Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 14 de outubro de 2023

Jane by Charlotte

Charlotte Gainsbourg: “Nunca gostei de mim mesma. Perto da minha mãe, tinha vergonha de mim. Agora olho as fotos de quando tinha 40 anos e me enxergo bem, mas à época não gostava de mim mesma. Nunca gostei, é sempre por comparação, suponho, sempre estive cercada de mulheres belíssimas: minha avó era impressionante, minha mãe, Jane.
Diretora ‘Jane by Charlotte’, um documentário sobre a relação com sua mãe, uma declaração de amor a Jane Birkin. Este ano é um ano de libertação para Charlotte Gainsbourg (Londres, 50 anos). De se livrar de cargas emocionais. De culpas familiares. De lutos pessoais. Em 2021, a atriz e cantora lançou no Festival de Cannes Jane by Charlotte, o documentário que dirigiu sobre sua mãe, Jane Birkin, e no outono abrirá, por fim, a casa de seu pai, Serge Gainsbourg, como museu. “Não acho que tenha sido casualidade que as duas coisas aconteçam neste ano. No ano, além disso, que voltei à França”, disse no evento realizado em julho. “Para mim foi difícil deixar para trás os seis anos que moramos em Nova York, em que fui muito feliz, e voltar a Paris, a cidade que conheço tão bem com todos os seus fantasmas. Percebi que este ano estava dedicado aos meus pais, que foi uma necessidade”. Charlotte Gainsbourg foi exposta por toda a sua vida. Através de seus pais, de sua arte, o provocador dueto Lemon Incest e o filme posterior Charlotte For Ever protagonizado com seu pai; os filmes que fez com sua mãe. Isso a levou a ser sempre incrivelmente aberta e sincera em entrevistas. Mas com o documentário Jane by Charlotte deu um novo passo de honestidade. É um retrato íntimo de sua mãe, a quem observa de perto com admiração e muito carinho. Mas também é uma exibição dela mesma, da dor pela morte de seu pai e sua irmã, Kate Barry, e da relação com suas filhas. Gainsbourg encontrou definitivamente a paz com seus pais e entende a arte como uma profunda declaração de amor.