Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

terça-feira, 23 de julho de 2024

Luís XIV


Luís XIV: Uma lista interminável e nojenta de todas as suas doenças.
Monarca por direito divino, este não protegeu, porém, Luís XIV, cuja vida foi marcada por inúmeras doenças. Sua saúde estava longe de ser boa, se acreditarmos nos historiadores.
Apesar do apelido de “Rei Sol”, Luís XIV não escapou da doença , muito pelo contrário! Os seus setenta e sete anos de vida foram marcados por numerosos problemas de saúde, precisamente documentados pelos seus médicos que mantiveram um diário para listar estas doenças sintomáticas de uma época em que algumas eram particularmente fatais.
Doenças que atacaram e o preocuparam.
Luís XIV tinha apenas 9 anos quando sofreu sua primeira doença grave: a varíola. Na verdade foi varicela , acredita hoje o historiador Stanis Perez, autor de... A Saúde de Luís XIV: uma bio-história do Rei Sol , entrevistado no Le Point . Com apenas 16 anos, ele começou a sofrer de gonorreia, também chamada de gonorreia: uma infecção sexualmente transmissível que sem dúvida contraiu de Catherine-Henriette Bellier, Baronesa de Beauvais, cujo apelido era "Cateau-la-Borgnesse" por causa de sua enfermidade. . Só que esta IST representa uma ameaça de esterilidade para o rei, colocando assim em perigo os seus descendentes... Isto não vai acontecer.
Aos vinte anos foi-lhe diagnosticado febre tifóide , a sua vida estava em risco. Se sobrevivesse à doença, isso o deixaria com consequências duradouras porque Luís XIV sofreria de terríveis enxaquecas para o resto da vida. Outro efeito colateral, desta vez visível: ele perde quase todo o cabelo, mas salva a cara graças às perucas.
Gangrena mortal
Em 1686, Luís XIV foi submetido à sua primeira operação, então realizada pelo Doutor Charles-François Félix. o objetivo ? Reparar uma fístula anal, uma infecção muito dolorosa que impede a pessoa de sentar, da qual o rei sofre. Mas a operação não é isenta de riscos e, para pegar o jeito, o cirurgião treinará primeiro em cobaias humanas.
Considerava-se que Luís XIV gozava de boa saúde porque tinha a reputação de ser um grande comedor. Mas o seu apetite voraz escondia, na verdade, a presença, no intestino delgado, de uma tênia... Aos 42 anos, ele está quase desdentado: privado de todos os dentes do maxilar superior esquerdo. Os últimos anos de sua vida não lhe deixaram trégua. A partir dos cinquenta anos, sofreu crises de gota, reumatismo e cólica renal. Luís XIV também tinha diabetes , que rapidamente evoluiu para gangrena no pé. As complicações devido à gangrena foram fatais e Luís XIV morreu após vários dias de agonia em 1º de setembro de 1715.