Uma pesquisa, recente envolvendo mais de 200.000 pessoas na Escócia descobriu que um aumento na exposição ao dióxido de nitrogênio, em particular, estava associado a um maior número de pessoas com distúrbios de comportamento e doenças mentais. Pesquisas publicadas sobre os efeitos na saúde da exposição prolongada à poluição do ar ambiente tendem a enfatizar mortes em vez de internações hospitalares e problemas de saúde física em vez de mental, disseram os pesquisadores. Um estudo descobriu que a poluição do ar estava associada ao aumento dos riscos de internação hospitalar por problemas de saúde mental e também por doenças físicas.Um professor de saúde mental pública e estatística no King's College London que não estava envolvido no estudo, disse que os dados de “grande escala” foram analisados e forneceram mais evidências sobre a ligação entre poluição do ar e saúde mental.
Lugares que pessoas que passam a infância em áreas com altos níveis de poluição do ar podem ter maior probabilidade de desenvolver transtornos mentais mais tarde.
Mas um estudo realizado por pesquisadores nos EUA e na Dinamarca sugeriu uma ligação entre a poluição do ar e um risco aumentado de problemas de saúde mental, como o transtorno bipolar, esquizofrenia e transtornos de personalidade.