Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Broken China by Richard Wright

Melancolia não significa necessariamente tristeza, mas pode ser tranquilidade, disse Rick Wright
Em 1996, Richard Wright promovia o lançamento do seu segundo álbum em carreira solo, Broken China. Em entrevista o tecladista do Pink Floyd sobre o disco e explicou como a melancolia afeta sua música.
Quando estávamos gravando The Division Bell (1994), minha esposa estava sofrendo de depressão, contou Wright. Pensamos que nossa relação havia acabado, porque ela estava muito triste, e culpava nosso relacionamento. E eu perguntava: 'Por quê? Não há nada de errado.
Rick continua: Um músico pode apenas expressar o que ele sente. Claro que não quero escrever músicas para as pessoas se deprimirem, mas a melancolia é uma emoção interessante: ela não significa necessariamente tristeza, mas pode ser tranquilidade. E eu acho que tenho uma tendência para escrever músicas melancólicas.
Nesse sentido", concluiu Wright, "o que aconteceu com ela foram sentimentos que eu achei que eram fáceis de expressar através da música. Eu tinha algo para dizer no álbum Broken China (1996), que era sobre os meus sentimentos, quando vi minha esposa sofrendo de depressão. Tudo isso me afetou profundamente.
Em 1996 Rick Wright lançou seu terceiro álbum, Broken China, gravada no estúdio da sua casa na França. Ele mesmo produziu o disco, junto com Anthony Moore, que também escreveu as letras. Foi mixado por James Guthrie. Participam deste álbum os guitarristas Tim Renwick, Dominic Miller e Steve Bolton, o baterista Manu Katche e o baixista Pino Palladino. E mais, Sinead O'Connor canta em duas faixas - "Reaching for the Rail" e "Breakthrough".
Apesar do papel coadjuvante, é quase consenso entre antigos fãs que os teclados e voz de Richard Wright apresentavam-se como elemento fundamental para a constituição do som do Pink Floyd.
Morreu em sua casa em Londres, em 15 de setembro de 2008, a informação foi revelada por um porta-voz do grupo, e em seguida, divulgada expressamente no website da banda. Wright estava com 65 anos e sofria de câncer.
morte de Richard acabou com as possíveis esperanças de o Pink Floyd retornar. No entanto, em 5 de julho de 2014, Polly Samson, esposa de David Gilmour, afirmou em sua conta no Twitter que o Pink Floyd estava lançando um novo álbum em outubro chamado The Endless River, menção ao penúltimo verso da música "High Hopes" (do álbum The Division Bell), e que esse novo álbum teria a "canção do cisne" de Rick, uma expressão usada para descrever o esforço final para um ato magnifico que precede a morte de alguém.