Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

domingo, 16 de abril de 2023

Rebelais


Rebelais foi um escritor renascentista morreu em 9 de abril de 1553. Sua pretensão era libertar as pessoas de superstições e tradições fantasiosas da Idade Média. Rabelais acreditava no homem e em suas capacidades e estava saturado de romances de cavalaria,
do espírito escolástico e de um sistema educacional muito preso ao mundo medieval.
Ainda hoje continuamos a usar certos termos nascidos sob sua pena. Você conhece eles.
O que resta do tradutor, religioso e médico que morreu há 470 anos.
O trabalho de um estudioso pantagruélico do Renascimento. Certamente um grande pensador.
Mas Rabelais é também ou tinha uma abundante criatividade verbal. Apaixonado por uma grande liberdade linguística, devemos a ele nada menos que 800 expressões, como "o apetite vem com a comida", "a infelicidade nunca vem sozinha" ou ainda "rir é a essência do homem". Da mesma forma, o escritor está na origem de muitos neologismos, inspirados diretamente em seus personagens e em suas histórias terrenas. Essa é a verdadeira cultura.
Com Rabelais não há só vocabulário... há também citações. Meu favorito: existem dois tipos de homens: os que andam sobre os pés e os que andam sobre a cabeça.

Vamos aproveitar.
Porque suas relações com as mulheres também eram alegres e incompatíveis com a ideologia feminista. Logo conseguirão que ele não seja mais ensinada e que desapareça das bibliotecas...
Gênio da literatura...
Às vezes rindo, leia no terceiro livro o que diz respeito ao anel de Hans Carvel no final do capítulo 28, em outro lugar sério e um dos primeiros a atacar a " igreja com ferocidade e habilidade para evitar o pior para ele.
Essa é a verdadeira cultura.
Sem esquecer este pensamento, sem dúvida o mais poderoso é que devemos a frase: "Ciência sem consciência é só ruína da alma".
Muito divertidas e interessantes estas palavras do divino Rabelais.Gênio da literatura ...
Às vezes um cômico irresistível, exemplo: no terceiro livro que diz respeito ao anel de Hans Carvel no final do capítulo 28, esta passagem inspira La Fontaine, em outro lugar sério e um dos primeiros ataque a igreja com ferocidade e habilidade para evitar o pior...
Gênio da literatura ... Às vezes irresistivelmente cômico.
Mas a calúnia de certos canibais, misantropos, agelastes, tinha sido tão atroz contra mim, que tinha vencido a minha paciência e que eu tinha decidido não escrever mais a um idiota, podemos ler na versão moderna de o Quarto Livro (1552), continuação das Aventuras de Pantagruel. Pouco utilizado, o significado do termo "agelaste" terá, sem dúvida, lhe escapado.
Do grego antigo "agelastos" ("quem não ri"), construído sobre o "-a" privativo e o grego "gelos" que significa "rir", significa uma pessoa que é "refratária ao humor". Empregada pela primeira vez pelo escritor do século XVI, a palavra foi então utilizada por Rabelais, que como Milan Kundera especificaria mais tarde, para nomear aqueles que não tinham senso de humor e que eram tão terríveis contra ele que quase parou de escrever.