Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

domingo, 28 de janeiro de 2024

You love your mind

Você ama sua mente...
Para muitas pessoas, a resposta é “não” ou “não o tempo todo”. Eles ou elas muitas vezes, se sentem presos em suas emoções e seus pensamentos à mercê de uma multidão de convidados indesejados, o medo que percorre a mente à vontade, a depressão sombria que se instala e se recusa a sair, a raiva que sopra pelos circuitos e inflama em tumulto.


Culturas antigas já há muito tempo reconheciam a natureza inquieta e pouco confiável da mente. Na Índia, a metáfora mais comum para a mente é o elefante selvagem, e no budismo, a mente é comparada a um macaco espiando através dos cinco sentidos. Macacos são notoriamente impulsivos, capazes de fazer qualquer coisa sem aviso prévio. Para lidar com as travessuras frustrantes da mente do macaco, a grande maioria das pessoas tenta domá-la mas esse método nunca funciona. A mente só se torna mais selvagem quando nós tentamos 
controlá-la e confiná-la,
esta  uma solução natural ou contraintuitiva, para experimentar paz e calma, é que temos que libertar a mente. Quando tudo flui e a mente é livre, se acomoda e se torna um canal para a paz. Em liberdade, nossos pensamentos e impulsos fluem em harmonia com o que é certo e melhor para cada um de nós.
Como, então, você pode libertar sua mente... O primeiro passo é entender que sua mente se aprisiona ao inventar uma história elaborada sobre quem você é e no que acredita, e então defende ferozmente essa história. Observando essa tendência humana, o filósofo Jean Jacques Rousseau escreveu: “O homem nasce livre, mas em toda parte ele está "acorrentado", talvez melhor seria dizer que está "aprisionado”. A história mais comum que a mente conta é que você é seu ego, um “eu” fixo que está separado do resto do mundo. Se você acredita nessa história, ela o mantém em cativeiro. O ego é limitado, sujeito ao medo e consumido pela ideia de que precisa saber o que vai acontecer para se sentir seguro.
A ansiedade é fruto da imprevisibilidade, da antecipação desastrada.
A verdade é que não sabemos o que vai acontecer. Sentir-se realmente seguro, em paz e contente vem de experimentar seu verdadeiro eu, que é espírito puro, sem limites no tempo e no espaço. Quando você sabe que o verdadeiro "eu"você não está dentro de sua cabeça, você foi libertado, como a própria consciência. Abraçar a sabedoria da incerteza não apenas o liberta da ilusão de controle do ego, mas também, o coloca bem no meio fluxo dos pensar e do fluxo alegre da criatividade cósmica.
A vida pensada, refletida é mais interessante.
A meditação é uma das práticas mais poderosas para despertar para o seu verdadeiro "eu"  para a paz que existe dentro de você. Na meditação, você vai além da conversa barulhenta e do caos da mente para a quietude interior e a consciência expandida. Você começa a ver que não é seus pensamentos, emoções e as histórias que conta a si mesmo. À medida que você experimenta esse silêncio regularmente, sua mente começa a mudar. 
Em vez de ser dominado pelo medo, culpa e outras formas de dor interior, é dominado por um estado calmo e estável. E deste estado floresce uma sensação de bem-estar e uma sensação de que você está seguro. Se você permanecer no caminho e continuar, persistir, experimentando o silêncio interior, a paz surgirá e então a alegria e a felicidade.
Aquiete-se, acalme 
sua mente, encontre
pequenos momentos de 
calma e de prazer com o
relaxamento e pause com sua vida. Não antecipe 
preocupações gerando angústias e ansiedades.
Não viva sob barulhos
desagradáveis, que acabam atordoando deus momentos de paz.
"A Magia do Silêncio,
é  antes de tudo, a busca da calma interior para, a partir daí, alcançar a paz e a tranquilidade com silêncio no dia a dia.
Sei que é difícil no mundo de ruidos muitas vezes constantes nas cidades, no cotidiano.
A compreensão de tudo 
que nos cerca, pelo Silêncio é saudável, faz bem, faz você tirar proveito das coisas  mais simples dos momentos que vive, estes são o que importam.


Está é uma abordagem mais leve..de como conduzir a vida.
Esta é a vida de quem leva a vida em uma floresta próxima, cercado por árvores, pássaros, lagos cachoeira e animais.
Cresce no mundo a procura por técnicas de combate ao estresse em que pessoas buscam ensinamentos ou técnicas de alívio a toda agitação 
e o stress  causado pela agitação da cidade grande, pelo noticiário e pela falta de sentido na vida. Admiro a filosofia entranhada no budismo que visa sentir-se bem e  bem-estar.
E veja que não se fala em estar feliz no budismo este é um valor apregoado no capitalismo de consumo..e coaching.
É uma arte de conquistar o silêncio que estaria muito próxima a arte de meditar ou seja, adquirir 
ferramentas para o controle da mente e aquietar-se
Pode parecer besteira, mas, com a enxurrada de informações da vida moderna, é muito fácil ter sua atenção 
sequestrada por barulhos de todo tipo, gadgets ou propagandas, 
músicas e televisores ligados a sua volta, até Facebook e Instagram,
todos na busca desenfreadas de curtidas e o pior sem você se dar conta disso, tanto em casa quanto em uma simples caminhada pela rua.
Mas, assim como é quase impossível conseguir esvaziar  a mente para meditar. O silêncio total também não pode ser atingido.
O que se faz é tentar reconduzir ao controle da própria vida, tentar passar um pouco da calma e da serenidade, experimentar ao viver com alguma proximidade aos que vivem em monastérios no Oriente..Tibet e Nepal etc.
São práticas simples, como fazer pequenas pausas visuais ao longo do dia e tirar proveito de uma simples caminhada ao trabalho para descansar e distrair sua mente.
Uma delas pede que  a gente, sentado e em silêncio, tente sentir suas emoções sem tentar controlá-las.
Esse ato de aceitação
total do mundo interior
é o primeiro passo.
Está é minha posição onde nada é permanente..tudo é passageiro. O mundo e uma☯️roda que muitas vezes esmaga ou tritura sonhos, a medida que avança, é implacável este movimento. 
Nada é para sempre, 
tudo está em constante 
transformação e não adianta lutar contra isso.
Um dia tudo acaba..