Hemingway sempre foi muito influenciado por Mark Twain..um dos grandes da Literatura Americana. Nada tão bom foi escrito desde então nem será.
Diz ele, comecei a ler livros lá em Paris principalmente autores franceses e italianos (Stendhal, Baudelaire, Verlaine, Camus, etc). Dá para sentir que há algo magnífico no ar em Parisn para as pessoas que lêem livros e não tenho a certeza do que é. Pequenas lojas de bibliotecas em todas as esquinas, pessoas a colocar e a ler livros em parques, cheiram a baguetes, perfume de mulheres, toda a gente anda de bicicleta,... Pura magia.
Mas Paris mudou tudo isso. Pela primeira ele leu os russos. Turgenev Dostoievsky, leu o francês, Stendhal Flaubert. Em Paris, ele leu James Joyce e T.S. Eliot, a sua leitura mudou Pela primeira vez, ele viu diferença entre slick e mestre artesanato. Aos dezesseis autores Kipling White são da sua influência permaneceu ele para sempre, mas em Paris eram nem a competição os modelos para 1922. Paris, escrever era novo jogo com a Esquerda. Hemingway precisava de tempo para absorver que correspondia a educação universitária.
Resume a juventude a magia Paris. Sim, jovens disse, depois de ficar em Paris, nunca mais pode ser
Photo: Hemingway por volta dos 25 ou 30 anos.