite aqui pequenos fragmentos do que passava ali galpão. A intimidade da vida de tropeiro, despojado,
Via reaparecer, a noite, os peões, que caminhavam, na casa de paredes
quase nuas, na estreita varanda, do chão batido,
na casa de madeira da fazenda.
Os dias agora não são os mesmos, mas continuam frios, e frio mesmo que é hoje,
só aquece no gosto amargo do chimarrão,
o mesmo chimarrão que mateava pensando
em que faria quando o dia começar...
Digo isso...o dia começava no trote no cavalo🐎pela fazenda, ouvindo o ruído dos cascos do gado que tropeando pela estrada, no rústico e pedregoso.. rumo Veloso..
Lembrava, meus 15 anos já tropeiro, a viagem, num cavalo tordilho...lá nos campos de Palmas...Tempos bebia água saltava do 🐎agachado, na beira do rio rozeira...
👍Casa na fazenda...no campo tem este significado...
A vida ensina pela simplicidade...faço parte dos que pensam que o mundo caminha pelas coisas simples, para viver melhor.