Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 23 de dezembro de 2023

Oh my God

Adoraria acreditar que quando eu morrer voltarei a viver, que algum pensar, sentir, lembrar parte de mim continuará. Mas por mais que queira acreditar nisso, e apesar das antigas e mundiais tradições culturais que afirmam uma vida após a morte, nada sei que sugira que seja mais do que um pensamento desejoso. Quero envelhecer muito com a minha esposa, Annie, que eu amo muito. Quero ver os meus filhos mais novos crescerem e desempenharem um papel no seu caráter e desenvolvimento intelectual. Quero conhecer netos ainda não concebidos.
Há problemas científicos cujos resultados eu anseio testemunhar - como a exploração de muitos dos mundos no nosso Sistema Solar e a busca por vida noutro lugar. Quero aprender como as principais tendências da história humana, esperançosas e preocupantes, se resolvem: os perigos e promessas da nossa tecnologia, digamos; a emancipação das mulheres; a crescente ascendência política, económica e tecnológica da China; o voo interestelar. Se houvesse vida após a morte, eu poderia, não importa quando eu morrer, satisfazer a maioria destas profundas curiosidades e anseios.
Mas se a morte não é mais do que um sono sem fim de sonhos, esta é uma esperança desamparada. Talvez esta perspectiva me tenha dado um pouco de motivação extra para me manter vivo. O mundo é tão requintado, com tanto amor e profundidade moral, que não há razão para nos iludirmos com histórias bonitas para as quais há poucas provas boas. Bem melhor, parece-me, na nossa vulnerabilidade, é olhar a Morte nos olhos e agradecer todos os dias pela breve mas magnífica oportunidade que a vida proporciona. Carl Sagan, 10 de Março de 1996. Nove meses antes da sua morte, há  quase 30 anos.