Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

1892

Quem é o homem da capa do álbum Led Zeppelin IV.
Foi desvendado um dos maiores e enigmas do ocidente: o sujeito que aparece na capa do álbum Led Zeppelin IV.
A foto, do final da era vitoriana foi descoberta por acaso por um rapaz chamado Brian Edwards, numa pesquisa acadêmica no museu Wiltshire, em Devizes,  Inglaterra. 
O nome da misteriosa figura na capa do disco é  de um indivíduo de Wiltshire, de nome Lot Long. O fotógrafo chama-se Ernest Farmer, cuja obra está sendo exposta no citado museu. Até então supunha-se que fosse uma pintura, mas na verdade é uma velha foto colorida artificialmente.
Um historiador, depois de 52 anos do lançamento do disco descobriu.
A conhecida imagem de uma figura idosa e barbuda, que carrega um feixe de madeira nas costas, foi comprada por Robert Plant em uma loja inglesa de antiguidades enquanto o álbum estava em produção. A fotografia foi colorida e pendurada na parede de um prédio parcialmente demolido para a sessão de arte de capa. Brian Edwards, pesquisador da University of the West of England, descobriu recentemente outra impressão da mesma imagem enquanto estudava a história de Wiltshire, um condado rural da Inglaterra. Análises da caligrafia contida na cópia levaram à conclusão de que a foto foi tirada em 1892 pelo professor de fotografia Ernest Howard Farmer.
O profissional havia escrito a legenda “A Wiltshire thatcher”, o que ajudou o Museu Wiltshire a descobrir  o indivíduo da imagem, Lot Long, um trabalhador rural de Mere que teria falecido, aos 70 anos, um ano após ter sido fotografado.
O Led Zeppelin criou a trilha sonora que me acompanha desde a minha adolescência. Eu realmente espero que a descoberta desta fotografia vitoriana agrade e divirta Robert, Jimmy e John Paul”, disse Edwards.
A foto fará parte de uma exposição intitulada “The Wiltshire Thatcher: A Photographic Journey Through Victorian Wessex”, que será iniciada em 2024 para mostrar como tema de contrastes rurais e urbanos se tornaram foco de um dos capítulos mais importantes da história do rock. Capa do disco
lançado há exatos 52 anos, em 8 de novembro de 1971, o álbum “Led Zeppelin IV” vendeu mais de 37 milhões de cópias em todo o mundo, e inclui uma das músicas mais populares do Led Zeppelin, Stairway to Heaven.