Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

domingo, 26 de novembro de 2023

Web and I

Essa insanidade chamada Web, faz com que sem percebamos é isso, de forma silenciosa e invisível penetra em nossa mente, ela entra por nossos olhos, modula nosso comportamento, o nosso modo de ver o mundo, é como um adestramento, ficamos seres amestrados por gente, que visa somente o lucro e o poder, que são os poucos magnatas que hoje...X,  Google.. Meta... etc, eles comandam a internet e, assim comandam nossas vidas..nosso "eu". A ideia de uma sociedade de indivíduos é ingênua.
Mas não devemos nos isolar. Ainda temos que defender o individualismo em uma cultura que coloca o sujeito acima de tudo. Sobre a ideia de uma sociedade composta inteiramente por indivíduos.
Era sobre o assunto, que
tem sido objeto de desconstrução e crítica filosófica por décadas, daí a pergunta, o que fazemos com o assunto agora. Seja a psicanálise, o estruturalismo ou a sociologia, todas essas disciplinas exigiam não mais falar ingenuamente do "eu", abandonando a crença na autoridade do sujeito falante, agente, dependente de seu ambiente econômico, de processos psicológicos inconscientes e precoces. Então, por um lado, temos uma filosofia que questiona o assunto há muito tempo. E por outro lado, uma cultura que reforça constante e obsessivamente o assunto, em que nos dizem o que precisamos mudar porque só nós podemos ser responsáveis ​​pela nossa felicidade. 
Uma sociedade para a qual o sujeito é tudo.