Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

1964

 Este dia em 1964: Jean-Paul Sartre vence e recusa o Prémio Nobel da Literatura Em 22 de outubro de 1964, Jean-Paul Sartre recebe o Premio Nobel da Literatura, que ele recusa. Nos seus romances, ensaios e peças, Sartre avançou a filosofia do existencialismo, argumentando que cada individuo deve criar sentido para a sua própria vida, porque a própria vida não tinha significado inato.

Sartre estudou na elite École Normale Supérieure entre 1924 e 1929. Ele conheceu Simone de Beauvoir, que se tornou sua companheira para toda
a vida, durante este tempo. A dupla passou inúmeras horas em cafés, conversando, escrevendo e tomando café. Sartre tornou-se professor de filosofia e ensinou em Le Havre, Laon e Paris. Em 1938, o seu primeiro romance, Nausea, foi publicado - a narrativa tomou a forma de um diário de um intelectual assombrador de café. Em 1939, ele foi convocado para a Segunda Guerra Mundial, feito prisioneiro e mantido por cerca de um ano; mais tarde lutou com a Resistência Francesa.
Em 1943, publicou uma das suas obras-chave, Ser e Nada, onde argumentou que o homem está condenado à liberdade e tem uma responsabilidade social. Sartre e Beauvoir envolvidos em movimentos sociais, apoiando o comunismo e as revoltas estudantis radicais em Paris em 1968.