Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 19 de outubro de 2024

Omega 3

O que pode pode agir
contra depressão...
sempre é bom saber
Junto a espanhóis...
um cardápio mediterrâneo
tem efeito protetor no cérebro..
e tb um menor risco cerca de 30% menor de desenvolver o distúrbio associado redução de risco para doenças cardiovasculares.
A dieta mediterrânea mostrou efeito protetor contra a depressão segundo"Archives of General Psychiatry", um dos periódicos da Associação Médica Americana
Há nove itens:
-maior ingestão de gorduras monoinsaturadas em comparação às saturadas,
-consumo moderado de álcool
-laticínios,
-baixa ingestão de carne vermelha
- alto consumo de legumes,
-frutas,
-oleaginosas (como nozes e castanhas),
-cereais
- peixes.
Os que seguiram a dieta apresentaram risco 30% menor de desenvolver depressão.
Para se chegar aos resultados, foram ajustados outros fatores influenciáveis, como estilo de vida, estado civil, doenças crônicas e uso de antidepressivos.
"Algumas variáveis, como os que não desenvolveram depressão serem mentalmente mais saudáveis e mais propensos a aderir a uma dieta mais saudável, não foram medidas.
Sabe-se que populações que consomem altas quantidades de peixes apresentam menores índices de depressão.
Uma das explicações é que o ácido graxo ômega 3 (presente em peixes de água fria, como o salmão) influencia na estrutura do sistema nervoso central e no transporte de neurotransmissores.
Os ácidos graxos ajudam na formação da membrana celular, tornando-a mais fluida.
A fluidez das membranas dos neurônios contribui para uma melhor plasticidade cerebral (capacidade de os neurônios se comunicarem), fator importante para o equilíbrio emocional do paciente.
Quando há empobrecimento da comunicação, há prejuízos na memória, fluência verbal, criatividade e iniciativa, que são sintomas da depressão, fazendo a pessoa se tornar mais vulnerável à doença, afirma um estudioso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Vitaminas
A dieta mediterrânea também oferece bons teores de folato e vitamina B12 (presentes em vegetais, peixes e ovos), nutrientes que participam como cofatores na sintetização de serotonina no cérebro, neurotransmissor relacionado às alterações no humor.
Caber ressaltar que a suplementação em pacientes que têm depressão e não apresentam melhora com medicamentos.
É um dos mecanismos para explicar a associação entre questões nutricionais e depressão. Na prática, já oferecemos suplementos, principalmente para idosos que podem ter uma diminuição na absorção desses nutrientes e podem ser mais vulneráveis à depressão.