Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Sons and daugthers XXIII

Às vezes, surge a sensação de que os filhos nossos são decididamente ingratos conosco...muito ou pouco.
Ser pai às vezes significa julgar que nossos filhos são ingratos. Mas eles estão em dívida apenas conosco..
Boa pergunta..
Filho não pode ser projeto dos pais...e se tornam um fardo, cheio de expectativas, um papel relevante da sua vida.
Filhos como alto investimento, poucos, antigamente famílias tinham muitos filhos, hoje há altas expectativas.. pressão dos pais.
*Espero, não sei se é possível, meus filhos nunca tenham constrangimentos familiares quando tiverem seus filhos. Quem sou eu, mas não vou assumir até o fim a ideia de que os filhos são feitos para nós e não para eles, que é o ato mais egoísta do mundo. (…) Nas gerações anteriores, você tinha que agradecer muito aos seus pais. Espero nunca pedir um "obrigada" aos meus filhos, disse uma amiga. Desejo compartilhado por muitos pais, mas às vezes, aponta para o sentimento de que nossos filhos são decididamente ingratos conosco. Mas eles estão em dívida apenas conosco.
Alguém diz “Dívida zero”, Para que haja gratidão, a criança ou o jovem deve ter consciência de ter recebido a vida como um presente. Mas se ele está bem, ele se sente no direito de estar vivo e até se sente... isso.
*Gostei citações abaixo, que revelam um pouco da personalidade de cada um e da educação recebida (ou em contradição com a educação recebida)
*Como você exige que os filhos sejam gratos aos pais? Eles não pediram para serem colocados no mundo. Cabe a eles escolher se são gratos ou não. Alguns pais são indignos, a ter dos filhos o tal reconhecimento por suas atitudes rigorosas demais ou até cruéis ou eles não têm o direito de exigi-lo.
*Sim, a dívida está lá. No dia em que perguntei à minha mãe (há quase 30 anos...) como poderia "retribuir-lhe", ela respondeu-me,"tu o farás criando os teus próprios filhos". É assim que funciona :) Se nós considerarmos que fomos bem criados, então criamos "bem" a próxima geração". Com todo amor que recebemos quando criança.
*As relações pais/filhos se revelam no tempo, muito amor, sempre há um pouco de ressentimento depende da personalidade de cada um e da atenção recebida ou a contradição com agressividade recebida.
*Como exigir gratidão..
se não fizeste um bom papel de pai ou mãe.
O reconhecimento ou não a dúvida está lá..na mente nossa dos pais.
*Se você trabalhou a vida toda, e talvez se prive = para acumular um pequeno patrimônio para deixar para seus filhos..e daí compensa...tanto sacrifício.
*É quando a criança se torna adulta aí que realmente medimos a educação o respeito de tudo que recebeu e seus efeitos. Se tudo aconteceu normalmente, na ausência de reconhecimento há pelo menos ausência gratidão ou presença de ingratidão.
*Aqueles que esperam um sinal de reconhecimento dos filhos são os mesmos que os sufocam e os impedem de se tornarem adultos responsáveis. Parece contraproducente, certo.
*É quase impossível garantir que haverá um reconhecimento dos filhos em relação aos pais. Pais esperam reconhecimento, enquanto os filhos estão preocupados com suas atividades pessoais. Segundo eles, a função dos pais é garantir seu desenvolvimento. São dois “mundos” que se contrapõe e são muito distintos que muitas vezes se têm dificuldade em se entender. E então as personalidades da mesma família não são tecidas do mesmo tecido, então isso também contribui para as tensões. Por exemplo, a família de Camille Claudel que foi um escultora e artista francesa. Faleceu na obscuridade, num sanatório, no meio de doentes mentais, inútil e ignorada pela família, mas sua obra ganhou reconhecimento por sua originalidade décadas após a morte. Era irmã mais velha do poeta Paul Claudel.
*À pergunta colocada no título, a resposta é não. A dívida será "reembolsada" cuidando bem de seus filhos. É um pouco como são as pensões...feita a poupança, simples assim e o reconhecimento por distribuição, durante a vida...mais a frente.
*Não gosto do tom de quem coloca o problema de pais e filhos como algo financeiro, equilíbrio de poder ou mesmo das operações contábeis, falando em dívida, ai não é de amor
Eu me relaciono com meus filhos. Faço tudo o que posso para permitir que eles vivam a vida que escolheram e sobre a qual sinto que não tenho o direito de controlar. A felicidade é a deles e sua vida feliz é minha recompensa e não peço mais nada em troca
Muitos ensitem*Fazer tal pergunta é em si é um absurdo. Mas isso faz parte dos “desvios” da nossa sociedade perante o essencial da vida. Trazer filhos ao mundo, criá-los transmitindo-lhes o sentido do dever familiar, da garantia de uma posteridade assumida, é uma realização natural da vida. É verdade que numa sociedade que, por covardia, por hipocrisia, coloca os direitos antes dos deveres, esse tipo de questionamento torna-se natural, porque tudo é distorcido, para o "mal" maior da humanidade.
*Sim, muitos pais anseiam por agradecimento e gratidão e agradecimento, e daí? é mau...é claro que eles têm uma dívida: a dívida geracional. Eles têm que se reproduzir (quando chegar a hora) para perpetuar a espécie (finalmente meus genes…).
vão seguir.
*Só muitos acham que ter filhos é uma merda. Sem filhos não há esse desejo ou necessidade de reconhecimento nas crianças.
Como é exatamente o que os pais maus procuram incutir em suas vítimas..como moeda de troca..uma covardia ou Embora os deveres venham com direitos, o papel dos pais é, acima de tudo, tornar os filhos independentes. Se assumirmos que estes últimos lhes devem algo, é um mau começo.
O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca. A. Saint-Exupéry
*Um agradecimento, penso eu, é bastante simples, quase insignificante, mas tão carregado de reconhecimento e pode fazer um bem enorme aos pais que se investiram com a inteligência de seus corações.
*O papel dos pais é garantir que seu filho possa um dia ser livre em suas decisões e escolhas de vida. Ninguém o obriga a fazer o mesmo trabalho, o mesmo esporte, como mãe ou pai, casar com a mesma religião ou não. Envolva-o com amor, benevolência, ouça. Seu caráter e personalidade farão o resto. Ele vai agradecer? a palavra já me incomoda um pouco.
*Filhos não precisam amar seus pais, isso é fato. Mas a recíproca também é verdadeira. Quando as crianças foram mimadas, amadas, ouvidas, apoiadas em seus projetos, sem contar o que custaram aos pais, acredito que um mínimo de reconhecimento seja o mínimo, mesmo que seja olhando para os milhões de crianças abandonadas, abusados ​​e até mortos por seus pais.
*Por que vincular o reconhecimento à dívida.
A transmissão não é um gesto egoísta, mas o gesto elementar de uma sociedade que continua.
*A amiga diz as netas minhas, enchem-me os olhos de lágrimas quando é Dia das Avós e neste dia me escrevem uma msg a agradecer-me pelo que faço por elas, claro que não o faço por vanglória mas que grande felicidade para mim ver que as minhas ações as afetam.