Meu amigo era amável calmo e generoso, sempre falava que os primeiros tempos aqui sofreram muito quando chegaram.. foi vizinho do Pagno, onde é meu sítio. Quando saíram do Rio Grande e viram para Meio Oeste de Santa Catarina, era só mata...animais ferozes e muito risco dos índios e caboclos. Eles tinham que fazer picadas (abrir pequenas estradas para passar com os cavalos )para poder se locomover. Tiveram que aprender muita coisa para dominar a natureza hostil.
Ele contava muitas histórias. Cara papo legal..
Nós motivava para ouvir falar mais, dizia, do começo de Iomerê que era a vida dura mas era jovem então.: Tempos bons..na juventude quando há desafios e se consegue sucesso e enfrenta-los e sempre bom.
O Sr. Lino, natural de Farroupilha RS., foi um dos mais antigos moradores, vivos de iomerê até agosto 2019, quando faleceu, estava aqui em lomerê desde 1939, com quem sempre tive o prazer de conviver desde os anos 60..em 1963, que agora fazem 60 anos que moro em Iomerê. Sem era gostoso ouvir suas vivências em Fachinal primeiro nome de IOMERÊ
Encontrá-lo, sempre era fácil pois éramos vizinhos a última vez foi no fim de 2018. Saudade meu amigo.