Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

terça-feira, 30 de julho de 2024

Insomnia

Se estiver insone. Deite-se e respire profundamente. 
A ruminação ou pensamento ruminativo, é uma cadeia de pensamentos que são repetitivos, de caráter negativo, que se perpétuam por longo tempo.
A imersão completa numa atividade é das coisas mais saudáveis que podes fazer para cortar o ciclo vicioso dos pensamentos ruminantes. Não só os afasta, mas também mantém a tua mente ativa e ocupada. Sejam trabalhos manuais, leitura, música ou aprender algo novo, as opções são intermináveis
Ruminações mentais tomam conta de você e você se vê olhando para o teto. A situação é comum, mas está longe de ser irremediável.
Você se sente exausto, suas pálpebras estão pesadas, todo o seu corpo exige sua cota de sono . No entanto, quando sua cabeça encosta no travesseiro, sua mente é inundada por pensamentos e ruminações perdidas.
Você se lembra daquilo que precisava ser finalizado com urgência, daquele desentendimento com um amigo alguns dias antes, do horário das férias de verão que precisava ser revisto... E por falar nisso, você desligou o forno. O cérebro está perto de ferver. No entanto, se não o cobrirmos rapidamente, o risco é manter um círculo vicioso que causa dificuldades em adormecer e perturbações do sono e do humor que podem levar ao estado depressivo.









Ao tomarmos consciência deste estado de ruminação, o primeiro reflexo é querer encontrar o silêncio mental mais total e afugentar o menor pensamento. No entanto, esta atitude consome muita energia e pouco efeito na chegada, sublinha Linda Amine . “Em julho de 2020, um estudo científico canadense realizado por pesquisadores de psicologia conseguiu estimar que uma pessoa tinha em média 6.200 pensamentos por dia. É impossível bloquear todos eles e muito menos reduzi-los a nada.”

O especialista sugere, em vez disso, inspirar-se na prática meditativa . “Ao considerar esses pensamentos como nuvens, que passam por nós e contra as quais não lutamos, essa postura muda a forma como sentimos essas ruminações e nos ajuda a tender ao desapego, necessário ao sono”, explica.

Trabalhe na imaginação

Para neutralizar a crise de uma criança, geralmente é recomendado desviar sua atenção. Este conselho também se aplica a pessoas que desejam desconectar suas mentes. Em princípio, baseia-se num trabalho de visualização muito fácil de implementar nos bastidores: substituímos o pensamento que nos incomoda por outro que é mais suave para a mente. “Imagine um lugar tranquilo e preencha-o com objetos, cores, sons e cheiros que você realmente gosta”, descreve a psicóloga clínica. Este cenário pode ser pensado antecipadamente, colocado mentalmente ou por escrito, e procurará responder à seguinte questão: qual é a vida que sonho ?
Respire fundo e mentalize, da cabeça aos pés
Mudar o ritmo da respiração diminui a frequência cardíaca e ativa o sistema parassimpático do corpo, o que nos ajuda a reduzir o estresse e, assim, a desconectar. Para estimular esse mecanismo, deite-se e respire profundamente. Visualize cada membro do seu corpo, um após o outro, da cabeça aos pés, imaginando que eles respiram por sua vez. Você também pode variar o exercício atribuindo-lhes uma cor. Adote um ritual
Para ruminar menos à noite, você também deve mostrar antecipação, estabelecendo uma rotina bem antes de dormir que promova a calma e o adormecimento. Este ritual será diferente dependendo dos gostos e desejos de cada um. Pode ser um trabalho de redação , por exemplo. Podemos descarregar nossos pensamentos negativos em um pedaço de papel no final do dia , que dobraremos e jogaremos fora. Por outro lado, quanto mais nos aproximamos da hora de dormir, mais focaremos no positivo, listando cinco coisas pelas quais somos gratos, um acontecimento específico ou um sorriso oferecido por um estranho, por exemplo.
Suar no final do dia também contribui para um melhor equilíbrio mental.
A atividade física, mesmo a mais suave, como a ioga, desencadeia a produção de serotonina, que promove o sono e um melhor controle do estresse.
Para completar esta rotina, recomenda a massagem própria em uma parte do corpo de sua preferência, com um creme ou óleo. Focamos no toque e nas sensações proporcionadas. Se a mente divagar, traga-a de volta à manipulação que ocorre aqui e agora.. E para que os benefícios desta massagem continuem até adormecer, aconselho evitar qualquer estimulação externa antes de dormir, desde sons excessivos ao brilho excessivo ou uso de telas.